Sorrindo pra vida - 30/08/2011

O ser humano é incapaz de viver sem amor

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 30 de agosto de 2011.

Ouça

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em I João 4, 16 – 21:

16. E nós, que cremos, reconhecemos o amor que Deus tem para conosco. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele.
17. Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em que tenhamos firme confiança no dia do julgamento; pois tais como é Jesus, somos nós neste mundo.
18. No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo, e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.
19. Nós amamos, porque ele nos amou primeiro.
20. Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê.
21. E este é o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também seu irmão.

“O ser humano é capaz de sobreviver com muito pouco, mas é incapaz de viver sem amor”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Muitas vezes, quando abrimos o coração numa partilha de amor ou num momento de desabafo sofrido acabamos falando que não conseguimos sentir o amor de Deus ou que não somos amados por Ele. E se falamos isso do amor de Deus também o falamos do amor que as pessoas sentem por nós.

Quando uma pessoa declara o seu amor por nós e dizemos que não conseguimos sentir o mesmo, sofremos por isso e também quando não somos amados. Mas a Palavra de Deus hoje revela uma coisa importante que deixamos passar despercebido: quem crê reconhece o amor que o Senhor por nós.

Somente pela fé sentimos o amor, pois para se sentir amado é preciso ter fé. E quem sente o amor de Deus sente-se amado eternamente, porque o Senhor não se cansa de nos amar, Seu amor é eterno, é para sempre.

Você será incapaz de sentir o amor de Deus Pai e o amor de uma pessoa se não tiver fé. Para desfrutar desse sentimento nobre é necessário primeiro acreditar no outro, dar fé a ele. Quem não acredita no amor de uma pessoa ou no amor de Deus é uma maneira de se proteger, se imunizar e não experimentar o amor de uma outra pessoa.

Se você não confia que a outra pessoa lhe quer bem, como vai conseguir experimentar o bem querer dela? A primeira coisa a fazer para que esse amor possa entrar no nosso coração é acreditar. Acredite que Deus o ama, pois essa é uma verdade, Ele lhe quer bem e está a seu favor.

Para que você possa sentir a felicidade que vem deste cuidado do Senhor é preciso primeiro acreditar, pois sem fé não conseguimos nada. Para tirar a essência das coisas é preciso ter fé. Uma pessoa só sente o amor quando tem fé, quando se permite sentir o amor, quando é capaz de acreditar.

Todos nós fomos machucados na nossa vida, e à medida que somos feridos aprendemos a nos defender até de algumas pessoas que não devíamos. Em vez de colher o amor oferecendo flores, colocamos espinhos.

O ser humano é capaz de sobreviver com muito pouco, mas é incapaz de viver sem amor. O amor verdadeiro, sincero, que se traduz em vida, é o alimento para viver bem e em Deus. Esse sentimento é o alimento que humaniza o homem, pois sem amor as pessoas enlouquecem ou se tornam agressivas a fim de serem amadas.

Quem vive no amor, vive em Deus e Deus nele. A Palavra meditada hoje nos desafia a viver o amor. Existem muitas maneiras de amar o próximo, como por exemplo saber conviver com o ex-marido ou ex-esposa, ressaltar as qualidades do ex-companheiro e da ex-companheira para que o filho não seja magoado.

Pague o mal com o bem. Ame principalmente quando alguém o magoar. Essas atitudes permitem que o amor entre em sua casa e em seu coração. Ame e Deus permanecerá dentro da sua casa e de seu coração.

Quem ama zela, age com o coração, se antecipa ao outro, é criativo, ajuda a carregar o fardo do outro e confia mesmo quando o outro erra, porque você não ama ninguém se não aprender a confiar de novo, se não der uma nova oportunidade. O amor se manifesta nas pequenas coisas do dia a dia. É preciso amar depois de ter sofrido e amar ainda mais depois de ter sido amado. Amar sempre vale a pena, nunca é em vão.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone