Sorrindo pra Vida -16/08/2012

Ofereça seu pouco a Jesus e Ele o multiplicará

Mensagem do padre Arlon, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 16 de agosto de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Romanos 8,31-39.

“Precisamos ser movidos e guiados pelo Espírito Santo”, afirma padre Arlon
Foto: Wesley Almeida

O Evangelho de hoje fala sobre a multiplicação dos pães. Ele é tão forte e real que aparece por seis vezes no Evangelho. Foi um relato que realmente aconteceu, estava na mente do povo e foi profetizado por Deus.

A Palavra nos diz que Jesus atravessou o mar inteiro, de uma margem a outra para estar com Seu povo e todos O seguiram, porque queriam ouvi-Lo, pois os sinais aconteciam com eles. A multidão deixou tudo para ouvir o Senhor. Eles sabiam da importância do Mestre e deram prioridade a Ele.

O que você tem deixado de lado para ouvir e se encontrar com Jesus? Você tem dado prioridade a Ele ou só se lembra d’Ele nas cobranças e nas horas difíceis? Dê mais atenção a Deus, faça d’Ele a sua prioridade.

Após chegarem à margem, Jesus subiu a montanha e sentou-se com Seus discípulos para levar a Palavra. Em seguida, Ele olhou a multidão e perguntou a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que estes possam comer?” A iniciativa foi de Jesus, ninguém havia pedido nada a Ele, mas porque o povo tinha ido ao Seu encontro, o Senhor percebeu a necessidade.

Vá ao encontro do Senhor para que Ele tome as rédeas da sua vida e esteja à frente dos seus problemas. Não espere um milagre acontecer diante de você, vá ao encontro de Deus.

Quando Jesus perguntou a Filipe o que iriam fazer, estava testando a fé do apóstolo, pois Ele já sabia tudo o que iria acontecer. Muitas vezes, Deus faz isso conosco, querendo ver até onde vai a nossa fé. Mas, Ele não deixa tudo nas mãos de Filipe; é como se falasse: “Como eu e você vamos resolver o problema desse povo?”

Deus nunca nos deixa sozinhos para resolvermos os problemas, mas arruma uma solução junto de nós. No entanto, assim como Filipe, muitas vezes, não conseguimos entender que Deus está ao nosso lado, então dizemos a Ele: “Eu não consigo resolver meu problema”. Talvez a nossa vida não vá para frente, porque somos autossuficientes, achando que já temos a resposta de tudo e correndo o risco de nos acomodarmos. No entanto, quando a coisa aperta, nós recorremos ao Senhor.

Não podemos procurá-Lo apenas nas horas ruins, mas recorrer a Ele em todos os momentos. Como é bom pedir e perguntar a Deus! Precisamos ser movidos e guiados pelo Espírito Santo.

André, ouvindo a conversa, tenta ajudar e diz: “Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes, mas que é isso para tanta gente?” André faz a sua parte, toma a iniciativa para tentar achar uma solução, apesar de também duvidar de que tudo daria certo.

Apresente seu pouco para Deus, mesmo que você não acredite, pois Ele agirá na sua vida e lhe mostrará que você pode confiar.

Jesus diz em seguida: “Fazei as pessoas se sentarem”. Com essa atitude, o Senhor mostra que é um só com todo o povo, pois, naquele tempo, só se sentava à mesa com os parentes e com os amigos mais íntimos.

Percebemos, aqui, uma questão muito interessante: por que multiplicar pães se todos poderiam estar passando sede? A região em que eles estavam era um lugar com sete fontes, então, ali, todos tinha água em abundância. Jesus era esperto, Ele pensou em tudo, pois não queria que nada O atrapalhasse na hora em que fosse falar. Ele pensou nas crianças, pois elas teriam onde brincar, e os pais ficariam tranquilos. Será que não está lhe faltando inteligência para levar Jesus para sua casa? Se você permitir, Deus lhe dará essa graça para que você e os seus cheguem ao encontro d’Ele.

Jesus partilhou os pães e os peixes com todos que estavam ali, na simplicidade de um menino pobre que tinha pouco. O Senhor realizou o milagre da multiplicação. É isso que Jesus lhe pede hoje: dê o seu pouco para que Ele realize milagres na sua vida e na vida dos seus. Ele não desiste de você; não desista d’Ele. Mesmo com pouco a oferecer, ofereça ao Senhor para que Ele multiplique graças na sua vida. Não espere um milagre cair do céu.

O Senhor realizou um milagre para aquele povo, porque eles foram ao encontro d’Ele. Você tem ido ao encontro de Jesus? Vá ao Seu encontro para que Ele possa realizar graças na sua vida. Deus está ao seu lado e você não está vendo, deixe-O ajudá-lo; dê o seu pouco para que a multiplicação aconteça.

Você pede tantas coisas, mas não tem feito a sua parte. Reze, vá à Missa, converse com Deus. Ele quer lhe tocar profundamente. Volte para a casa do Pai com o seu pouco. O Pai multiplica e muito, Ele escuta as suas preces.

“Pedimos, nessa manhã, que o Senhor envie seu Espírito Santo sobre nós. Que Ele nos invada, cure e nos dê a graça de sermos tocados pela fé. Não desistam, porque o Senhor está com vocês. Venha Espírito Santo e restaure o Seu povo! Agradeçamos a graça que o Senhor realiza em nós nesse dia.”

Padre Arlon

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.