Sorrindo pra vida - 01/11/2012

Peça a Deus a graça da reconciliação

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 1 de novembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Eclesiástico 22,26-32.

“Ser humilde é ter a disposição de reconhecer o erro e voltar para que o amor volte a acontecer”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Essa Palavra é um consolo para nós, uma alegria, porque fala da coisa mais importante da vida: os relacionamentos.

Os tesouros, as conquistas, a sabedoria, os conhecimentos adquiridos em uma boa convivência são patrimônios que não passam. Tudo de material, por melhor que seja, com o tempo se perde, mas aquilo que você trava de espiritual, de laços afetivos, constituídos pelo amor permanecem para sempre.

A Palavra fala que, da mesma forma que esses relacionamentos são importantes, eles também causam sofrimento. Quando você perde o contato com alguém importante ou com uma pessoa amada por causa de um atrito ou uma desavença, o prejuízo é muito grande.

Também pela morte a perda acontece. Que prejuízo para o nosso coração! A saudade e a dor da falta são grandes e quem ama de verdade sente saudades. Mas, na maioria das vezes, quando há o desentendimento, a nossa dor fica escondida debaixo do orgulho que não nos deixa buscar uma reconciliação.

Por isso eu digo que essa Palavra é um consolo. Se você acha que o seu relacionamento está definitivamente perdido, escute o que o Espírito Santo fala ao seu coração. Ainda que você tenha puxado uma arma contra o seu amigo, ainda que você tenha dito palavras desagradáveis, não se desespere, porque a reconciliação é possível. Voltar a amar e a ser amado pela pessoa é possível, mas é preciso humildade.

Ser humilde é ter a disposição de reconhecer o erro e voltar atrás para que o amor volte a acontecer, é corrigir o seu erro e esperar o tempo da pessoa para que ela cure a ferida que foi deixada. E digo a você: hoje em dia esperar é tão difícil! Nesse mundo, no qual tudo é muito rápido, ninguém consegue aprender a esperar. Existem pessoas que estão doentes emocionalmente, porque não esperaram.

Humildade é voltar a aprender a esperar. A pessoa ferida precisa de tempo para curar seu coração, e isso acontece com muitas e boas conversas. Assim, aos poucos ela vai se curando. São Francisco de Sales falava que o coração é igual a certas feridas do nosso corpo, quanto mais lento o tratamento, mais seguro ele é. Nas coisas do amor é assim, o progresso pequeno é cura e aos poucos a pessoa fica mais feliz. É preciso dar tempo a ela.

O caminho da humildade é capaz de resgatar um relacionamento e a Palavra mostra algumas coisas que é preciso fazer para o amor voltar.

Ela nos fala, claramente, que devemos ser fiéis aos nossos amigos nos momentos de dificuldades materiais. O segundo conselho que a Palavra nos dá é que devemos ser fiéis nas horas de dor, na tristeza, na doença. Se não o formos, então quem será?

Outro conselho que a Palavra nos traz é que sejamos fiéis na hora das dificuldades financeiras, nas tribulações, na perda.

Não tenhamos vergonha de nossos companheiros. Não tenha vergonha da pessoa que você ama e não se esconda dela quando ela lhe procurar, porque, na hora da necessidade, se você ajudá-la, ela não se esquecerá dessa ajuda. Há muita gente que é ingrata e não agradece, mas pode ter certeza de que ela não se esquece do que você fez por ela.

Quando você ama uma pessoa e está ao lado dela na hora da dificuldade, o simples fato de estar lá faz com que ela se sinta melhor e comece a gostar mais de si mesma. Há uma frase muito boa que diz: “Ame-me quando eu menos merecer, porque será quando eu mais precisarei”. Quando ninguém mais quiser saber de você, por algo de ruim que você fez, será o momento que você mais precisará de amor.

Na vida, todo mundo erra, por isso precisamos aprender a perdoar. Se na hora da falha estivermos ao lado da pessoa que errou, ela jamais esquecerá. O melhor que podemos fazer para uma pessoa é amá-la para que ela se sinta melhor. Quando uma pessoa se sente importante ela melhora e aprende a se dar mais valor, a se amar.

Amar é dar atenção, é perder tempo com a pessoa amada. Deus determinou a nossa missão para melhorar o mundo.

O amor é um ato de vontade, uma decisão do coração. Se você quer fazer o amor voltar, faça a pessoa se sentir importante. Faça isso no momento em que ela mais precise e menos mereça. Aí, não só o relacionamento melhorará, mas o amor voltará e a amizade se fortalecerá, porque o amor é atencioso e a atenção é feita de pequenos gestos. “Pegamos mais moscas com uma gota de melado, do que com um barril de vinagre”.

Se você quer conquistar alguém, seja atencioso, pois verá que será uma graça para a pessoa e perceberá também que Deus lhe dará a graça do amor voltar a vocês. Peça ao senhor a graça da reconciliação.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.