Sorrindo pra vida - 04/08/2011

Permaneça firme na justiça e no temor a Deus

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 4 de agosto de 2011.

Ouça

OBS.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Eclesiástico 2, 1 – 6.

1. Filho, se te apresentas para servir ao Senhor, * { permanece na justiça e no temor e } prepara tua alma para a provação.
2. Mantém o teu coração firme e sê constante, * { inclina teu ouvido e acolhe as palavras inteligentes, } e não te afobes no tempo da contrariedade.
3. * { Suporta as demoras de Deus,} agarra-te a ele e não o largues, para que sejas sábio em teus caminhos.
4. Tudo o que te acontecer, aceita-o, e sê constante na dor; na tua humilhação tem paciência,
5. pois é no fogo que o ouro e a prata são provados e, no cadinho da humilhação, os que são agradáveis † a Deus.
6. Crê em Deus, e ele cuidará de ti; espera nele, e dirigirá os teus caminhos; * { conserva seu temor, e nele permanece até à velhice. }

“Se você quer servir a Deus seja justo com as pessoas e não oprima os mais fracos!”, afirma Márcio
Foto: Maria Andrea /CN

Se você decidir apresentar-se para servir a Deus, permaneça na justiça e prepare a sua alma para as provações (cf. Eclo 2, 1), pois quando tomar essa decisão será tentando a se desviar do caminho de Deus, de forma que não tomará posse da graça que Ele reservou para você.

Uma das astúcias do inimigo de Deus é fazê-lo acreditar que essa Palavra é verdadeira, bonita, mas não serve para você. Todas as vezes em que existir um “mas não serve para você” não acredite, pois a Palavra de Deus é para você, confie no Senhor.

Se confiarmos nela [Palavra de Deus], algo dentro de nós vai mudar, só precisamos confiar e fazer a vontade de Deus. Se neste momento você quer fazer a vontade do Senhor e ser agradável a Ele é preciso se firmar na justiça e no temor a Ele; o momento é agora para se decidir.

A principal lição que tiramos da Palavra hoje é que devemos permanecer firmes na justiça e no temor a Deus. A justiça humana diz que uma pessoa justa é aquela que dá aquilo que é de direito do outro, mas a justiça divina ultrapassa esse conceito, uma pessoa justa é aquela que, além de dar aquilo que é de direito do outro, ainda partilha o que possui.

Se você quer ser feliz, seja uma pessoa justa. Tome como exemplo Zaqueu, o cobrador de impostos retratado na Sagrada Escritura, que, no desejo de se aproximar de Jesus, foi surpreendido por uma multidão, então, se humilhou subindo numa árvore, pois era um homem de estatura baixa. Essa atitude o fez encarar os olhares e chacotas das pessoas, mas o Senhor percebeu que o coração desse homem tinha o desejo de servir a Deus e permanecer no temor e na justiça do Altíssimo.

Zaqueu desce, se prostra diante de Jesus e fala: “Senhor, se eu enganei alguém, roubei alguém, eu vou devolver quatro vezes mais o que peguei de forma errada e dividir metade dos meus bens com os pobres” (Lucas 19, 8b). Jesus não passou simplesmente na vida de Zaqueu e não passa na sua vida à toa, pois Ele chega para ficar. Nesse exemplo, podemos ver que se cumpriram tanto a justiça humana como a justiça divina. Se você quer servir a Deus seja justo com as pessoas. A justiça que agrada a Deus é proteger e amparar os irmãos, não oprima os mais fracos.

Permaneça firme na justiça e no amor reverente a Deus, os dois pilares que nos dão sustentação para enfrentamos as provações são: justiça e temor a Deus, ou ainda, bondade e oração. O que não pode faltar na vida de uma pessoa é a bondade e a oração. Até as provações vão operar a nosso favor, e o mal se converterá em bem se formos pessoas bondosas, rezando nos momentos bons ou ruins.

É fácil rezar quando as coisas estão a nosso favor, mas quando chega a provação é difícil fazê-lo. Seja firme na justiça e no temor a Deus, pois a vida é uma prova, é como uma roda, ora está em cima, ora embaixo. Mas quando chegamos ao fundo do poço Aquele que criou a roda da vida vai nos fazer subir novamente.

Não faça o caminho contrário para permanecer sempre no topo da roda, abandone-se na mão da Divina Providência. Tudo o que lhe acontecer, aceite-o. Aceite que você também erra, que lidar com as pessoas é um desafio, a situação financeira pela qual está passando; tenha sabedoria para aceitar aquilo que não consegue mudar. Firme-se na justiça, temor, bondade e oração, esses são os alicerces para quando chegar o momento da provação.

Se quiser edificar a sua vida na paz, no amor, na felicidade para enfrentar provações é preciso se firmar e ser constante nas orações e ser humilde. Em vez de orar dizendo “Até quando devo suportar as provações” devemos dizer: “Senhor, me dá a Tua graça e força para que neste momento de doença, de prova, humilhação e desaforo, eu não perca a minha paz, alegria, felicidade.”

Não sofra com as demoras de Deus, pois o Senhor não falha e não erra! Ele não falta ao compromisso que assumiu conosco. Suportemos as demoras do Senhor sendo firmes e constantes. Precisamos, para construir uma vida autêntica, ser firmes e constantes nas demoras de Deus, no Seu tempo. Tudo que lhe acontecer aceite-o, mesmo que seja um momento de dor, seja constante na dor. Confie em Deus e Ele cuidará de você, espere n’Ele e Ele conduzirá o seu caminho. E cuide de fazer isso até a sua velhice.

Aguente firme as demoras de Deus, as provações e espere no Senhor, pois no momento certo Ele agirá e cuidará de você. Deus leva muito a sério a sua resposta, não brinca com você.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone