Sorrindo pra Vida 11/03/2011

O jejum só dá frutos se for regado pela misericórdia

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 11 de março de 2011.

Ouça:

Iniciamos este dia com a oração do Espírito Santo encontrada no Retiro Popular “Peregrinos”, página 17. A Palavra de Deus meditada no dia de hoje está em Isaías 58,1-9a:

1. Grita sem parar com toda a força! Solta a voz como trombeta! Mostra a meu povo os seus crimes, os pecados da casa de Jacó.
2. Dia após dia eles parecem me procurar, seu desejo é conhecer os meus caminhos. Como se fosse gente que pratica a justiça, sem nunca abandonar a lei do seu Deus, eles vêm me pedir as normas da justiça, querem estar sempre junto de Deus.
3. “Por que foi que jejuamos e tu nem olhaste? Nós nos humilhamos totalmente e nem tomaste conhecimento”. Acontece que, mesmo no dia de jejum, só cuidais dos vossos interesses e continuais explorando os trabalhadores.
4. Acontece que jejuais criando caso, brigando e esmurrando. Deixai de jejuar como até agora, para que vossa voz chegue ao Altíssimo.
5. Será este o jejum que eu prefiro, um dia em que a pessoa se humilha: Curvar o pescoço como vara, ou deitar na cinza vestido de luto? É a isso que chamais de jejum, um dia agradável ao SENHOR?
6. Acaso o jejum que eu prefiro não será isto: acabar com a injustiça qual corrente que se arrebenta; acabar com a opressão qual canga que se solta; deixar livres os oprimidos, acabar com toda espécie de imposição?
7. Não será repartir tua comida com quem tem fome? Hospedar na tua casa os pobres sem destino? Vestir uma roupa naquele que encontras nu e jamais tentar te esconder do pobre teu irmão?
8. Aí, então, qual novo amanhecer, vai brilhar a tua luz, e tuas feridas hão de sarar rapidamente. Teus atos de justiça irão à tua frente e a glória do SENHOR te seguirá.
9. E quando o invocares, o SENHOR te atenderá, e ao clamares, ele responderá: “AQUI ESTOU!”

Alexandre Oliveira no programa “Sorrindo pra Vida”
Foto: Wesley Almeida / CN

Deus ordena o profeta Isaías que grite, pois na Quaresma o único grito que precisamos ouvir é o de Deus, o qual acontece quando silenciamos.

Deus quer falar conosco, nos sacudir, quer gritar ao nosso coração. A Palavra hoje é para aquele que se encontra diante de Deus, que quer conhecer os desígnios de Deus. O Senhor nos questiona a respeito do espírito com o qual fazemos o jejum. O nosso jejum é para que nos aproximemos d’Ele e tenhamos intimidade com Ele.

Quando o homem pecou se desencontrou de Deus e o Pai quer que voltemos a caminhar com Ele no Jardim. O primeiro propósito de Deus é que sejamos íntimos d’Ele. Por isso é preciso ter qualidade no jejum. Um jejum feito em vista do outro, pois o fazemos para ser pessoas melhores para o outro, pois o nosso irmão merece o melhor. Precisamos dar às pessoas esperança, atenção, carinho, diálogo. Jamais podemos desprezar nosso irmão.

Muitas mulheres se fecharam ao amor. Mas o coração da mulher foi feito para se abrir e amar o outro. Se você sair de si as feridas de seu coração serão saradas.

.: Assista aos vídeos do programa ‘Sorrindo pra Vida’ desta sexta-feira

Ao invocar o Senhor Ele lhe responderá: “Aqui estou!” Para tudo isso precisamos dar nossa resposta, não caminhar sozinhos, pois Deus está aqui. Só temos este momento, este dia que se chama hoje e é neste dia que precisamos acatar os propósitos de Deus Pai. E o propósito do Senhor hoje é que sejamos íntimos d’Ele.

Capriche, saia de si, vá ao encontro dos outros! Dê às pessoas o que elas precisam. Deus jamais virou as costas para nós! Esse mesmo Deus que nos diz: “Aqui estou!” quer que façamos isso com nossos irmãos. Eu não quero deixar de dar aquilo que é necessário ao meu irmão. O jejum só dá frutos se for regado pela misericórdia.

Alexandre Oliveira

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Clarissa Oliveira

.: Adquira o Retiro Popular 2011 ‘Peregrinos’, escrito por Dom Alberto Taveira

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone