Sorrindo pra Vida - 23/07/2012

O remédio para o medo e a rejeição é confiança no amor de Deus

Mensagem do Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 23 de julho de 2012

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Provérbios 29, 17-25:
“Corrige teu filho e ele te confortará, e te encherá de prazer. Quando falta a profecia, o povo se corrompe; aquele, porém, que guarda a Lei, será feliz. O servo não pode ser corrigido por palavras: pois entende, mas ousa não atender. Viste alguém precipitado para falar? O ignorante dá mais esperança do que ele. Quem mima o escravo desde criança há de experimentá-lo depois como rebelde. A pessoa irascível provoca brigas; quem facilmente se irrita, mais inclinado está a pecar. A soberba acaba por trazer a humilhação, enquanto quem é sinceramente humilde será glorificado. O cúmplice do ladrão odeia-se a si mesmo: ouve a intimação e não denuncia. O respeito humano arma ciladas; quem espera no SENHOR, porém, será defendido”

“Quando falta a Palavra de Deus, a família se corrompe”, ensina Márcio
Foto: Wesley Almeida

Essa palavra é para todo homem e para toda mulher, pois a Palavra de Deus é prevenção na nossa vida para que, quando o momento chegar, nós estejamos preparados. Então, esse conselho é para quem ainda não tem filho, mas ainda vai ter. “Corrige teu filho”, isso será um bem para você e para essa criança. Se o seu filho está no mau caminho, apele para a consciência dele, a fim de que ele volte do caminho errado que ele tomou. Apelar à consciência é apelar para o coração.

“Quando falta a profecia, o povo se corrompe”. Onde há profecia, vemos milhares de jovens reunidos em adoração. Num mundo onde falta esperança, vemos jovens trazendo a esperança de uma juventude renovada, como aconteceu, nesse final de semana, no Acampamento PHN na Canção Nova. Essa juventude se reúne onde há uma profecia, seja na Canção Nova ou em uma paróquia.

“Aquele, porém, que guarda a Lei, será feliz”. O maior presente que você pode dar a seu filho é a Palavra de Deus, pois ela o acompanhará e o ensinará a ser prudente. Quem não sabe esperar para falar, não foi educado. E isso é muito feio. “Quem facilmente se irrita, mais inclinado está a pecar. A soberba acaba por trazer a humilhação, enquanto quem é sinceramente humilde será glorificado. O cúmplice do ladrão odeia-se a si mesmo: ouve a intimação e não denuncia. O respeito humano arma ciladas; quem espera no Senhor, porém, será defendido”.

Como nos faz mal o respeito humano, o medo! Quantos pais não corrigem os filhos por medo de serem rejeitados, medo de que a criança perca o gosto por eles. Quem assim age, mais tarde se torna escravo dos relacionamentos por causa do medo. O temor do ser humano se torna sempre uma armadilha. Quando nos relacionamos a partir do receio, ficamos amarrados a essa pessoa e dependente do relacionamento. Não é problema eu gostar de alguém e depender dela, como a criança depende dos pais, o problema acontece quando passamos a viver dependendo de alguém que tememos, esperando, a qualquer momento, a frieza e a rejeição. Amor e medo não combinam.

Há pessoas que se casam para sair de casa, porque sentem que a família as rejeita, mas casamento não resolve problema afetivo de ninguém. Matrimônio não é remédio para nossos problemas, porque o coração ferido nos acompanhará aonde formos. Se o seu coração estiver quebrado, até o amor das pessoas doerá em você, qualquer coisa o colocará no chão, até uma brincadeira pode ser tomada como negativa.

Há feridas que tornam as pessoas cegas para o amor que lhes é dado, e essas mesmas feridas lhes servem de “lente de aumento” para tudo o que veem de desagradável. Por isso não consegue perceber as maiores atitudes de amor. A pessoa não tem culpa de estar doente, mas quando está ao seu alcance a chance de ser curado, mas ela rejeita, torna-se culpada.

É preciso buscar oração, senão você sempre viverá se sentindo rejeitado. Há pessoas que passam a vida inteira esperando ser rejeitados. Há feridas que funcionam como se estivesse programada a registar apenas coisas negativas. A pessoa já não consegue ouvir os comentários positivos, os elogios. Só escuta o que é ruim.

Qual é o remédio para tudo isso? É esperar no Senhor que nos traz proteção . O remédio para o medo de ser rejeitado é confiar no amor de Deus. A aceitação gera confiança e esta nos protege emocionalmente, porque é nosso escudo afetivo. Essa confiança acontece quando nos unimos a Deus, Aquele que sempre nos aceita com ternura e não nos recusa diante de nossas deficiências. Com o Pai estamos seguros, com Ele podemos qualquer coisa. O respeito humano arma uma cilada para nós, mas quem espera no Senhor será defendido e curado de todo sentimento de rejeição que carrega no coração. Corrija seu filho e mostre para ele que o relacionamento se contrói com amor.

Quando falta a Palavra de Deus, a família se corrompe.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone