Sorrindo pra Vida - 13/09/2011

Onde Deus não está, a mentira se faz presente

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 13 de setembro de 2011.

Ouça

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Efésios 4, 25 – 32:
25. Portanto, tendo vós todos rompido com a mentira, que cada um diga a verdade ao seu próximo, pois somos membros uns dos outros.
26. Podeis irar-vos, contanto que não pequeis. Não se ponha o sol sobre vossa ira,
27. e não deis nenhuma chance ao diabo.
28. O que roubava não roube mais; pelo contrário, que se afadigue num trabalho manual honesto, de maneira que sempre tenha alguma coisa para dar aos necessitados.
29. De vossa boca não saia nenhuma palavra maliciosa, mas somente palavras boas, capazes de edificar e de fazer bem aos ouvintes.
30. Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes marcados, como por um sinal, para o dia da redenção.
31. Desapareça do meio de vós todo amargor e exaltação, toda ira e gritaria, ultrajes e toda espécie de maldade.
32. Pelo contrário, sede bondosos e compassivos, uns para com os outros, perdoando-vos mutuamente, como Deus vos perdoou em Cristo.

“A Palavra de Deus nos pede somente aquilo que nos favorece”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida

A Palavra de Deus hoje fala de regras. Quem quer uma vida nova precisa de regras, que estão à nossa disposição nessa passagem bíblica.

A vida exige regras, pois sem disciplina não é possível alcançar nada, muito menos a santidade e a felicidade verdadeira. As regras são necessárias para colocar a nossa vida em ordem.

É muito ruim quando não existem normas, a vida fica desordenada, não há nem disposição para arrumar a casa e o guarda-roupa. Quando encontramos uma pessoa vivendo dessa maneira nos sentimos sufocados, oprimidos; ao contrário de quando encontramos uma casa arrumada, por exemplo.

Para ter uma vida diferente, para progredirmos num relacionamento ou no trabalho, precisamos de regras. Com a ajuda destas mudamos e alcançamos nossos objetivos e metas.
No entanto, estas [regras] não podem penalizar uma pessoa, elas servem para que ela coloque a vida em ordem e alcance uma vida nova em Cristo.

A Palavra de Deus nos pede somente aquilo que nos favorece. E nos alerta sobre a necessidade de romper com a mentira, com tudo que não verdade, tudo aquilo em que Deus não está presente. Onde Deus não está, a mentira se faz presente. Aqueles que assumiram ser de Cristo já romperam com a mentira. Por essa razão, se você assumiu ser um novo homem de Cristo diga somente a verdade, não dê chance para o inimigo de Deus.

A passagem bíblica hoje fala de todas as formas por meio das quais a mentira se manifesta. Ao mentir a pessoa subtrai a proteção divina de sua vida. O remédio para combater esse mal da sua vida é sendo uma pessoa bondosa, compassiva, praticante do perdão. Com a ajuda da bondade e da verdade apagamos a mentira do nosso coração.

A verdade nos liberta e nos torna pessoas mais simples e humildes. Se você quer ser feliz e ter uma vida na luz, na verdade, seja bondoso, compassivo e rompa com a mentira da sua vida.

Que essa passagem bíblica provoque em nós aquilo que promete: faça-nos romper com a mentira. Que não haja ira e raiva tão apegadas em nós que não possam ser lavadas com o Seu Sangue, Jesus! Extinga-as do nosso coração, Senhor!

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone