Sorrindo pra Vida - 10/07/2012

Ofereça o sacrifício do louvor ao Senhor

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 10 de julho de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova ou pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está no Salmo 54.

“Precisamos deixar que o Espírito Santo nos domine inteiramente para não pagarmos o mal com o mal”, afirma Alexandre
Foto: Maria Andrea

Meus irmãos, vejam que lindo o Salmo nos fala a partir do versículo 6: “Eis que Deus virá em meu auxílio, o Senhor sustenta a minha vida. Volta o mal sobre meus adversários, aniquila-os na tua fidelidade. De todo coração vou te oferecer um sacrifício, o sacrifício de louvor a teu nome, Senhor, porque és bom; porque de toda angústia me livraste e permitiste a meu olhar desafiar meus inimigos” (Sl 54,6-9).

Quando Davi fez este Salmo, estava numa situação muito difícil. Ele se escondeu no deserto, pois era perseguido pelo rei Saul e mais três mil homens. Davi sabia que, se fosse pego, seria morto. O rei tinha inveja de Davi, pois sabia que ele era o escolhido do Senhor; então, por ciúmes, tomado por um espírito maligno, perseguia Davi.

Esse Salmo é feito numa situação de fuga e de medo. Aqui, Davi fala dos zifeus que o deduraram para o rei, mas a Palavra, de hoje, vem fazer um questionamento: Como você tem lutado as batalhas da sua vida?

Davi está vivendo um combate e fugindo, mas decide agir diferente, ou seja, lutar o bom combate com as armas do Espírito Santo, não pagando o mal com o mal. Ele teve uma grande oportunidade de se vingar de Saul, pois Deus permitiu que ele chegasse ao acampamento enquanto o rei e todos os soldados dormiam. Davi e seu imediato chegaram perto do rei e o imediato lhe pergunta: “Quer que eu mate o rei, Davi?” E Davi responde: “Não podemos levantar a mão contra o ungido do Senhor.”

Ele podia se vingar, mas não o fez, pelo contrário, pegou o recipiente de água e a lança do rei e foi para o outro lado do vale. De lá, começou a gritar: “Saul a quem você persegue? Deus é a minha justiça, não tem por que fazer isso, você persegue uma pulga”. Então, Saul se arrepende, começa a chorar e pede perdão a Davi, deixando-o partir.

Davi venceu Saul com o bem. Ele entendeu que o sustento da vida não está nos homens, nem em possuir bens, dinheiro ou saúde. Ele compreendeu que o sustento da vida estava em Deus e, fazendo essa experiência, ele agiu como bondade.

Só é capaz de agir assim quem faz uma experiência da bondade com o Senhor. Se você não faz essa linda e transformadora experiência, não consegue agir assim. Como é que você vai dar o que não tem? Você não consegue somente Deus é capaz de lhe conceder essa graça.

Hoje somos convidados a fazer a experiência da bondade de Deus, a reconhecer na nossa história as inúmeras vezes que Ele agiu com bondade para conosco e partir desse reconhecimento, ver como Ele tem sido bondoso e paciente. A partir daí, ser paciente e bondoso com o outro.

Temos de administrar a nossa vida de uma maneira sábia. Não podemos nos iludir com as situações que vão nos tirar do sério. Não podemos nos deixar levar pela raiva ou pela falta de paciência. Precisamos permitir que o Espírito Santo nos domine inteiramente, para não pagarmos o mal com o mal.

Ofereça o sacrifício do louvor ao Senhor e lute com as armas do Espírito Santo. Hoje, o mundo pode fazer de tudo para que você minta, murmure ou amaldiçoe, mas você é convidado, pelo Espírito Santo, a ser uma pessoa de louvor.

Isso não é fácil. É um sacrifício de louvor feito na dificuldade, talvez até em lágrimas. É o louvor feito quando você passa por um momento difícil ou vergonhoso, quando é maltratado por alguém ou quando se irrita com uma pessoa. Nessa hora, o seu combate tem de ser diferente, você deve louvar.

Padre Fabrício nos ensina, no livro “Forte na Tribulação”, nas páginas 38 e 39, a respeito da diferença entre esconderijo e refúgio.

Ele fala que, quando nos escondemos e fugimos das tribulações, vivemos como ratinhos que fogem dos gatos por serem mais frágeis. É como viver na mentira para escapar dos problemas, mas isso não é digno de quem segue Cristo. Ele diz, então, que devemos nos refugiar no Senhor para enfrentar as situações com coragem.

Davi vivia essa vida de ratinho, mas fez o salto da fé e se refugiou no Senhor. “Eis que Deus virá em meu auxílio, o Senhor sustenta a minha vida.” Ele dá um basta na vida de fugitivo e busca forças na adversidade. Oferece um sacrifício de louvor a Deus e vai à luta. Entende que seu combate é espiritual e vê além, com um olhar de fé e esperança que desafia o inimigo.

Precisamos ter esse olhar que desafia o inimigo e isso só é possível pela força do Espírito Santo. Vamos pedir-Lhe essa força.

Em vez de você se vingar dos outros, em vez de pedir a Deus que castigue as pessoas que lhe fazem mal, refugie-se n’Ele. Louve ao Senhor. É assim que você vence as batalhas. A justiça vem de Deus, por isso louve-O todos os dias com a certeza de que você vencerá.

Deus abençoe vocês.

Alexandre Oliveira

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.