Sorrindo pra vida - 24/06/2014

Preparemos o caminho do Senhor

Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 17 de junho de 2014.

Em virtude de problemas técnicos não disponibilizaremos o áudio do “Sorrindo pra Vida”.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 1,57-66:

“Não poderemos ser como João Batista se tivermos uma vida no mundo e outra na Igreja”, afirma padre Arlon.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

João Batista foi o precursor de Jesus Cristo. Nesta manhã, por meio da intercessão desse santo, vamos abrir nosso coração para que a Palavra de Deus penetre em nossa vida.

O dia de hoje é tão importante, que a liturgia da Igreja Católica só celebra a festa de três pessoas: Jesus Cristo, Maria Santíssima e João Batista. João é o único santo que celebramos o nascimento e o martírio. Hoje, a Igreja não celebra a festa de João Batista, mas sua solenidade, que é equiparada a uma Celebração de domingo. Faltar à Missa, hoje, é como faltar num domingo, pois hoje é dia santo.

Foi previsto, no último livro do Antigo Testamento, em Malaquias, aquele que iria preparar a vinda do Senhor. Vieram muitos profetas. O Antigo Testamento inteiro falava sobre eles. João foi o último deles, e preparou o caminho para o Filho e Deus. O anúncio do nascimento de João Batista foi feito pelo arcanjo Gabriel.

Na Renovação Carismática, falamos muito sobre profecias. O que é um profeta? É a pessoa que, inspirada pelo Espírito Santo, fala em nome de Deus.

Maria foi ao encontro de Isabel para ajudá-la no nascimento de João Batista. Ao entrar na casa de Isabel, João foi batizado pelo Espírito Santo.

Na circuncisão, os judeus dão o nome às crianças, e eles queriam dar o nome de Zacarias a João Batista, mas o anjo já havia instruído o pai a dar o nome de João ao seu filho. Quando Zacarias escreveu, na tábua, “João é o seu nome”, ele estava mudo, pois duvidou do anjo quando este lhe anunciou que sua esposa conceberia um filho. João era a vontade de Deus, e os céus haviam lhe dado esse nome. Quando nasceu João Batista, a voz de Zacarias lhe foi devolvida.

João cumpre sua missão e leva a Mensagem para seu povo. Jesus é a mensagem. Nós somos como João Batista, o veículo que leva a Mensagem às pessoas, por isso temos de preparar a segunda vinda de Cristo.

A humildade de João era tão grande, que ela dizia: “Convém que eu diminua e Ele apareça”. Ele compreendeu sua missão e não se corrompeu. João deu sua vida pela missão, porque a compreendeu. É impossível dar a vida por aquilo que não se entende. A missão de João Batista não era se exaltar, mas de apontar o Cristo. Essa é a nossa missão também.

André, o apóstolo, era discípulo de São João. Foi este quem anunciou Jesus para André. Para ser como João é preciso ter uma vida como a dele. Ele vivia no deserto e era penitente. Nós precisamos ter uma vida austera também. Se o nosso coração estiver dividido, não teremos como viver. Seja quente novamente. Busque o Senhor. Seja aquele que tem pressa em entregar a mensagem de Deus.

Quando nossa mente se decide por algo, só falamos desse assunto. Para falar de Deus, precisamos nos envolver e nos relacionar com Ele. Para falar de Jesus temos de nos apaixonar por Ele. Para falar de Deus precisamos ser radicais. Hoje, pela intercessão de João Batista, sejamos “carteiros” eficazes. Levemos a mensagem de Deus, neste dia, para alguém que precisa dela. Entremos na vida das pessoas e sejamos um anunciador da Boa Nova para alguém.

João Batista, no ventre, estava cheio do Espírito Santo. Nós também precisamos ser assim, temos de ser essa voz no deserto da nossa casa, do nosso matrimônio, da nossa vida. Preparemos o caminho para a segunda vinda do Senhor!

Padre Arlon Cristian

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
Twiiter: twitter.com/pearloncn
Facebook: facebook.com/PadreArlonCristian

Transcrição e adaptação: Ariele Silva