Sorrindo pra Vida - 07/10/2011

Precisamos ter domínio sobre nós para não cairmos em tentação

Mensagem de Eto no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 7 de outubro de 2011.

Ouça

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Eclesiástico 27, 25 – 32
25. Quem pisca o olho planeja maldades: quem conhece tal pessoa, mantém-se longe.
26. Na tua presença falará com doçura e admirará teus discursos; depois, porém, mudará de linguagem e apontará deslizes nas tuas palavras.
27. Muitas coisas aborreço, mas nenhuma como alguém assim: o próprio Senhor o detesta.
28. Quem atira uma pedra para cima, fá-la cair sobre a própria cabeça: um golpe traiçoeiro produz feridas no próprio traidor.
29. Quem abre uma cova, cai dentro dela; * { quem põe uma pedra no caminho do outro, nela tropeça; } quem prepara uma armadilha para outrem, nela será apanhado.
30. Quem forja um plano malvado, contra ele o mal se volta sem que ele saiba de onde vem.
31. A ilusão e o escárnio atingem o orgulhoso, e a vingança, como um leão, o colherá de surpresa.
32. Serão presos na armadilha os que se alegram com a queda dos justos, e a dor os consumirá antes que morram.

“Para que o mal seja extinto do nosso coração é preciso perdoar”, nos orienta Eto
Foto: Wesley Almeida

A mensagem de Deus para hoje é sobre o que devemos viver e o que não devemos viver. Tudo aquilo que fizermos para o próximo, recairá sobre nós; se fizermos o bem, colheremos o bem e o mesmo acontece se fizermos o mal.

Esta passagem bíblica é importante para estudarmos e vivermos todos os dias de nossa vida. Todas as vezes que desejamos o mal para o próximo, pecamos; e muitas vezes fazemos isso quando somos contrariados ou deixam de fazer a nossa vontade.

Para que o mal seja extinto do nosso coração é preciso perdoar, pois todas as vezes que desejamos algo ruim para alguém estamos fomentando e ressaltando a marca do mal dentro de nós. Perdoar é muito difícil, mas precisamos praticar o perdão, porque isso faz parte do nosso processo de santificação.

Precisamos nos desvencilhar do mal para que o nosso pensamento fique cada vez mais ligado em Deus. As feridas causadas pelo mal, quando a cultivamos dentro de nós, causam muitos problemas emocionais, psicológicos e espirituais. Cuidemos para viver o que Deus nos revela hoje.

Quando temos a intenção de iludir ou provocar uma falsa esperança em alguém, também estamos sendo maus, pois a maldade estava presente dentro de nós. O Senhor nos pede para que nos afastemos dessas pessoas.

Devemos ficar atentos 24 horas por dia, pois a tentação está sempre à espera de uma oportunidade ou de um pequeno deslize para nos fazer pecar. Precisamos estreitar cada vez mais o nosso relacionamento com Deus, reconhecer quando erramos e pedir perdão.

Precisamos ter domínio sobre nós para vencer as tentações que o inimigo de Deus nos coloca. Somos muitos fracos e, por isso, devemos estar constantemente buscando Deus e vivendo segundo a Sua Palavra.

Não adianta desejarmos o mal para alguém que nos feriu. O que podemos fazer é rezar por ele, olharmos para frente e enxergarmos todas as vitórias e as maravilhas que Deus fez por nós.

Não deixe o mal tomar posse do seu coração, pois as feridas que ele causa nos faz perder o ânimo de viver e, consequentemente, nos levará à morte.

Eto

Cofundador e Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone