Sorrindo pra Vida - 20/08/2012

Peça a Deus a graça de não fugir de você mesmo

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 20 de agosto de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Provérbios 12, 18-26.

“O homem inteligente, que se deixa guiar por Deus leva a cura por onde vai”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

A Palavra de hoje vem, por meio do Espírito Santo, fazer um paralelo entre os que vivem bem e os que vivem mal para nos mostrar onde o bem pode nos levar e os frutos que podemos colher com uma vida bem vivida.

O falastrão dá golpe de espada, porque quem fala demais fala o que não deve e o que não quer. A pessoa pensa em voz alta, falando dos outros sem parar, golpeando aquele que ouve e aquele que é o próprio assunto.

Enquanto o tolo abre feridas com as palavras que profere, a língua da pessoa sábia cura. O homem inteligente, que se deixa guiar por Deus, leva a cura por onde vai. Suas palavras são boas e fazem o bem.

E a Palavra continua: “Quem diz a verdade permanece para sempre, já a língua mentirosa não vai longe.” É como um ditado famoso que sempre ouvimos: “A mentira tem perna curta.”

Uma certeza que você pode ter é que a mentira sempre será descoberta. Por isso, faça o bem e sempre diga a verdade, porque ela eterniza quem o faz. Aquele que leva o mal e a mentira será esquecido, porque ninguém gosta de se lembrar de quem não agrada.

“É falso o coração dos que tramam o mal; aos que promovem a paz, porém, acompanha-os a alegria.” Um jeito de promover a paz é impedindo a maledicência, começando por seus lábios e não ouvindo quem o pratica. Se alguém vier falar mal de outra pessoa para você, evite-o, mate o assunto assim que puder, dessa forma você cura a maldade.

Aquele que promove a paz tem alegria no coração. A pessoa justa pode até sofrer por fora, mas ela não deixa a tristeza chegar ao seu coração, porque Deus o habita. A maldade só atinge o coração da pessoa que se distancia do Senhor.

“A pessoa hábil esconde o conhecimento, enquanto o coração dos tolos solta besteiras”. O sábio sempre é discreto, não tem a necessidade de chamar a atenção de ninguém e é prudente nas palavras. Já o tolo, você reconhece pelas besteiras que ele fala.

Vemos, também, que a pessoa determinada se esforça na vida e sempre chega ao poder. O preguiçoso, porém, acaba sob o domínio dos outros, ficando, muitas vezes, aflito e deprimido. Como é ruim viver na dependência do outro! A pessoa foge dos problemas, das responsabilidades e acaba deprimida, porque foge da própria vida. Nós podemos ajudá-las com essa depressão, levando palavras boas que animam e dão força.

Não podemos fugir de nós mesmos. Quem é que nunca mentiu, falou uma besteira ou viveu longe de Deus? A Palavra fala do justo e do louco que existe em nós, pois sabe que o ser humano foge da tristeza buscando sempre a alegria. Mas não podemos escapar da tristeza fugindo de nós, temos de enfrentar as situações da nossa vida.

A pessoa que está mal, acredita que, mudando de ambiente ou fazendo uma viagem, vai resolver os problemas. No entanto, ela não percebe que precisa mudar as atitudes, porque o problema vai junto na mente dela; não adianta tentar fugir. A mudança tem de começar interiormente, nas atitudes, na vontade. Se ela se deixar envelhecer por dentro, tudo o que é novo a aborrecerá. Nada mais lhe dará alegria.

Se você não está feliz, não é a sua casa ou o seu trabalho que você tem de deixar, mas sim o peso que você carrega no coração. Na hora em que você se livrar desse mal, você se sentirá alegre em qualquer lugar, pois a alegria está dentro do coração. Se o coração está bem, tudo fica bem; ninguém consegue lhe causar tristeza.

Para viver bem é preciso ter consciência do que é mal e admitir os seus pecados para deixar que Deus entre em seu coração. Sendo verdadeiro e promovendo a paz, você sempre será alegre e levará alegria por onde for. Quem tem Deus no coração não carrega o mal em si, mas quem não tem se enche de coisas que não prestam.

Tire a aflição do seu coração e não se permita caminhar para a depressão. Evite o mal, encoraje-se nessa manhã, porque a Palavra vem lhe trazer alegria. A justiça e o bem vão conduzi-lo para a alegria. Não pague o mal com o mal. Peça a Deus a graça de não fugir de você mesmo e das suas responsabilidades.

“Senhor, peço-Lhe a graça de não ter compromisso com o mal, pois sei que lá está a tristeza. Quero orientar meu coração para o que é bom e justo. Derrama a paz em minha vida e apaga tudo de ruim que já vivi. O que vai me encher de alegria é o encontro comigo mesmo. Vem em meu socorro com a graça do Espírito Santo.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.