Sorrindo pra Vida - 12/03/2012

Os Mandamentos de Deus apontam um norte para seguirmos

Mensagem do diácono Nelsinho Corrêa no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 12 de março de 2012.

Ouça:

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Mateus 22,34-40.

O que Deus manda, torna-o possível por Sua graça (cf. Catecismo da Igreja Católica, número 2082)
Foto: Wesley Almeida

Nós temos que louvar e bendizer pelas perguntas, aparentemente inocentes e sem sentido, contidas na Bíblia. Quando os fariseus perguntaram a Jesus qual mandamento era o maior e o mais importante, o Senhor, que é a sabedoria personificada, não perdeu tempo em lhes responder, apesar de ver maldade na pergunta: ‘Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento!’. Esse é o maior e o primeiro mandamento. Ora, o segundo lhe é semelhante: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’ (Mateus 22,37-39).

Hoje o convite feito a nós diz respeito aos Mandamentos de Deus. Estamos num tempo propício para relembrá-los e decorá-los, afinal, foram escritos pelo próprio Deus e nos foram dados ao conhecimento por intermédio de Moisés. Eis os Dez Mandamentos: 1- Amar a Deus sobre todas as coisas; 2- Não tomar seu Santo Nome em vão; 3- Guardar domingos e festas de guarda; 4- Honrar pai e mãe; 5- Não matar; 6- Não cometerás adultério; 7- Não roubarás; 8- Não levantar falso testemunho; 9- Não cobiçarás a mulher de teu próximo; 10- Não cobiçar as coisas alheias.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC), no número 2.055, os Mandamentos de Deus devem ser interpretados: “O Decálogo deve ser interpretado à luz desse duplo e único mandamento da caridade, plenitude da lei: Os preceitos – não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás e todos os outros – se resumem nesta sentença: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é a plenitude da lei (cf. Rm 13,9-10).”

Ainda segundo o Catecismo (CIC § 2.056 e 2.057): “A palavra ‘Decálogo’ significa literalmente ‘dez palavras’ (cf. Ex 34,28; Dt 4,13; 10,4). Deus revelou essas ‘dez palavras’ a seu povo no monte sagrado. Ele as escreveu ‘com seu dedo’, à diferença de outros preceitos escritos por Moisés. São palavras de Deus Pai de modo eminente. Foram transmitidas no livro do Êxodo e no Deuteronômio. Desde o Antigo Testamento, os livros sagrados se referem às ‘dez palavras’. Mas é em Jesus Cristo, na Nova Aliança, que será revelado seu sentido pleno. O Decálogo deve ser entendido, em primeiro lugar, no contexto do êxodo, que é o grande acontecimento libertador de Deus no centro da Antiga Aliança. Formulados como mandamentos negativos (proibições), ou à maneira de mandamentos positivos (como: ‘Honra teu pai e tua mãe’), as ‘dez palavras’ indicam as condições de uma vida liberta da escravidão do pecado. O Decálogo é um caminho de vida: Se amares teu Deus, se andares em seus caminhos, se observares seus mandamentos, suas leis e suas normas, viverás e te multiplicarás (cf. Dt 30,16).”

O mundo em que vivemos quer rasgar a Lei de Deus, por isso está de “cabeça para baixo”, falta limite e regra. Os Dez Mandamentos apontam um norte para as pessoas seguirem. É muito importante os [Dez Mandamentos] termos em mente, pois eles anunciam a exigência do amor a Deus e ao próximo, sendo os três primeiros mandamentos referência ao amor do Altíssimo e os outros sete ao amor do próximo.

O que Deus manda, torna-o possível por Sua graça (cf. CIC 2.082). O Todo-poderoso seria sádico por nos mandar fazer algo que não fôssemos capazes de cumprir. Meus irmãos, qual dos mandamentos existentes você mais precisa viver hoje?

Querem engavetar a Lei de Deus, por isso vemos a infelicidade reinando. Que Deus nos dê a graça de guardar os Mandamentos d’Ele, todos são muito bonitos e falam do nosso dia a dia.

Diácono Nelsinho Corrêa

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.