Sorrindo pra vida - 12/04/2013

O Senhor Deus é a nossa defesa

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 12 de abril de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Salmos 3.

“No momento da ingratidão, que lhe causa dor no coração, confie em Deus”, orienta Alexandre.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Essa Palavra é para você que hoje acordou triste, amargurado e desanimado da vida. Se você vai se deitar, à noite, preocupado, sem conseguir dormir e diz que precisa tomar remédios para adormecer, saiba: “Posso deitar-me, dormir e despertar, pois é o Senhor quem me sustenta.”

Davi, vivendo um contexto de perseguição, compôs essa oração. Ele fugia de seu filho Absalão, que com muita raiva no coração, já não era mais o mesmo. Absalão havia fugido, pois tinha matado seu meio irmão por ter estuprado sua irmã. Quando voltou, ele arquitetou um plano para roubar o trono de Davi.

Davi, então, fugiu. Além de passar por um momento de grande tristeza em sua vida, Davi também foi amaldiçoado. Vivendo tudo isso, ele diz: “Tu porém, Senhor, és o escudo que me protege, és minha honra, aquele que me faz erguer a cabeça.”

Meu irmão, se hoje você está sofrendo perseguições, calúnias, traições ou palavras de maldição, faça como Davi, abandone-se em Deus. Davi, mesmo vivendo um momento de dor, coloca toda sua confiança no Senhor.

No momento da ingratidão, que lhe causa dor no coração, confie em Deus, abandone-se n’Ele. Não desanime diante da prostração. Hoje, é o próprio Deus quem fala para você “Tamo junto”, Eu estou com você e não vou abandoná-lo.

Santo Ambrósio tem um ensinamento para todos que sofrem perseguições de todos os tipos, inclusive por causa da fé e até por gestos de amor: “És testemunha de Cristo, de muitas perseguições, muitos martírios a cada dia. És tentado pelo espírito da luxúria, mas, temendo o futuro juízo de Cristo, julgaste não dever profanar a pureza da mente e do corpo: assim és mártir de Cristo. És tentado pelo espírito de avareza a invadir a propriedade do pequeno, a violar o direito da viúva indefesa; no entanto, pela contemplação dos preceitos celestes, preferiste prestar auxílio em vez de praticar a injustiça. Assim, és testemunha de Cristo. Enfim, Cristo quer assistir tais testemunhas, segundo está escrito: ‘Julgai a casa do órfão e fazei justiça à viúva, E vinde, discutamos’, diz o Senhor. És tentado pelo espírito de soberba, mas ao ver o desamparado e o indigente, com bom coração te compadeceste, amaste mais a humildade do que a arrogância; és testemunha de Cristo. E o que é ainda maior, não deste testemunho só com palavras, mas com atos. Quantos, então, são diariamente em segredo mártires de Cristo e confessam Jesus como Senhor. Conhecia martírio e testemunho fiel de Cristo, o apóstolo que disse: ‘Esta é a nossa glória e o testemunho de nossa consciência.’ Quantos por fora atestaram e por dentro negaram! Não confieis em espírito qualquer, mas por seus frutos. Reconhecei em quem deveis confiar. Portanto, nas perseguições interiores, sê fiel e forte para seres aprovado também nas perseguições públicas. Com efeito, nas íntimas perseguições, há reis, governantes e juízes terríveis pelo poder, tens um exemplo na tentação sofrida pelo Senhor.

Diante da tentação que hoje você sofre de caluniar, amaldiçoar, não faça isso. Assim como Davi, diga: “Tu, porém, Senhor, és o escudo que me protege, és minha honra, aquele que me faz erguer a cabeça.”

Tudo é uma questão de escolha, e Davi fez a sua. Ele poderia amaldiçoar seu filho, mas decidiu não amaldiçoar ninguém que o perseguia; preferiu deitar e dormir no colo de Deus.

Diante das perseguições interiores, se você não for fiel, nas perseguições da fé você também não o será. O treinamento começa agora. Perante um Deus que lhe diz “Tamo junto!”, decida-se a dizer: “Obrigado, meu Deus, hoje eu me decido a abençoar. Amém”.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa: