Sorrindo pra Vida - 02/09/2014

O Espírito Santo nos desperta para uma vida nova

Mensagem do padre João Marcos, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 2 de setembro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Atos dos Apóstolos 2,1-4.12-13:
“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se. Todos estavam pasmados e perplexos, e diziam uns aos outros: ‘Que significa isso?’Mas outros caçoavam: ‘Estão bêbados de vinho doce'”.

“Precisamos abrir nosso interior para que ele seja renovado pela ação do Espírito Santo”, afirma padre João Marcos
Foto: Wesley Almeida

A Canção Nova nasceu para levar o povo a se encontrar com Jesus Cristo e a experimentar o batismo no Espírito Santo, para preparar um povo bem disposto para a segunda vinda do Senhor. O batismo no Espírito Santo não é algo próprio da Renovação Carismática Católica, mas é algo da Igreja, que nasceu com os apóstolos no Cenáculo.

Todos nós somos chamados a fazer essa experiência com o Espírito Santo. Recebemos o sacramento do batismo, a Eucaristia e fizemos a crisma. Isso tem dado frutos na nossa vida? Quando recebemos o sacramento do batismo, nos tornamos pertença de Deus para sempre. O Senhor, por intermédio do batismo, nos sela, fazendo morada em nosso coração. O batismo no Espírito Santo produz em nós o homem novo. Contudo, falar que somos batizados e não viver uma renovação no nosso modo de vida é sinal de que não experimentamos a plenitude deste batismo. Muitos dizem ser católicos e vivem cabisbaixos.

Como contagiar os que estão ao nosso redor e proclamar com a vida que Cristo nos transformou? É a graça de Deus que coloca sentido na nossa vida. O Senhor nos dá o caminho para alcançarmos essa graça, no entanto, nós temos que dar os passos e fazer nossa parte. Para isso, o Senhor nos dá os sacramentos, contudo, nós devemos tomar posse deles e vivê-los. O Espírito Santo de Deus é da Igreja, Ele faz morada em nosso coração e traz um sentido novo para nós.

A experiência com o Espírito Santo é diária, não paremos na primeira experiência. Se digo que sou batizado no Espírito Santo e não amo Jesus Cristo, há algo errado. O Paráclito nos leva a amar a Cristo e a dar a vida por Ele. Hoje, se pararmos para pensar, daríamos a nossa vida por Jesus Cristo? Ou precisamos ser rebatizados no Espírito Santo?

Esse mesmo batismo também suscita em nós um novo relacionamento com Deus Pai a fim de experimentarmos do Seu amor e misericórdia. O Paráclito precisa suscitar em nós diariamente o desejo de viver uma vida santa, nova. Para tanto, precisamos abrir nosso interior para que ele seja renovado pela ação do Espírito de Deus. Não podemos mais viver de aparência, dando um contratestemunho de vida nova. Lutemos para corresponder à graça que vem de Deus.

O Santo Espírito suscita em nós o desejo de uma vida nova, o amor pela Palavra de Deus, pela Santa Igreja, pelos sacramentos da Eucaristia e da confissão, e a coragem para dar testemunho até a morte e viver em comunidade. Quando falamos em viver em comunidade, não me refiro simplesmente a comunidades de vida, como a Canção Nova, mas a viver bem com nossos irmãos de grupo de oração, do nosso trabalho.

É o Espírito Santo que prepara nosso coração para a segunda vinda de Jesus Cristo. Nessa experiência da graça somos convidados a pedir diariamente este reavivamento no Espírito Santo Paráclito. Nestes tempos difíceis em que vivemos, peçamos esse reavivamento em nosso coração.

No tempo de eleição, peçamos o auxílio do Espírito de Deus para nos iluminar em quem votar. Porque quem se diz batizado e é a favor do aborto e de leis contra as famílias não experimentou a plenitude do batismo. Quem é católico e clama o batismo precisa dar testemunho de vida. Assim como aconteceu com os apóstolos, que estavam reunidos em Cenáculo, com medo, escondidos, quando foram batizados eles saíram para testemunhar a ressurreição de Cristo, peçamos a graça de um novo derramamento no Espírito Santo. Que hoje aconteça renovação desse batismo em nós.

Padre João Marcos

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva