Sorrindo pra Vida - 25/06/2012

Peçamos o necessário para viver

Mensagem do cofundador da Comunidade Canção Nova, Wellington Silva Jardim, o Eto, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 25 de junho de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Provérbios 30,7-9:

“Duas coisas tenho pedido, esperando que não as recuses, antes de eu morrer: afasta de mim vaidade e mentira e não me dês indigência nem riqueza, mas concede-me apenas minha porção de alimento. Isto para que, estando farto, eu não seja tentado a renegar-te e comece a dizer: “Quem é o Senhor?” ou, tendo caído na indigência, me ponha a roubar e profane o nome do meu Deus.

“Deus nunca se esquece de nós, Ele espera a nossa vontade”, afirma Eto
Foto: Wesley Almeida

A Palavra que Deus nos trouxe, hoje, nos mostra como somos frágeis. Ele nos fala, claramente, o que podemos e o não podemos ter. Aqui são expressas duas palavras que eu não conhecia: “sabença”, que significa sabedoria, muitos conhecimentos; e “indigência”, que significa pessoa extremamente necessitada.

A necessidade que você tem hoje quem define é você e Deus. Às vezes, você tem muito dinheiro e muitas coisas materiais, mas se encontra sofrido interiormente, sua alma não está em paz. Nessa hora, você precisa parar, refletir e conversar com o Senhor.

Em alguns momentos, precisamos silenciar e tirar um tempo para conversarmos com Deus. Ele nos fala: “Vá e faça o que eu lhe peço. Não se preocupe com coisas pequenas, eu estou com você.” Ontem mesmo, eu fiz esse propósito e Deus veio falar claramente comigo; Ele me trouxe essa palavra para partilhar com vocês.

“Duas coisas tenho pedido, esperando que não as recuses, antes de eu morrer: afasta de mim vaidade e mentira.” Não podemos correr o risco de sermos pessoas vaidosas e mentirosas. Precisamos sempre falar a verdade ao próximo e escutar quando for necessário.

Há momentos em que não gostamos de ouvir certas “verdades”, por esse motivo cultivamos um sentimento de vingança e damos o troco àquela pessoa que falou o que não queríamos ouvir.

Vejam como todo ser humano é difícil. Deus tem de ter muita piedade de nós nesse momento, porque agimos sem pensar. O Senhor vem nos pedir que deixemos essas situações de lado e nos preocupemos com coisas mais importantes.

Ele pede para que vivamos o equilíbrio, por isso nos diz na Palavra: “Não me dês indigência nem riqueza, mas concede-me apenas minha porção de alimento.” Essa passagem quer nos dizer: “não me deixe passar necessidade de extrema pobreza, mas também não me dê muita riqueza, mas apenas o que é necessário para levar uma vida normal”. Como é bonito isso!

Sei que todo mundo quer conquistar coisas na vida, isso é normal, importante para nossa autoestima. Algumas dessas coisas são até necessárias nos dias de hoje.

Por isso, pedimos a Deus que não permita que esquentemos nossa cabeça com preocupações por falta de alguma coisa ou por excesso. Temos de pensar no que estamos fazendo agora. Que Deus possa nos dar o necessário para viver, nem mais nem menos, para não corrermos o risco de nos esquecer d’Ele.

Não podemos ser tentados a renegar Jesus, pois é Ele quem concede tudo em nossas vidas. Toda pessoa que tem tudo o que quer se afasta de Deus por achar que não precisa de mais nada, mas se esquece que foi Ele quem proporcionou tudo aquilo. É Deus quem dá fartura ao homem, mas é preciso saber usar dela. Não podemos olhar só o nosso umbigo, às vezes, Deus nos dá em abundância, pois existem muitas pessoas que precisam da minha ajuda.

Por outro lado, se somos pobres demais, começamos a roubar, pois não temos o necessário para viver, mas não é isso que Deus quer de nós. É o que a Palavra nos disse anteriormente: vaidade e mentira. Todo ladrão é mentiroso e toda pessoa que mente uma hora cai.

Como é bom quando você tem o necessário, porque sempre se lembrará de agradecer e de pedir. É o reconhecimento a Deus por tudo o que ele fez por você.

Temos de ser pessoas transparentes; não podemos usar máscaras. A nossa face tem de transparecer a essência de Deus. Isso acontece quando deixamos refletir em nós a nossa vida. Quando a cabeça entra em contato com o coração, ressaltando a nossa alma, cada vez mais temos de alimentá-la com verdade e pureza.

Precisamos caminhar em Jesus, carregando a cruz que Ele nos deu. Temos de ser firmes e dizer: “Eu sou de Jesus, sou amigo d’Ele”. Isso afugenta qualquer mal que possa acontecer, pois colocamos Jesus como escudo do nosso coração. Ele se alegra quando dizemos que somos amigos d’Ele.

Muitas vezes, deixamos de caminhar com Jesus pelos acontecimentos da vida, mas não podemos agir assim, pois, nos momentos difíceis, precisamos de Deus ao nosso lado. É nessa hora que temos de nos render a Ele.

“Senhor, eis me aqui, faça em mim a Sua vontade. Quero ser um filho completo, sem rancor nem magoa, sem vingança. Não quero mais usar máscaras. De hoje em diante, eu não vou mais pecar.”

Deus nunca se esquece de nós, Ele espera a nossa vontade. O Senhor não é contra o pecador, mas contra o pecado. Se for preciso, Ele carrega o pecador o tempo todo no colo, mas somos nós que temos de dizer a Ele que queremos ajuda, de coração aberto.

Vamos entregar, nas mãos de Deus, o dia de hoje, pedindo ao Senhor que nos acolha e tire de nós as nossas máscaras. Ele nos ama e tem misericórdia de nós.

“Faça em nós, Senhor, a Sua vontade. Estamos entregues em Suas mãos. Pela Sua misericórdia, limpe a nossa alma e tire de nós todo pecado. Queremos o céu e queremos estar na Sua presença. Amém.”

Wellington Silva Jardim (Eto)

Cofundador e missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.