Sorrindo pra vida - 23/04/2013

Proclame o Cristo Ressuscitado

Mensagem do padre Arlon, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 23 de abril de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 20,1-18.

“Acenda a sua vela da fé e a leve para aqueles que precisam”, orienta padre Arlon.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Meditando sobre a Palavra de hoje, vejo que, neste tempo Pascal, nós corremos o risco de esquecer o que vivemos há alguns dias, o maior acontecimento da nossa fé, que é contemplar o túmulo vazio.

Não podemos nos esquecer desse fato que é o ponto central da nossa fé, o marco que dividiu a história da humanidade e mudou o mundo. O Senhor está Ressuscitado!

Maria Madalena foi ao túmulo de madrugada e, quando viu que ele estava vazio, foi logo chamar Pedro e o discípulo que o Senhor mais amava. João era esse discípulo, ele falava dessa forma, porque se sentia amado e querido pelo Senhor.

Então, Pedro e João saem correndo. João chega primeiro, mas espera Pedro, que entra e vê os panos de linho no chão. Pedro entra em seguida e assim que vê, crê.

Os discípulos voltaram para casa e, enquanto isso, Maria Madalena ficou do lado de fora do túmulo chorando. O mais curioso, nessa história, é perceber que Jesus esperou os discípulos irem embora para aparecer à Maria Madalena e a chamá-la pelo nome.

Hoje, Jesus o chama pelo nome, do mesmo jeito que chamou Maria. Reconheça o Senhor por essa voz suave. Mas a dúvida ainda existe: por que Jesus não apareceu para os discípulos e foi aparecer primeiro para Maria Madalena? O Senhor apareceu primeiro a quem foi fiel até o fim no sofrimento, às mulheres. Foram elas que permaneceram com Ele até o fim em toda Sexta-feira Santa.

Se você é fiel, permaneça com o Senhor nos momentos mais difíceis da sua vida, não desista e não negue Seu nome, pois Ele também é fiel. Você pode até dizer: “João também estava aos pés da cruz do Senhor”, mas diz a tradição que ele só aguentou ficar ali, porque foi consolado por Nossa Senhora.

Como é bonito ver que Maria Madalena, ao escutar seu nome, reconheceu Jesus e se alegrou novamente! Depois disso, Jesus lhe disse: “Não me segure, porque ainda não voltei para o Pai, mas vá dizer aos meus irmãos: ‘Subo para junto do meu Pai, que é Pai de vocês, do meu Deus, que é o Deus de vocês’.” Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Eu vi o Senhor”.

O que vivemos, no Evangelho de hoje, também vivemos na vigília pascal, onde o Sírio foi aceso pelo fogo do Espírito Santo e está aceso até hoje, porque o Senhor continua ressuscitado.

O que Maria Madalena viveu é o que nós vivemos. Ela foi ao túmulo com a sua vela apagada pela dor e a tristeza de ter perdido o seu Senhor. Mas ela acende sua vela apagada no Sírio que é Jesus ressuscitado e com alegria ela sai com sua vela acesa dizendo: “Eu vi o Senhor”, e acende as velas de todos os discípulos.

Esse é o nosso papel, acender a nossa vela no Cristo ressuscitado para, depois, a levarmos para acender a vela daqueles que amamos e que estão sofrendo. Temos de incendiar o coração das pessoas que nós amamos.

Quem da sua casa está com a vela apagada? Talvez seja você. Talvez a depressão, os problemas do casamento, a enfermidade tenham apagado a sua luz. Pode ser que você não tenha forças para acendê-la novamente, mas Jesus está lhe pedindo: acenda a sua vela da fé e a leve para aqueles que precisam.

Maria Madalena viveu um encontro pessoal com Jesus e sua tristeza se transformou em alegria. Que, em nome de Jesus, você também possa ter esse encontro com o Cristo ressuscitado para acender novamente a sua vela.

Que você seja curado, em nome de Jesus, de toda enfermidade, medo e tristeza que fizeram sua luz se apagar. Saia feliz e alegre para proclamar esse encontro.

O Senhor morreu para salvá-lo. O que você tem feito como cristão para pregar o Seu Evangelho? Você está sendo chamado, nesse momento, a segurar a sua vela da fé, acesa, para contagiar as pessoas com o Evangelho de Deus. Evangelizar é fazer a experiência com Cristo ressuscitado e, alegre, levar essa experiência a todos.

Que toda tristeza saia, em nome de Jesus, para que você levante feliz e alegre, a fim de proclamar que o Senhor vive. Hoje é o seu dia de ser Maria Madalena, discípulo e apóstolo, para reanimar a fé das pessoas que você ama.

Que, em nome do Senhor, nós sejamos tocados pelo fogo do Espírito Santo para vivermos a mesma experiência de Maria Madalena. Que a bênção do Deus Todo-Poderoso inflame nossos corações e acenda as nossas velas para dar-nos a alegria de sairmos como Maria Madalena proclamando a Ressurreição de Jesus.

Padre Arlon

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.