Sorrindo pra vida - 22/10/2013

O louvor a Deus transforma a sua vida

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 22 de outubro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Atos dos Apóstolos 16,25-34.

“Louvar é entender que o Pai é fiel e que estará sempre conosco”, afirma Alexandre.
Foto: Maria Andrea/Arquivo Fotos CN

Meus irmãos, aqui, em Cachoeira Paulista (SP), já estamos no horário de verão e eu, particularmente, gosto muito desse período, porque posso aproveitar mais as tardes com meus filhos. Ontem fez um dia lindo, ensolarado, céu azul; já, na madrugada, choveu muito e hoje o céu amanheceu nublado, com o sol querendo e não querendo sair. 

Eu estou contando isso, porque a Palavra de hoje está da mesma forma. Paulo e Silas estão em uma situação “de um céu cinzento e escuro”, que, de repente, se abre e o sol começa a surgir. Depois de terem sido açoitados, eles foram presos e jogados em um canto escuro, na sujeira da prisão, mas, mesmo assim, à meia-noite, eles louvam e bendizem a Deus.

O louvor era o único recurso que eles tinham, porque eles estavam sujos, sedentos e famintos. Era uma situação em que eles tinham tudo para reclamar, no entanto, eles cantavam hinos de louvor ao Pai. 

Esse louvor transformou a vida deles e nos traz, no dia de hoje, três lições maravilhosas. A primeira é que o louvor transforma o ambiente em que nós estamos. A Palavra diz que, depois do louvor, houve um terremoto que sacudiu os alicerces da prisão.

Talvez hoje a sua casa, o seu ambiente de trabalho ou de estudo, também precisem ser sacudidos. O louvor tem o poder de mudar o ambiente em que você vive, de mudar essa situação de inércia e escuridão que não o deixam ter forças para nada. Louve ao Senhor e a transformação no ambiente em que você vive acontecerá!

O louvor traz uma segunda lição: além de mudar o ambiente em que você vive, ele muda o seu interior, liberta o seu coração de todas as correntes que o prendem. Aquele que louva passa por uma transformação na alma. 

Muitas pessoas hoje estão amarradas à dor, ao ressentimento, à vingança, ao dinheiro e não percebem que estão presas a esses pequenos “fios de náilon” que as ligam ao pecado. Mas, pelo louvor, elas têm o poder de se libertar, de romper com essas amarras. Por isso, tenham disposição para louvar.

A terceira lição que aprendemos com a Palavra de hoje é que o louvor também tem o poder de transformar as pessoas que estão à nossa volta. Quando nos dispomos a louvar e a bendizer a Deus, a conversão acontece nas pessoas com as quais convivemos.

Vejam que aquele carcereiro, que antes havia prendido Paulo e Silas, depois se arrepende e teme por acreditar que os prisioneiros tinham fugido. Mas, ao ver que todos estavam lá, experimenta a conversão e cai aos pés dos dois. Nessa hora, as nuvens se dissipam e o sol aparece. O carcereiro conduziu-os para fora e, no seu coração, houve a disposição para a conversão dele e de toda sua família. Então, Paulo e Silas começaram a anunciar Jesus a todos 

À noite, o mesmo carcereiro cuidou dos ferimentos de Paulo e Silas e foi batizado junto com os seus e, depois, levou-os para um banquete em sua casa. Já não era mais um ambiente de prisão e violência. Agora era tudo festa, porque dois homens se dispuseram a louvar. 

Cada vez que alguém se levanta para louvar a Deus, uma transformação acontece no céu e na Terra. O Catecismo da Igreja Católica fala, no número 2639, que devemos louvar ao Senhor e Lhe dar glória pelo que Ele é, mais do que pelo que Ele faz.

Muitos acham que louvar a Deus é agradecer por coisas ruins que acontecem, mas não é assim, o Senhor não quer que ninguém seja masoquista e agradeça por um sofrimento. Mas que O louvem pelo que Ele é. Que, mesmo em meio a uma tribulação, a pessoa reconheça que o Senhor é fiel e que ela pode contar com Ele a todo o momento.

Louvar é entender que o Pai é fiel e que estará sempre conosco. É reconhecer que Ele é bondoso, misericordioso e nunca nos abandonará. 

Quando você louva, dá ao Senhor o primeiro lugar na sua vida e agrada a Ele. Não se preocupe em agradar às pessoas, seja autêntico, agrade a Deus!

Quero pedir ao Espírito Santo que suscite homens e mulheres de louvor no dia de hoje, para que experimentem a transformação em suas casas. Louvem ao Senhor por aquilo que Ele é e, a partir daí, vocês perceberão a mudança em suas vidas. Mesmo nas coisas mais difíceis, decidam-se pelo louvor e vocês verão as correntes se romperem e o céu se abrir.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.