SORRINDO PRA VIDA - 04/03/2015

Ofertemos nosso sacrifício a Deus de coração

Mensagem do padre Arlon Cristian no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 4 de março de 2015.

 

A Palavra meditada hoje está em São Marcos 12,41-44:
“Jesus estava sentado em frente do cofre das ofertas e observava como a multidão punha dinheiro no cofre. Muitos ricos depositavam muito. Chegou então uma pobre viúva e deu duas moedinhas. Jesus chamou os discípulos e disse: ‘Em verdade vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros que depositaram no cofre. Pois todos eles deram do que tinham de sobra, ao passo que ela, da sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha para viver’.”

04032015

“O Espírito Santo nos ajuda a viver a penitência, o jejum e a oração”, afirma Padre Arlon

A Palavra de hoje nos fala de oferta. No caso da viúva, no Evangelho de hoje, vimos que foi uma oferta material. A Canção Nova também vive das ofertas de milhares de pessoas que doam suas moedinhas por esta obra de evangelização, são doações feitas de coração.

Estamos na Quaresma, época de ofertas, não somente materiais, mas espirituais também. A Igreja nos convida a vivermos o jejum, a oração e a penitência, mas quando fazemos essas penitências sem oferecimento, eles não têm sentido.

A penitência está ligada a algo que nos dá prazer, ou seja, se gostarmos de dormir, acordaremos mais cedo para rezar e oferecer nosso sacrifício pela conversão de nossos familiares. Existem inúmeros modos de realizarmos essas virtudes cristãs, basta oferecermos a Deus aquilo de que mais gostamos em atitude de sacrifício.

Quando nos penitenciamos, aprendemos a dominar a nós mesmos. Ela [penitência] é um treinamento, pois se conseguirmos controlar nossas atitudes no comer e no beber, conseguiremos controlar nossos instintos. O Espírito Santo nos ajuda a viver a penitência, o jejum e a oração.

Oferecimento só tem sentido quando tem intenção. Quando perdemos o sentido, perdemos o rumo da nossa vida. A rotina mata tudo, porém o sentido faz a diferença.

O amor nos faz enxergar por dentro. Por vezes, precisamos anular nossas vontades para fazer o outro feliz. Deus olha dentro de nós! Ele olha nosso interior e nossa intenção. Que possamos pedir a Ele a graça de darmos sentido a tudo o que fizermos, desde arrumar um filho para ir à escola, fazer o almoço para a família e tantas outras coisas.

Padre Arlon Cristian
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e Adaptação: Ariele Silva