Sorrindo pra vida - 18/04/2013

Proclame a Palavra de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 18 de abril de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em II Timóteo 4,1-5.

“Quando evangelizamos e falamos de Deus para as pessoas, Ele age”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Bendito seja Deus por essa Palavra! Num primeiro momento, nós podemos pensar que ela é direcionada a quem trabalha com a evangelização, como padres, consagrados e missionários. Mas ela é, na verdade, direcionada a todos nós, porque somos evangelizadores em consequência do nosso batismo.

No sacramento do batismo, nós recebemos uma graça, uma unção. É o poder de sermos profetas, sacerdotes e reis para reinarmos com Cristo acima de todo mal. O Senhor também nos fez sacerdotes, a fim de que possamos semear a Palavra dentro de nossas casas. Ser sacerdote é oferecer a Deus súplicas e oferendas em favor dos outros.

O Senhor também fez de nós um profeta. Ele nos deu a força evangelizadora da Palavra, e, quando a levamos para as pessoas e alguém acredita nela, recebemos a presença viva de Deus. Quando evangelizamos e falamos d’Ele para as pessoas, Ele age.

É por isso que São Paulo pede: “Rogo a você, diante de Deus e de Jesus Cristo, que há de vir para julgar os vivos e os mortos, pela Sua manifestação e por Seu Reino: ‘proclame a Palavra, insista no tempo oportuno e inoportuno, advertindo, reprovando e aconselhando com toda paciência e doutrina’.”

Dentro da sua casa, no seu trabalho, com seus amigos, insista, proclame a Palavra de Deus! Não é para ser chato e inconveniente, mas para levar o Evangelho com amor para que a pessoa possa ver a glória de Jesus.

Algumas coisas só dependem de nós. Se não nós, quem falará de Deus naquele ambiente? Nós sempre podemos fazer algo por nossa família, como levar Jesus para dentro da nossa casa e ao coração de nossos familiares.

Evangelizar não é berrar e decorar o que está escrito na Bíblia, mas entender o Espírito de Deus que está presente na Palavra e, por meio dela, repreender, convencer e exortar.

Convença as pessoas a abandonarem o mal. Quando se diz respeito ao bem, todos podem ajudar fazendo a sua parte. Convença seu filho, seu amigo, seu marido com amor e paciência. Repreenda-os se for o caso. Isso é sinal de amor, de que você quer o bem dessa pessoa.

A Palavra nos diz: “Exorta com toda paciência e com a preocupação de ensinar”. Quando nós evangelizamos, corrigimos a pessoa com a preocupação de ensiná-la o caminho da vida, mas é preciso insistir.

Quando semeamos o amor e insistimos, ele deixa suas marcas. E o tempo para fazermos isso é agora, “pois vai chegar o tempo em que não se suportará mais a Doutrina; pelo contrário, com a comichão de ouvir alguma coisa, os homens se rodearão de mestres a seu bel-prazer. Desviarão seus ouvidos da verdade e os orientarão para as fábulas”.

Vai chegar o tempo em que as pessoas não suportarão ouvir falar sobre Jesus e Sua verdade, e vão querer viver suas paixões e fazer o que quiserem. Vai haver um tempo em que as pessoas vão escutar os mestres e acreditar em fábulas, em vez de escutar a verdade de Deus. Mas tudo isso vai contra a Palavra do Senhor: “Quanto a você, seja sóbrio em tudo, suporte o sofrimento, faça o trabalho de um anunciador do Evangelho, realize plenamente o seu ministério. Deus nos pede que sejamos prudentes e façamos tudo com sabedoria”.

Faça tudo com sabedoria. Seja paciente nos sofrimentos, prudente nas suas atitudes e leve a Palavra de Deus aos outros. Leve a Palavra da verdade para todos. Você precisa ensinar toda sua família a gostar de Jesus.

“Peçamos a Deus a graça da Sua bondade e misericórdia sobre nós, sobre nossa casa, sobre nossos amigos e nossa família. Senhor, Dá-nos a bênção de sermos testemunhas vivas do seu amor. Que a alegria de sermos Seus atraia outros para Ti. Dá-nos a graça de corrigir e repreender, insistir sem perder a simpatia e a amizade. Queremos ser testemunhas firmes do Seu amor, nunca opressores. Que possamos levar a Palavra da verdade nesta manhã. Pela Sua santa Palavra, dá-nos o Seu Espírito Santo para cumprir o que esta Palavra nos propõe.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.