Sorrindo pra Vida - 06/10/2011

Perdoar é o melhor remédio para curar as feridas

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 6 de outubro de 2011.

Ouça

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Mateus 5, 21 – 26
21. “Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar deverá responder no tribunal’.
22. Ora, eu vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal; quem disser ao seu irmão ‘imbecil’ deverá responder perante o sinédrio; quem chamar seu irmão de ‘louco’ poderá ser condenado ao fogo do inferno.
23. Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti,
24. deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda.
25. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto ele caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão.
26. Em verdade, te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.

“Hoje é o dia de procurar alguém para desabafar todo o mal que há dentro do coração e deixá-lo sair”, nos orienta Márcio
Foto: Wesley Almeida

A passagem bíblica de hoje nos fala sobre algo que faz parte da nossa vida e nos dá instruções de sabedoria de como viver bem. Deus nos fala de salvação e semeia a coragem, porque tira as vendas dos nossos olhos e faz brilhar o sol da justiça em nossos dias; traz a luz que alegra nossa alma e nos dá ânimo.

Aqueles que vieram antes de nós transmitiram os ensinamentos que obtiveram por meio dos mandamentos de Deus. Jesus nos diz: “todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal”.

Se você pensar que está perdido, porque sente raiva todos os dias de alguém que o feriu, saiba que a raiva não é de toda ruim. Senti-la não é pecado, porque ela faz parte do processo de cura e perdão. A raiva só é má quando a transformamos num instrumento para destruir quem nos machucou.

A ira é como uma mão que tira o espinho da mágoa e do rancor cravado no nosso coração. Afastar-se da pessoa que nos feriu faz parte do processo de cura, pois quando nos afastamos, não a prejudicamos.

Para que as feridas sejam curadas é preciso relembrar o que nos magoou e permitir que todo sentimento ruim saia de dentro do nosso coração. Às vezes, é necessário passar por todo o processo que nos machucou para que aconteça o perdão.

Hoje é o dia de procurar alguém para desabafar todo o mal que há dentro do coração e deixá-lo sair. Neste momento, você vai sentir dor, e a raiva ainda estará presente, mas ela não é pecado, porque faz parte do processo de cura.

Quando tentamos ferir alguém tomado pelo ódio, o primeiro a ser prejudicado somos nós mesmos, porque somos destruídos com o mesmo veneno que depositamos para prejudicar alguém.

Sempre iremos sentir raiva, porque ela faz parte do ser humano, permitir-se senti-la não é ruim, pois o único mal é cultivá-la, porque, num determinado momento, você agirá tomado inteiramente da raiva.

O primeiro passo para perdoar quem nos feriu é se distanciar, abrir mão da amargura que há dentro do coração e, finalmente, reconciliar.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone