SORRINDO PRA VIDA - 16/10/2015

Quais são os nossos ideais?

Padre João Marcos Polak, no programa “Sorrindo pra Vida”, medita sobre os ideias que temos buscado e nos questiona: “Nossos ideais têm nos levado para Deus?”.

Nesta sexta-feira, 16, padre João Marcos, orientado pelo Salmo 42, reflete sobre o legado que deixaremos para nossa família e nos diz que nosso ideal é o Senhor. “Não paremos nas dificuldades, mas que nossa alma busque ansiosamente estar na presença de Deus”.

Confira transcrição e áudio do programa de hoje:


.: Para adquirir esta edição e outras do programa “Sorrindo pra Vida”, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais: bit.ly/smsvida

A Palavra meditada hoje está no Salmo 42,1-12:
“Como a corça deseja as águas correntes, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando hei de ir ver a face de Deus? As lágrimas são meu pão dia e noite, enquanto me repetem o dia inteiro: ‘Onde está teu Deus?’ Disto me lembro e meu coração se aflige: quando eu passava junto à tenda admirável, rumo à casa de Deus, entre cantos de alegria e de louvor de uma multidão em festa. Por que estás triste, minh’alma? por que gemes dentro de mim? Espera em Deus, ainda poderei louvá-lo, a ele, que é a salvação do meu rosto e meu Deus. Em mim se abate a minha alma; por isso de ti me recordo na terra do Jordão e do Hermon, no monte Misar. Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas cascatas; as tuas vagas e ondas todas passaram sobre mim. De dia o Senhor me dá sua graça, de noite elevo a ele meu canto, minha prece ao Deus da minha vida. Digo a Deus, minha defesa: ‘Por que me esqueceste? Por que ando triste, oprimido pelo inimigo?’ Pelo insulto dos meus adversários estão quebrados meus ossos; enquanto me repetem o dia inteiro: ‘Onde está teu Deus?’ Por que estás triste, minha alma? por que gemes dentro de mim? Espera em Deus, ainda poderei louvá-lo, a ele, que é a salvação do meu rosto, o meu Deus.” 

Padre Joao Marcos_Sorrindo pra Vida

Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Qual legado deixaremos para nossa família? Nosso legado está diretamente relacionado a nossa missão. Queremos ser reconhecidos como homens inteiramente de Deus ou superficialmente do Pai?

O homem vale o que vale seu ideal. Ideais pequenos geram homens mesquinhos. Ideais grandes fazem homens santos. Pode ser que estejamos sozinhos na busca ao Senhor, mas nem por isso devemos deixar de buscá-Lo. Que Deus seja nosso maior ideal!

Quantas almas insatisfeitas, amargas e desanimadas! Quantas almas sonhadoras, que vivem de utopias, ilusões e não correspondem ao chamado de viver uma experiência com o Deus Vivo. Tantas almas acomodadas, cuja musculatura da alma não se alonga nem se estica, mas fica paralisada. Algumas mesquinhas, pois se contentam com o pouco e não se dispõem para o novo, para o grande. São almas que não abrem seu coração para a experiência concreta de amor com o Senhor.

Dilatar o coração para os grandes ideais exige de nós desprendimento, renúncia de nós mesmos e sacrifícios diários. O encontro pessoal com Cristo serve primeiramente como impulso, porém todos os dias precisamos ir ao encontro do Senhor, não nos acomodando, mas sim buscando-O intensamente.

Temos sede da presença do Senhor ou nos contentamos com a mediocridade de nosso confinamento e comodismo, com nossos desânimos, ilusões e tantos outros sentimentos? Que Deus nos dê a graça de, assim como a corça que deseja as águas correntes, nossa alma ansiar pela presença do Deus Vivo.

Louvemos a Deus independente das tribulações que estamos vivendo. Não paremos nos sofrimentos, mas recomecemos e busquemos incansavelmente estar junto do Senhor.

Padre João Marcos Polak
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e Adaptação: Ariele Silva

contribuicaocn1