Sorrindo pra Vida - 24/05/2012

Precisamos ser profetas de Deus

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 24 de maio de 2012.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em I Coríntios 14,1-5.

“Profeta é aquele que fala em nome de Deus”, afirma Alexandre
Foto: Wesley Almeida

Queremos, nesta manhã, pedir a presença de Maria para viver a Palavra de Pentecostes. Ontem, vimos que Paulo se apresentava à comunidade de Corinto com humildade e simplicidade, mas também com coragem e destemor para mostrar às pessoas como elas deveriam viver e usar os dons carismáticos. Hoje, continuando seus ensinamentos, o apóstolo fala do amor e nos orienta sobre ele. “Buscai o amor e aspirai aos dons do Espírito.”

No capítulo 13, Paulo faz uma reflexão muito bonita sobre o amor. De acordo com suas palavras, mesmo falando a língua dos anjos e possuindo todos os dons, se não houver amor de nada adiantará, pois ele é a base de tudo. O amor de Deus em nós, pela ação do Espírito Santo, é a base de todos os dons. De nada adianta sermos carismáticos, se esse carisma não for impulsionado pelo amor. Daí, a importância de ser um dom de serviço, porque é um serviço à Igreja exercido no poder do Espírito Santo de Deus. Por isso, o apóstolo dos gentios vem nos pedir para buscarmos o amor e aspirarmos aos dons de serviço, principalmente ao mais importante deles: a profecia. Ele explica sua importância, na Palavra, dizendo: “Aquele que profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, pois o que profetiza fala diretamente aos homens, exortando-os, confortando-os e edificando-os”.

Monsenhor Jonas Abib [fundador da Comunidade Canção Nova] nos diz em seu livro ‘Aspirai aos dons espirituais’: “No dom de línguas falamos a Deus e não aos homens, mas, os homens precisam que a mensagem lhes seja anunciada. Quando o Senhor nos dá uma palavra de profecia, a assembleia inteira é edificada. Às vezes, temos uma noção errada da profecia, pensamos que se trata de adivinhar o futuro, mas não é isso. Profeta é aquele que fala em nome de Deus, é um instrumento que Ele usa para falar a língua dos homens. Portanto, a palavra de profecia é mensagem do Senhor, expressa por alguém; e ela acontece quando estamos em clima de oração. É Deus falando em nós, insistentemente, como palavra imperiosa. Não é repetir uma Palavra da Bíblia, é mensagem que vem do próprio Deus consolando, exortando e até repreendendo. Ela muda o ambiente e seu efeito faz diferença em toda comunidade”.

Ontem, nos foi perguntado qual a diferença entre dom e carisma. Quando falamos em dons, são os de santificação que nos são dados para nossa santificação pessoal. Carisma é um dom gratuito que nos é dado visando o bem da Igreja. São chamados dons efusos, graças do Espírito em prol da Igreja e para o bem dos homens.

Hoje, nesses ensinamentos, Deus quer falar que existe uma profecia para cada um de nós e que não podemos ignorá-la. Podemos caminhar na certeza de que o Senhor vem em nosso auxílio em todos os momentos. Nós não precisamos mais caminhar sozinhos, o Senhor quer se comunicar conosco. Temos de abrir nossos ouvidos para as profecias que nos são dadas, elas não podem ser desprezadas. Monsenhor nos diz que a profecia é o dom que prepara o terreno em nossa vida e, um dia, ela será realizada. Aquilo que Deus nos falou vai acontecer.

A Igreja tem necessidade de um perene Pentecostes, necessita de fogo no coração, palavra nos lábios e profecia no olhar, segundo Papa Paulo VI, em 1972.

Deus nos chama, hoje, a sermos profetas da Sua Palavra, que edifica, conforta e exorta. Somos chamados a clamar essa graça e a ouvir a Palavra de Deus. Façamos a escolha de ouvir o Senhor, pois com Ele podemos tudo. Deus vem, hoje, ao nosso encontro com Seu Espírito para nos dizer: “Eu quero que você seja o meu profeta”. Nós devemos responder: “Senhor, eu quero ser o Seu profeta e levar a Sua Palavra”.

Só Deus fará a diferença em nossas vidas, por isso vamos escutar Sua Palavra e deixar que Ele nos conduza. “Pedimos, hoje, o derramamento do Seu Espírito, Senhor. Queremos ser mensageiros da Sua Palavra. Nós nos abrimos ao Seu dom de profecia. Vem, Espírito Santo, falar em nós”.

Queremos, Senhor, ser um povo de profetas para viver esse Pentecostes e realizar a Sua Obra.

Alexandre Oliveira

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.