Sorrindo pra vida - 26/02/2014

Ouça a Palavra de Deus com humildade e em espírito de oração

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 26 de fevereiro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 6,60-69.

“O coração voltado e unido a Deus nos leva à salvação”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Esta Palavra fala sobre a Eucaristia e sobre a Sagrada Escritura, que nos fazem estar em comunhão com Deus. Ela também fala sobre o Corpo e o Sangue de Jesus, que nos são dados na hora da comunhão.

Jesus havia acabado de falar aos discípulos que ia dar o Seu Corpo e o Seu Sangue para que eles comessem e bebessem, e eles entenderam isso ao pé da letra. Mas é preciso compreender o que está por trás das palavras do Senhor.

Ele não estava dizendo que ia arrancar pedaços de Seu corpo para que os discípulos comessem, mas sim entregar a Sua vida e o Seu sangue por eles. Ele era o Cordeiro de Deus que veio para retirar o pecado do mundo. No entanto, quando o coração está endurecido para escutar a verdade, a pessoa escuta só o que quer e o que é agradável para ela. Então, os discípulos, ao ouvirem isso, começaram a reclamar, dizendo que o Senhor estava sendo muito duro, por isso não poderiam continuar ouvindo o que Ele dizia.

Você acredita que esses comentários foram feitos apenas há dois mil anos? Não! Ainda hoje, muitos, ao escutarem a Palavra de Deus, dizem que ela é muito dura. Isso acontece, porque essas pessoas não sabem escutá-la com o espírito.

Diz a Palavra que é o Espírito Santo quem dá vida à Palavra de Deus, é pela força do Paráclito que a Palavra tem o poder de nos salvar. Sem Ele, a Palavra do Pai vira lei morta. Quando ouvimos a Palavra de Deus, com humildade e espírito de oração, ela nos dá o Espírito do Senhor. Nessa hora, somos batizados por Ele e recebemos de volta a vida.

Na passagem bíblica de hoje, vemos que, nem mesmo ouvindo a verdade da boca do Ungido, aqueles homens acreditaram no que Ele dizia.

O que difere uma pessoa da outra, na hora de ouvir a Palavra de Deus, é a maneira como ela se coloca diante d’Ele para ouvi-Lo. O único jeito de nos colocarmos na presença do Pai para ouvi-Lo é com humildade e espírito de oração.

O jeito contrário de ser uma pessoa humilde é sendo soberba. Então, para você se encontrar com a Palavra de Deus, basta não se colocar diante d’Ele de maneira soberba, acreditando só no que lhe convém. Quando se trata da Palavra do Pai, você precisa entender que nunca sabe o suficiente sobre ela. A sua vida lhe mostra isso por meio das suas carências, dos seus problemas, das mágoas que você carrega, da falta de perdão e das suas insatisfações; tudo isso é testemunho de que você não sabe viver, quanto mais conhecer o que Deus fala.

A Palavra se manifesta para nos educar no caminho da verdade e da vida. Então, temos de nos colocar sempre em atitude de aprendizado. Muitas pessoas se aproximam dela, acreditando que, por serem de oração e tementes a Deus, têm vantagens em relação àqueles que não agem dessa maneira. Mas não é assim; nós devemos nos aproximar do Senhor para buscar a nossa salvação, e não a vantagem sobre os outros.

Ser cristão é uma vantagem sobre si mesmo e não sobre o outro. A nossa alegria deve estar em sermos alcançados por Deus e não em saber quem Ele vai salvar ou não.

A recompensa de Deus é a mesma para todos: o amor. Para Ele não importa o nosso passado, mas o que está no nosso coração. Se uma pessoa morre com o coração perverso, ela se perde. Mas se ela morre com o coração direcionado para o bem, ela alcança a salvação.

O coração voltado e unido a Deus nos leva à salvação. Aquele que viveu a vida no erro e, de verdade, se converte, alcança a salvação. O outro, que viveu uma vida toda certinha, mas na malícia, querendo a condenação do outro, esse se perde.

A Palavra do Pai, ouvida com humildade e em espírito de oração, mostra-nos que precisamos ser capazes de aprender a ter misericórdia. Nessa parte, Jesus não negocia nem alivia. Quando Ele viu os outros com o coração endurecido, foi diretamente falar com os que ficaram e lhes disse: “Vocês também querem ir embora?” Pedro, mesmo pensando como os outros, na sua humildade, confiou no que Jesus dizia e Lhe respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Agora nós acreditamos e sabemos que tu és o Santo de Deus”.

A Bíblia é a Palavra sábia que Deus deixou para nós como um fogo que aquece o nosso coração. Quem se aproxima, em oração e com humildade, da Palavra do Senhor, recebe d’Ele um coração novo capaz de amar. Deixe-a iluminar você, ela é boa e santa; é o próprio Jesus quem comunica o Espírito e a vida.

Vamos orar e pedir a Deus que nos visite com Seu Espírito, iluminando-nos com Sua Palavra. Oremos para sair da nossa verdade, descer do pedestal da nossa sabedoria e nos curvarmos diante da Palavra do Senhor.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.