Sorrindo pra Vida - 18/05/2011

Olhar para o negativo nos envenena

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 18 de maio de 2011.

Ouça:

OBS.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Sabedoria 1, 11-16.

“O que está impedindo você de fazer o que é certo? Tire esse medo do seu coração”, interpela-nos Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida/CN

A Palavra de Deus vem para exortar, consolar e edificar. Toda vez que você se abre a ela, ela faz de você uma pessoa nova. Quando a ouvimos, ela nos reconstrói, tornando-nos uma pessoa renovada, edificada, pois nela há a sabedoria do alto. Do mesmo modo, ela também nos consola nos momentos de dor e solidão.

Como é difícil quando um amigo toma a posição de inimigo! A Palavra de Deus ensina-nos que tudo vai passar. Só Deus permanece, por isso nossa segurança precisa estar em Deus, afastar-se d’Ele é passar junto com a vida, pois o Senhor não passa, Ele é eterno.

Quando nos afastamos de Deus Pai, nossos olhos se fecham. Se quiser ter paz no seu coração, olhe para o Senhor sabendo que tudo vai passar, pois somente n’Ele encontramos respostas para os problemas, e isso traz tranquilidade aos nossos corações.

A Palavra de Deus também exorta assim como um pai exorta um filho, para que este não se machuque, não se fira. Deus exorta porque ama você. Quando a Palavra de Deus se volta para você, não tenha dúvida de que a preocupação de Deus Pai é uma só: O seu bem.

Existe um tipo de reclamação que é inútil, derramar insatisfação não leva a nada. Mas, olhe o que diz a passagem bíblica meditada hoje: “Cuidado com esta palavra inútil”, ela não cai no vazio e traz consequências. Existe nelas um veneno que vai matando a alma.

Se você quiser começar a envenenar seu afeto comece a olhar para o negativo; dessa forma, você cairá no desânimo. A palavra “desanimar” quer dizer perder a alma. Quando passa pelo pensamento e torna-se palavra, aí vem a atitude. Qual é o tipo de pensamento que está dentro de nós? Por isso é importante sair do pessimismo, tendo em vista que a nossa atitude segue o nosso pensamento.

Nesta manhã, Deus, que é seu Pai e o ama, quer que você viva este dia longe do pessimismo. Quer que você pare de buscar o que é ruim. Saiamos em busca do Senhor no coração das pessoas. Se você soltar uma abelha num pântano sujo, ela vai, mesmo nessa sujeira, buscar uma flor, isso é próprio da natureza dela; o agir segue o ser. Não pare no negativo! Ponha de lado a raiva e o ódio! Levante seus olhos para Deus a fim de mudar os sentimentos ruins do seu coração. Vamos sacudir para fora do nosso coração o que nos faz sofrer! A tristeza é uma lupa que aumenta os problemas, não enxergue pela lente desse sentimento.

Esta passagem bíblica afirma que Deus não nos fez para isso. Ela aponta para a vida: “Acautelai-vos, pois, contra a murmuração inútil, e da maledicência preservai a língua. Não há palavra oculta que caia no vazio e a boca mentirosa mata a alma”.

Deus não o criou para a morte, tanto que no final da nossa vida existe uma promessa de ressurreição. O Todo-poderoso oferece um remédio para a morte, Ele pensou para nós uma vida em abundância. O Senhor não se alegra quando estamos perdidos; ao contrário, Ele faz uma festa no céu quando levantamos depois de cairmos.

Deus se alegra quando um filho se levanta, Ele vibra conosco porque nos ama. No entanto, temos que fazer escolhas, o Senhor não pode escolher por nós. Escolha se levantar no dia de hoje! Não é fácil, todo recomeço exige esforço; existem duas coisas que nos ajudam nessa tarefa: “Conhecimento e coragem”. A Palavra de Deus no dia de hoje nos traz esse conhecimento.

O que está o impedindo de fazer o que é certo? Tire esse medo do seu coração. Vá em frente! A Sabedoria tem nome: chama-se Espírito Santo de Deus, Ele nos dá discernimento e força. Quando clamamos o Espírito Santo, Ele abre os nossos corações, nos ajuda a agir. Deus Pai o criou para existir. Coopere com Ele! Trabalhe ao lado do Senhor para mudar a sua situação. Peça a Ele a graça!

O Senhor nos ama, Ele está conosco!

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone