SORRINDO PRA VIDA - 06/02/2015

Oremos uns pelos outros para que sejamos curados

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 6 de fevereiro de 2015.

 

A Palavra meditada hoje está em São Tiago 5,13-16:

“Alguém dentre vós está sofrendo? Recorra à oração. Alguém está alegre? Entoe hinos. Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da igreja, para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo no nome do Senhor. A oração feita da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará. E se tiver cometido pecados, receberá o perdão.Confessai, pois, uns aos outros, os vossos pecados, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração fervorosa do justo tem grande poder.”

06022015_clube

“A experiência de confessar e orar uns pelos outros começa dentro de nossa casa”, afirma Márcio.

Para cada situação da nossa vida, Deus nos dá uma direção. Se alguém em nossa casa está sofrendo, recorramos à oração, apeguemo-nos ao Senhor, porque Ele não desampara aqueles que recorrem a Ele. E aos que estão felizes, que louvem a Deus pelas maravilhas que Ele nos faz.

A experiência de confessar nossas fragilidades e orar uns pelos outros começa dentro de nossa casa. Confessemos as nossas fragilidades, porque elas não são um sinal de fraqueza, mas sim de que necessitamos da oração do nosso próximo.

Dentro de uma casa, o diálogo entre o casal é essencial para que uma família possa estar serena. Confessar os nossos pecados é partilhar as nossas fraquezas. E partilhar a fraqueza é verdadeiramente para aqueles que querem ter uma vida plena e um coração curado. Partilhar as fraquezas estimula mais o coração daquele que nos ouve do que partilhar os nossos sucessos. Quando não sabemos administrar nossas fraquezas nem sabemos expô-las, desencorajamos aos outros e a nós mesmos.

A partilha, a escuta, o diálogo franco e desarmado são a abertura do nosso coração. Quando não partilhamos, acabamos julgando os outros pelos graus comparativos. Por medo de mostrar nossa vulnerabilidade, muitas vezes não temos a coragem de partilhar com os irmãos nossos medos e tentações. Não carreguemos sozinhos nossos fardos, mas oremos uns pelos outros para que sejamos curados.

Uma família está toda no mesmo “barco”. Se um afunda, todos afundam juntos; por isso ajudemos uns aos outros. Todos nós temos cansaço e descobrir que o outro também sofre nos ajuda a continuar a caminhar, porque nos ajudamos mutuamente a vencer as tribulações.

A partilha deve ser um convite para que o coração se abra e não uma imposição para que o outro fale. Deus se faz presente quando a verdade está presente. O pior que pode acontecer em uma família é quando cada um se fecha em si mesmo. Recolher-se em um canto e lamuriar de nossa vida é uma tentação para nós.

O que queremos levar para aqueles que estão perto de nós? Uma pessoa alegre ilumina a todos que estão ao seu redor; em contrapartida, aquele que está triste “escurece” tudo a sua volta. Oremos uns pelos outros, porque a oração fervorosa tem um grande poder.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e Adaptação: Ariele Silva