Sorrindo pra Vida - 04/09/2012

Ofereça-se inteiramente a Deus

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 4 de setembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Marcos 12, 41-44:
41.Jesus estava sentado em frente do cofre das ofertas e observava como a multidão punha dinheiro no cofre. Muitos ricos depositavam muito.
42.Chegou então uma pobre viúva e deu duas moedinhas.
43.Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros que depositaram no cofre.
44.Pois todos eles deram do que tinham de sobra, ao passo que ela, da sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha para viver”.

“Nós temos de fazer a oferta do tudo”, ressalta Alexandre
Foto: Maria Andrea

Meus irmãos, essa Palavra nos chama a atenção, porque, em todo o Evangelho de Marcos, Jesus não para. Ele realiza Suas obras e caminha para Jerusalém para dar Sua vida em amor à humanidade. Mas, nesse trecho, Jesus para. Aqui Ele não está realizando milagres, dando visão a um cego ou multiplicando pães. Aqui o Senhor está sentado em frente ao cofre, apenas observando.

Essa é a primeira grande mensagem de Deus para nós. Somos convidados a nos encontrar com esse Jesus que nos olha e nos observa. Em nosso dia a dia, Jesus está de olho, cuidando de todos nós. Façamos essa experiência com o olhar de Jesus.

Na Palavra, Jesus observava a multidão que depositava o dinheiro no cofre, não preocupado com o valor que era depositado, mas sim em como cada pessoa fazia sua oferta. Chegou, então, uma viúva que, naquele tempo, provavelmente não tinha quem a sustentasse, pois se alguma mulher perdesse o marido, ou ela era assumida pelo cunhado ou era rejeitada e viveria na miséria. Essa viúva chegou nessa situação de pobreza e depositou duas moedas.

A oferta que a multidão fazia, nesse cofre, era para manter o Templo. Olhando a doação daquela viúva, o valor que ela ofertou era muito pouco para a manutenção do Templo, mas Jesus, observando como ela fez sua oferta, disse: “Em verdade vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros que depositaram no cofre. Pois todos eles deram do que tinham de sobra, ao passo que ela, da sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha para viver.”

Jesus fala isso, porque para Ele não importava a quantia ofertada, mas como ela era feita. Aquela mulher fez a oferta a partir da sua pobreza. Ela não deu o que tinha de sobra, mas sim o que tinha para viver.

Nós temos de fazer a oferta do tudo. Não apenas dar o que temos de sobra, mas tudo, porque, dessa forma, estaremos nos abandonando em Deus.

Na Palavra, aquela viúva deu o seu tudo. Então, você se pergunta: “Vendo isso, Jesus não ajudou aquela mulher? De fato, naquele momento, não, mas, com certeza, Ele a recompensou com a eternidade, porque ela não se negou diante da sua pobreza.

Jesus foi contagiado pelo gesto daquela mulher; e mais adiante, Ele se ofertou por amor na cruz, por ela e por todos nós. Por isso, eu digo a vocês, ninguém é tão pobre que não tenha nada a oferecer. Então, o que você tem a oferecer hoje?

Não dê somente o que você tem de sobra, ofereça-se por inteiro. Em meio às preocupações e diversidades, em meio aos medos oferte-se a Deus, entregue-se e saiba que Ele se entregou por você.

Jesus voltou a sentar-se à direita do Pai, porque Ele se fez oferta. Hoje, o Senhor contempla as suas ofertas. Ofereça a Ele a sua vida, as suas lágrimas, tribulações e medos. Abandone-se, pois Ele observa a sua entrega. Viva a renúncia de cada dia. É o como você faz, e não o quanto. Dê tudo o que você pode ao Senhor, sempre há alguma coisa para oferecer.

O que você tem a oferecer a Deus hoje?

Feche seus olhos e reze, coloque-se diante do cofre, mesmo com as moedas da tribulação, da dor, ou qual seja o nome que você dê a elas. Deus quer essas moedas, Ele observa a sua oferta e se faz cofre para recebê-las. Deposite tudo o que lhe preocupa, o que lhe causa dor, as alegrias, seus sonhos, deposite tudo. Ele é o seu cofre, seu refúgio e esperança. Não é o quanto, mas como você oferece.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.