Sorrindo pra Vida - 14/08/2014

Pela intercessão de Maria, sejamos batizados no Espírito Santo

Mensagem do padre João Marcos, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 14 de agosto de 2014.

Em virtude de problemas técnicos, hoje não teremos o áudio do Sorrindo pra Vida.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Atos dos Apóstolos 1,12-14:
Então os apóstolos deixaram o monte das Oliveiras e voltaram para Jerusalém, à distância que se pode andar num dia de sábado. Entraram na cidade e subiram para a sala de cima onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele.

“Quando fomos batizados, recebemos um selo de Deus, mas o ato de pedir que o fogo do Espírito Santo desça sobre nós e nos transforme é feito por meio da oração”, afirma padre João Marcos.
Foto: Wesley Almeida

A Virgem Maria tem um papel importantíssimo na nossa vida, na nossa história e em nosso coração. Na Missa de ontem, com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, um dos trechos citados na homilia foi Evangelho de São João 19,25-27. Neste trecho, Jesus entrega Sua Mãe aos cuidados de João. Cristo nos dá Maria por Mãe e diz a ela: “Mãe, olha a realidade de seus filhos”. Maria quer o melhor para nós.

Ela esteve junto aos apóstolos, intercedendo para que eles fossem batizados no Espírito Santo. Maria rezava para que eles experimentassem a mesma experiência do batismo que ela viveu quando o Espírito Santo desceu sobre ela e assim gerou Jesus.

Pentecostes significa o começo de uma nova vida. Talvez, hoje, seja o dia para recomeçarmos. Pela intercessão da Virgem Maria e por meio do derramamento do Espírito Santo, tenhamos uma vida renovada.

Para que o Paráclito venha sobre nós, precisamos rezar, e Maria nos ensina três pontos importantes para esse batismo:
1º ponto – Antes de qualquer atividade, precisamos sempre pedir o Espírito Santo de Deus
2º ponto – Para a vinda d’Ele, precisamos nos preparar com a oração.
3º ponto – Essa oração precisa ser concorde [uma só alma] e perseverante.

Há dias que bate em nós o desânimo para a oração, mas é preciso perseverar, orar com firmeza e constância.

“Perseverar” significa pedir constantemente. Quem persevera não para de pedir, de esperar e nunca se dá por vencido. Os apóstolos perseveraram, por isso o derramamento do Espírito Santo de Deus aconteceu sobre a vida deles.

A Palavra de Deus nos ensina que devemos orar sem cessar. Damos a desculpa de que não temos tempo para rezar devido às tantas atividades diárias que temos; que rezemos com a vida. Nossa vida precisa ser uma constante oração no nosso modo de falar, olhar, andar, amar; que nossos atos sejam movidos pelo Espírito Santo de Deus. Diariamente, iniciemos nosso dia pedindo: “Vinde, Espírito Santo”.

Os santos nos ensinam a sermos violentos na oração, a não desanimarmos. Isso vai exigir um esforço de nós, até mesmo físico. Mas por que devemos pedir o Espírito Santo, sendo que Ele é um dom gratuito de Deus? Porque a oração é a expressão da nossa liberdade que se abre à graça de Deus. Quando fomos batizados, recebemos um selo do Senhor, mas o ato de pedir que o fogo do Espírito Santo em nós venha nos transformar é por meio da oração.

Nossa vida de oração precisa ser regada. Que a experiência de Pentecostes não seja apenas fruto de um fim de semana, mas de todos os dias. Nós nos alimentamos todos os dias, da mesma forma precisamos alimentar nossa experiência com Deus.

Hoje, devemos nos questionar: “Queremos receber o Espírito Santo de Deus?”. Se nosso coração está árido, morno, endurecido, peça o avivamento d’Ele. Ser avivado é não desanimar diante das dificuldades da vida. O avivamento só acontece com a oração.

Que pela intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria aconteça esse derramar do Espírito Santo sobre nós e que de nossos lábios nunca se apague o grito submisso: “Vinde, Espírito Santo!”.

Padre João Marcos

Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva