Sorrindo pra vida - 16/08/2013

O Senhor é o meu Deus

Mensagem da missionária Vera Reis, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 16 de agosto de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Salmo 63.

“Ó Deus, tu és o meu Deus, por ti madrugo.” Davi escreveu esse Salmo quando ainda andava sobre o deserto de Judá. Ele permaneceu lá por volta de sete anos, fugindo de Saul, pois, por inveja, Saul queria matá-lo.

O deserto de Judá era um lugar rochoso, sem vida, sem água. Foi nessas condições, perseguido sem motivo e ameaçado de morte, que Davi escreveu esse lindo Salmo.

“Ó Deus, tu és o meu Deus.” Quando falamos essa expressão, vemos que o “meu” dá sentido de posse, mas ninguém pode possuir o Senhor. Porém, é Ele quem tem posse sobre nós. Essa expressão significa que o Senhor é o nosso dono, nosso Deus, Aquele que pode fazer de nós o que quiser, inclusive nos colocar em situações de perseguição e de sofrimento como fez com Davi.

Nós somos propriedades do Senhor, Ele tem direitos sobre nossa vida. Ele é o nosso Deus e é essa experiência que o salmista nos convida a fazer. Mas nós temos coragem de permitir que Deus se estabeleça como o Senhor da nossa vida? Antes mesmo d’Ele tomar posse da nossa vida, Ele se deixa ser possuído, fazendo morada em nosso coração. Ele não precisa de nós, mas vem, porque nos ama e faz tudo por nossa salvação.

Nós temos um Deus que é conosco e que tem direitos sobre nós, mas nós precisamos nos deixar ser possuídos. Precisamos ser próximos e ter uma intimidade com Ele.

Davi sabia quem era Deus. Apesar de ser perseguido injustamente, de andar pelo deserto sem água e sem comida, de não saber qual seria o seu fim, Ele confiava no Senhor.

Essa é a confiança que você precisa ter no dia de hoje. Se você confia sua vida ao Pai, não precisa ter medo. Davi passava por um momento difícil, mas, por conhecer o Senhor, ele sabia que, na hora certa, o Altíssimo iria intervir na sua vida.

Ter Deus como Senhor da nossa vida é dar a Ele a liberdade de agir como quiser. Esse é um ato de fé que precisa ser renovado todos os dias. De que adianta proclamar: “O Senhor é o meu Deus”, se não O deixamos agir como quer e, na hora da dificuldade, nos desesperamos?

A fé requer oração, mas também atitude. Precisamos ser íntimos do Senhor, confiar n’Ele e nos colocarmos no caminho da busca pela oração. Sejamos como Jesus, rezemos com insistência, busquemos momentos de intimidade com o Pai, empenhemo-nos em criar momentos para estar com Ele, meditar Sua Palavra. Davi fez essa experiência, rezava ao ritmo da vida e buscava ocasiões para estar em intimidade com Deus.

Para que Ele seja o Senhor da nossa vida e possa agir conforme Sua vontade, nós precisamos conhecê-Lo. Quanto mais O conhecermos, mais o amaremos. E quanto mais O amarmos e sermos amados, maior será a liberdade que daremos para Ele agir.

Quem confia no Senhor sabe amar, é feliz e proclama: “Ó Deus, tu és o meu Deus”. Que possamos fazer a mesma experiência de Davi e proclamar: “Ó Deus, tu és o meu Deus e pode fazer comigo o que quiser”.

Hoje, somos convidados a confiar no Deus que é conosco, a esperar confiantes que o socorro virá na hora certa. Vamos rezar e pedir a Jesus a graça de reconhecermos que somos amados por Ele e que nesse amor podemos confiar.

Obrigada, Jesus, por esse amor! De forma livre e consciente dizemos: “Toma posse da minha vida, o Senhor é o meu Deus. Toma posse do que vivo e do que sou. Eu Lhe dou liberdade para agir na minha vida como quiser. O Senhor é o meu Deus”.

Foto: Arquivo/Cancaonova.com

Vera Reis

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.