Sorrindo pra vida - 11/04/2013

Promova a paz!

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 11 de abril de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Romanos 14,17-23.

“É preciso cuidado para não roubar a alegria das pessoas, cometer injustiças e não promover a paz”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Demos graças a essa Palavra, pois nos mostra que o Reino de Deus não se limita a comer e beber, a dormir, vestir e sobreviver. Deus nos chamou para ter vida em abundância, o Seu Reino vai além dessas necessidades básicas que Ele mesmo sabe que precisamos.

Não precisamos nos preocupar com essas coisas, porque o Senhor conhece as nossas necessidades. A força d’Ele vai além, pois é justiça, paz e alegria no Espírito Santo. De que adianta ter a mesa cheia e o coração vazio?

O Reino do Senhor é paz e alegria no Espírito Santo. Essa paz Ele nos dá antes e durante as dificuldades, pois, mesmo sofrendo, nosso coração espera em Deus. Depois que a tribulação passa, essa paz é ainda maior.

A Palavra diz que quem serve a Deus, com o coração desejoso de viver na paz, na justiça e na alegria, agrada a Ele e é estimado pelos homens. Se você quer ser querido, seja justo, bom, alegre e promova a paz.

“Portanto, busquemos sempre as coisas que trazem paz e edificação mútua. Não destrua a obra de Deus por uma questão de comida! Todas as coisas são puras, mas é mau para um homem comer provocando escândalo. É melhor não comer carne nem beber vinho ou qualquer outra coisa, quando isso é ocasião de tropeço, escândalo e queda para o irmão.”

Você comer algo ou tomar um copo de vinho ou cerveja não tem problema nenhum, desde que você não seja um alcoólatra ou coma descompensadamente sem pensar no outro. Mas se essas atitudes fazem mal para você ou para quem está à sua volta, não o faça. Mesmo sabendo que não tem problema, não escandalize seu irmão.

“Guarde para você, diante de Deus, a convicção que você tem. Feliz aquele que não condena a si mesmo na decisão que toma. Mas quem duvida e, assim mesmo, toma o alimento é condenado, pois seu comportamento não provém de uma convicção. E tudo o que não provém de uma convicção é pecado.”

Feliz a pessoa que faz o que quer fazer e não se condena com sua atitude, porque não escandalizou quem estava perto. Aquele, porém, que faz as coisas com dúvidas, é condenado, porque sua ação não procede da convicção. Não é questão de comida ou bebida, mas tudo que nós fazemos sem fé nos leva ao pecado.

A Palavra de Deus quer nos mostrar que temos de ser compreensivos e pacientes com o nosso irmão e buscar sempre aquilo que traz paz. A nossa fé precisa nos deixar em paz e fazer os outros ficarem em paz. Temos de buscar convicções que nos façam bondosos, pacíficos e alegres.

Nesse campo, é preciso ter muito cuidado com o mau exemplo, não só na comida e na bebida, mas com outras tentações como o falar e o escutar. A nossa convicção, em Jesus, tem de ser a de promover o bem a começar pelo que falamos.

Por isso, não dê atenção às pessoas que falam mal de outras. Suma com essas palavras, não deixe o mal passar adiante. Deixe de lado aquilo que você não tem certeza se é bom e justo. Promova a paz. Se você faz algo com dúvidas, a Palavra diz que é pecado. Tudo que você faz sem fé é pecado.

Em relação às palavras, se você quer se sentir em paz, alegre e ser bondoso, filtre o que sai da sua boca, pense antes de falar e você verá que o Espírito Santo vai recompensá-lo.

É preciso cuidado para não roubar a alegria das pessoas, cometer injustiças e não promover a paz. Para não cometermos injustiça, devemos ouvir e compreender as pessoas. Uma atenção cheia de respeito e amor é o maior presente que podemos dar a alguém. Dar atenção é dar amor, é fazer a pessoa sentir-se importante.

Quem não ama, passa. Quem ama, permanece. É isso que a Palavra quer nos mostrar quando nos manda refletir sobre o fato de não pararmos nas coisas supérfluas nem brigar por bebida, comida ou ideias. A presença de Deus não é comida, nem bebida. Onde ela se faz presente tem alegria, paz e justiça. Onde o Senhor reina, o amor acontece; e quem vive assim, agrada ao Senhor e ganha o carinho das pessoas.

Busque, no dia de hoje, assumir o compromisso de fazer tudo o que contribui para a paz. “Por causa do alimento, não destrua o que Deus faz na vida da pessoa, porque é errado causar escândalo.”

“Não queremos caminhar na dúvida, mas sim na fé que nos leva a experimentar a paz. Dá-nos a graça, Senhor, de compreender, com profundidade, o que a Palavra nos revela, de sermos compreensivos e generosos com as pessoas, de sermos firmes na busca pela paz. Coloca-nos no caminho da justiça, da verdade e do amor.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.