SORRINDO PRA VIDA - 15/10/2015

Como temos construído o homem novo em nós?

Padre João Marcos Polak, no programa “Sorrindo pra Vida”, medita sobre a construção do homem novo dentro de nosso coração

Nesta quinta-feira, 15, padre João Marcos medita sobre a construção de nossa caminhada com Deus. O sacerdote nos convida à reflexão do homem velho e o homem novo que habita em nós, afirmando que vence aquele que mais alimentamos.

Confira transcrição e áudio do programa de hoje:

.: Para adquirir esta edição e outras do programa “Sorrindo pra Vida”, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais: bit.ly/smsvida

A Palavra meditada hoje está em Efésios 4,17-24:

“Eu vos digo, pois, e vos conjuro no Senhor, que não vos comporteis mais como se comportam os pagãos, por sua mentalidade fútil. Eles têm a inteligência obscurecida e são alheios à vida de Deus, por causa da ignorância produzida neles pela dureza de seus corações. Com sua consciência embotada, entregaram-se à devassidão, praticando avidamente toda sorte de impureza. Quanto a vós, não foi assim que o Cristo vos foi ensinado, se é que ouvistes falar dele e nele fostes instruídos, conforme a verdade que há nele – em Jesus. Precisais deixar a vossa antiga maneira de viver e despojar-vos do homem velho, que vai se corrompendo ao sabor das paixões enganadoras. Precisais renovar-vos, pela transformação espiritual de vossa mente, e vestir-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, na verdadeira justiça e santidade”. 

Padre Joao Marcos_Sorrindo pra Vida

“Quando o homem novo cresce em nós, o homem velho diminui”, afirma padre João Marcos – Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Fazer um encontro pessoal com Cristo não mata o homem velho que habita em nós, por isso temos de estar vigilantes todos os momentos. Uma vez alvejados no Sangue do Cordeiro, continuemos nossa vida em oração, para que não caiamos em tentação.

Pode ser que, com o tempo, aquele fervor do início da caminhada vá se enfraquecendo em nós. Nesse momento, é hora de nos colocarmos em oração, para que a chama seja reaquecida em nossos corações.

Configuremos nossa vida em Cristo. Quando o homem novo cresce em nós, o homem velho diminui. Por que muitas pessoas desistem da caminhada com Deus? Porque não sabem lidar com o homem velho e novo dentro de si, caem e não têm a coragem para recomeçar. Se cairmos, retomemos nossa caminhada em Deus.

Todos os dias somos tentados pelo inimigo de Deus. Mas quais caminhos estamos construindo? Alimentamos o homem velho ou o homem novo? Os desejos e vontades permanecem em nós, porém se alimentamos o que é velho, cairemos em pecado.

Como temos construído o homem novo dentro de nós? Como temos vivido como cristãos? Muitos estão na Igreja, mas não refreiam sua língua. Falam mal do irmão, fazem fofoca, murmuram, reclamam, e assim permitem que o homem velho seja alimentado dentro de seu coração.

Para reconstruir o homem novo, coloquemos Deus em primeiro lugar e tenhamos uma vida disciplinada de oração. Trilharemos o caminho de santidade a partir do momento que nos decidirmos ser de Deus.

Cantar uma canção nova diariamente é difícil, mas é preciso, pois assim seremos inteiramente do Senhor. A experiência diária com o Espírito Santo e a Palavra de Deus edificam em nós o homem novo.

Santa Teresa D’Avila, doutora da Igreja, com três frases nos ensina muito sobre nosso caminho com Deus. Que possamos gravar essas palavras em nosso coração e trilharmos nosso caminho de santidade:

“Fixemos os olhos no crucificado e tudo se tornará insignificante”, coloquemos nossos olhos em Cristo, assim o homem velho em nós não terá forças para nos vencer.

“O demônio tem medo de almas determinadas”, mesmo sem vontade de rezar, coloquemo-nos em oração. Sejamos disciplinados, assim o inimigo não nos vencerá.

“Na guerra, o soldado não tem como voltar para a casa, ou ele ganha a batalha ou morre”, nossa batalha contra o mal é diária, temos de lutar todos os dias para alcançar a vitória.

É tempo de recomeçarmos nossa caminhada em Deus. Hoje é o dia de retomarmos a vida de oração.

Padre João Marcos Polak
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

 Transcrição e Adaptação: Ariele Silva

contribuicaocn1