Sorrindo pra vida - 01/03/2013

O Senhor é o alicerce da nossa vida

Mensagem do padre Fernando Santa Maria, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 1 de março de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 16, 13-20.

“Feliz é aquele que ouve a Palavra de Deus”, afirma padre Fernando.
Foto: Reprodução TVCN

Esse trecho da Palavra está bem no centro do Evangelho de São Mateus, e, nesse tempo em que se encontra a Igreja, nós também precisamos colocar essa Palavra no centro das nossas vidas, e reconhecer que Jesus é o Senhor.

Ele que foi se manifestando aos Apóstolos, ordenou que ninguém dissesse que Ele era o Messias, porque sabia que no coração e na mente deles, havia a expectativa de um Cristo político, puramente humano. Mas, o verdadeiro Cristo era aquele que o Pai enviou, era o próprio Deus, o Messias cumprindo as expectativas do Antigo Testamento.

Jesus Cristo é Deus e por esse motivo Ele verificou perante aos Apóstolos o que diziam a Seu respeito. Os Apóstolos responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas” Ou seja, as pessoas atiravam para todos os lados.

Então, Jesus perguntou: “E vocês, quem dizem que eu sou?” Essa é uma pergunta feita também para você no dia de hoje. Quem é Cristo para você?

Vejam o que Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” Simão era o porta-voz de todos os Apóstolos, ele reconheceu o verdadeiro Deus no verdadeiro homem. Quando Jesus viu o que ele havia respondido, declarou: “Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.”

Pedro foi inspirado por Deus e tinha o coração aberto para as vontades do Senhor. Seu nome, Simão, significava “aquele que escuta”. Ele escutava Cristo e era inspirado por Deus, e por isso Cristo declarou que ele era feliz.

Feliz é aquele que ouve a Palavra de Deus e que trilha o seu caminho nos ensinamentos do Senhor. Nessa manhã, independente do que você esteja passando na sua vida, firme-se nessa verdade, ouça a Deus.

Simão ainda ouve de Cristo qual era sua missão: “Você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu.”

Nós da Igreja estamos vivendo um tempo difícil, de muitas interpretações pessimistas a respeito do Papa emérito, mas vendo a sua última audiência, pudemos ver que ele é um homem humilde, que tomou sua decisão por amor a Cristo e à Igreja. Se ele tivesse pensando nele, talvez não tivesse tomado essa atitude corajosa e de obediência, porque ele poderia ter parado nos julgamentos das pessoas.

Nós somos assim, antes de uma decisão, nós paramos para pensar no que os outros vão falar e não obedecemos a Deus.

O Cristo revela a vontade do Pai para nossa vida, Ele revela quem nós somos. Então, temos que responder corretamente à pergunta: “Quem é Cristo para nós?” Um líder político, não, Ele é muito mais, Ele é o verdadeiro Deus e único homem que pode nos salvar.

Quero partilhar também o trecho de I Coríntios 3,11: “Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo.”, aqui podemos perceber que Jesus Cristo é o alicerce da Igreja e que Ele precisa ser o alicerce da vida de todos nós.

Quem reconhece Jesus como seu fundamento sempre terá amor, luz e consolação em todos os momentos da vida. O verdadeiro cristão confia que o Senhor conduz a sua vida e que Ele nunca o abandona. Ele é Deus e tem o poder de converter nosso coração, basta nos entregarmos a Ele.

Para terminar a reflexão de hoje, cito um trecho das palavras do Papa emérito na Praça de São Pedro: “Queridos amigos, Deus guia a sua Igreja. Sempre a sustenta, mesmo e, sobretudo nos momentos difíceis. Nunca percamos esta visão de fé que é a única visão verdadeira do caminho da Igreja e do mundo. No nosso coração, no coração de cada um de vós, habite sempre a jubilosa certeza de que o Senhor está ao nosso lado, não nos abandona, está perto de nós e nos envolve com o seu amor. Obrigado.”

Nós também agradecemos a ele por nos recordar dessa verdade que liberta de tantas ansiedades e medos. É uma visão de fé que diz respeito a todos, porque Cristo foi enviado para nos salvar.

É este amor que quer nos envolver nessa manhã. Cristo sabe de toda sua vida, Ele conhece cada um dos seus problemas. E, por meio do Espírito Santo, Ele quer lhe apontar uma saída. Confie n’Ele e na Sua misericórdia.

Nós fomos criados à imagem e semelhança do Senhor, e, assim como São Pedro respondeu à pergunta de Cristo, nós somos chamados a responder, quem é Jesus? Nós somos livres para responder e respondemos principalmente na oração.

Pe. Fernando Santa Maria

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.