Sorrindo pra Vida - 20/06/2012

Precisamos ir além de nossos medos

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 20 de junho de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 25, 14-30.

“O homem inteligente ama a Palavra de Deus e sabe que ela vem para nos acordar”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

A Palavra, de hoje, soa para nós muito dura, mas de dura ela não tem nada. Essa Palavra é firme, pois Deus é firme com a preguiça e a má vontade. porque Ele sabe que à custa dela a pessoa não progride na vida.

Muitas vezes, deixamos de fazer algumas coisas e de ajudar as pessoas por medo do fracasso. Quantos desafios encantadores surgem em nossa vida e nós os deixamos escapar por medo de fracassarmos. Mas, assim, não saímos do lugar. Deixamos até de viver bons relacionamentos por temor de nos mostrar ao outro ou de sermos rejeitados. Não podemos deixar a insegurança bloquear nossa vida e se acumular em nosso coração. Devemos ir além dela.

Às vezes, confundimos medo com cuidado, prudência. A prudência nos preserva e nos faz avaliar as situações para tomarmos a melhor decisão. O receio não, ele nos impede de avaliar as coisas boas e, até mesmo, não nos deixa enxergar situações de risco que possam nos prejudicar.

Na Palavra, vemos que o Senhor distribuiu os talentos conforme a capacidade de cada um. Na nossa vida é a mesma coisa, temos talentos para muitas coisas, mas há situações em que a nossa capacidade é menor, isso é normal.

Deus não nos fez para o temor, mas para sermos prudentes e sempre buscarmos um “algo a mais” para crescer. Ele não quer que enterremos os nossos dons por medo, correndo o risco de perdermos muitas chances boas na vida. A hesitação amarra as nossas pernas e bloqueia nosso raciocínio. Agimos como se não tivéssemos cérebro porque não conseguimos pensar em nada, somente agir por instinto, como um animal.

Temer a Deus não é ter medo d’Ele, mas reverenciá-Lo para manter um bom relacionamento com Ele. A Palavra nos consola dizendo: “A pessoa que é fiel a Deus não é atingida por nenhum mal. Quem teme o Senhor não será surpreendido por nenhuma desgraça.”

O profeta Isaías recebeu de Deus uma profecia: “Antes que as coisas aconteçam, Eu faço com que todos a conheçam.”

O Senhor nos mostra as situações antes que elas aconteçam. Ele nos avisa, coloca em nosso coração uma sensibilidade para percebermos o que vem d’Ele e também o que não vem. Quando obedecemos a Deus, Ele nos protege e nos conduz, fazendo-nos perder todos os medos.

A pessoa que teme o Senhor não teme mais nada, nem o demônio, pois fica com o coração cheio da presença do Espírito Santo e sabe que nada será contra ela. Essa graça é uma libertação imensa, porque se Deus é por nós, quem será contra nós? Ele nos fez dignos para usarmos os Seus dons. Se um dia falharmos, Ele estará ao nosso lado e será misericordioso.

Santo Agostinho dizia: “O mundo combate aqueles que são de Deus com duas armas: a sedução e o medo. A sedução é contra nós, porque nos angustia e o medo nos traz desânimo.”

A sedução traz angústia, sensação de que algo ruim vai acontecer; com ela vem a tentação, que nos seduz para aquilo que não presta. O medo nos desanima, fazendo-nos desistir, perder as forças e a coragem. Na Palavra, podemos ver que o homem que recebeu apenas um talento não fez nada com ele, porque desanimou, ficou com medo de perder aquele único dom. Deus não nos fez para isso.

Quando estamos com medo, não avançamos na vida, perdemos o rumo e não confiamos nem em nós mesmos. Isso é falta de fé, falta de convicção na ação divina. A fé nos dá a certeza de que o Senhor é por nós e nos guardará na tentação.

Hoje, muitas pessoas se encontram nessa situação, mas tenham calma, prudência e a certeza de que Deus está com vocês para livrá-los de qualquer mal. Sejam prudentes, mas não medrosos.

A tentação só atinge o terreno que não está preparado, que tem sedução e medo, levando a pessoa à ruína. Isso, geralmente, acontece com a pessoa ambiciosa, porque a ambição a faz agir de um modo que ela nunca pensou que seria capaz. Quando a ambição toma o coração de alguém, aquilo que o tentador sugere acontece.

Deus, no entanto, nos traz outra proposta: a confiança. Vamos colocar nossa confiança n’Ele, pois Ele não quer nos condenar. Hoje, o Senhor vem nos dizer: “Não tenha medo, porque no fim da sua caminhada, quem lhe espera é um Pai cheio de amor e misericórdia.” Ele quer que entremos na Sua felicidade; unindo-nos a Ele, ficamos protegidos e livres de todo mal.

O homem inteligente ama a Palavra de Deus e sabe que ela vem para nos acordar, para começarmos a confiar em nós mesmos. Quem se une ao Senhor sabe que as tempestades não são capazes de derrubar.

A Palavra nos revela que a morte não é nosso fim. Se não precisamos ter medo dela, não há mais nada para temer. O céu existe e nos espera, mas para chegarmos lá precisamos tirar do caminho tudo aquilo que não é de Deus, principalmente o medo.

“Não pare sua vida por causa do medo ou por causa de uma situação difícil. Avance mesmo assim, com a certeza de que nenhum mal está além da proteção Divina. Esse é o caminho. Tudo concorre para o bem daqueles que se unem a Deus. Precisamos plantar essa semente no coração dos que amamos, principalmente das nossas crianças. Deus abençoe você! Que o Senhor possa ensinar, a cada um de nós, a perder os medos pela graça do Espírito Santo. Senhor, venha nos fazer vencedores.”

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.