Sorrindo pra Vida - 14/11/2013

Precisamos levar os ensinamentos de Deus para as pessoas

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 14 de novembro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Mateus 4,18-25: Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim e vos farei pescadores de homens. Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram. Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os, e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram. Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Sua fama espalhou-se por toda a Síria: traziam-lhe os doentes e os enfermos, os possessos, os lunáticos, os paralíticos. E ele curava a todos. Grandes multidões acompanharam-no da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia e dos países do outro lado do Jordão.

“A verdade, quando é dita com boa intenção, mesmo que doa num primeiro momento, faz bem a uma pessoa”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Jesus nos faz, hoje, o mesmo convite que fez a Pedro e a André: para sermos pescadores de homens. O Senhor nos ensina, nesta Palavra, que devemos conquistar pessoas para Deus, pois, antes de se interessarem por Ele, elas se encantam por aqueles que anunciam a Sua Palavra. O Senhor se desdobra de muitas formas para nos fazer felizes. Nós que somos anunciadores do Seu amor precisamos fazer com que a pessoa se dirija ao Pai e enxergue n’Ele a sua fortaleza.

O versículo 23 mostra Jesus percorrendo vários lugares para libertar as pessoas da mentira, das ideias equivocadas e tirá-las da ignorância, pois a falta de conhecimento leva as pessoas a cometerem o pecado. Jesus as ensina a amar, a oferecer ajuda ao próximo e a praticar o bem. Se quisermos conquistar pessoas para Deus, precisaremos ser portadores das boas notícias e não das más notícias. Não sejamos portadores da fofoca, pois logo sofreremos deste mesmo mal.

A fofoca, na hora em que é apresentada, é um prato apetitoso; depois que o ouvido a leva para a alma, nós nos sentimos angustiados por ter participado dessa conversa. Ninguém gosta de fofoqueiro, porque ele é portador da má notícia e se torna detestável. Nós não podemos fazer parte disso, pois a fofoca, muitas vezes, é a verdade dita com maldade, com o desejo de inflamar os outros e ganhar conceito em cima do erro, do pecado, do sofrimento e da miséria alheia. O portador da má notícia não é bem-vindo, e uma vez que tem esta fama, todas as portas se fecham para ele.

Seja portador da Boa Nova de Cristo, suscite no corarão do outro o desejo de reelaborar os problemas que eles enfrentam, dar um sentido para isso e tocar a vida para frente.

Precisamos levar os ensinamentos de Deus para as outras pessoas, mas sempre com notícias boas. Não devemos trazer para o nosso dia a dia as notícias ruins e deixar de fora do coração as coisas boas que acontecem ao nosso lado. É preciso deixar entrar notícias boas em nosso interior. Temos de fazer a experiência de levar esperança e alegria para as pessoas. Aprender a dizer a verdade de maneira animadora, incentivando o outro a vencer os obstáculos.

Aquilo que nós esperamos das pessoas é o que elas esperam de nós, ou seja, palavras encorajadoras. Jesus vem para nos dar força e para nos curar, porque, quando nos encontramos com Ele de verdade, somos curados e recebemos forças para lutar. Para conquistarmos os outros para Deus é necessário irmos ao encontro das necessidades deles, pois aprendemos, com Jesus, que, para conquistar alguém, é preciso ir ao socorro dele. Leve palavras de esperança, consolo, amor e carinho às pessoas, dê a elas o ombro para que possam chorar, pois muitos precisam de um colo de pai e de mãe.

Valorize aqueles que o amam, valorize seus amigos, porque você não tem ideia do poder que isso possui. Se você quer conquistar alguém, pare de pensar só em si e comece a pensar nos outros, porque a pessoa mais beneficiada será você. Para sermos pescadores de homens precisaremos conquistar o coração das pessoas.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Elcka Torres

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.