Sorrindo pra Vida - 15/09/2011

O Espírito Santo nos defende do inimigo de Deus

Mensagem de Eto no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 15 de setembro de 2011.

Ouça

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Salmo 78, 36 – 42:
36. Mas o adulavam com suas palavras e com a língua lhe mentiam;
37. seu coração não era sincero com ele e não eram fiéis à sua aliança.
38. Mas ele, na sua misericórdia, perdoava o pecado e não os destruía. Muitas vezes refreou sua ira e não deixava agir todo o seu furor.
39. Lembrava-se de que eram mortais, um sopro que se vai e não volta.
40. § Quantas vezes se revoltaram contra Ele no deserto e o irritaram na solidão!
41. Recomeçaram a tentar a Deus e ofenderam o Santo de Israel.
42. Não mais se lembraram de seu poder, do dia em que os libertou do opressor.

“A mensagem desta passagem bíblica é para nós lutarmos contra o pecado”, afirma Eto.
Foto: Wesley Almeida

A Palavra de Deus hoje relata o sofrimento do povo de Israel durante sua passagem pelo deserto e da recomendação que eles deveriam ter com o Senhor: permanecer unidos a Deus. Essa recomendação também é útil para nós, pois, muitas vezes, temos atitudes que não são agradáveis a Deus Pai, por isso, O deixamos irritado.

Muitas pessoas apenas exteriorizam ser de Deus, adoram e louvam ao Senhor de maneira fria e sem sentimento; essas atitudes mentirosas desagradam a Deus. Quem não acredita em Deus, mente para si e para os homens.

As pessoas que participam de encontros religiosos ou grupos de oração, mas não se entregam verdadeiramente a Deus, querem apenas apresentar um “status” na sociedade. O Senhor espera de nós atitudes verdadeiras para com Ele.

É muito fácil dizer que adoramos e amamos a Deus, mas ao terminar de falar tais palavras, a mentira se faz presente pelos pecados que possuímos. A mensagem desta passagem bíblica é para nós lutarmos contra o pecado.

O pecado nasce em nossos pensamentos, passa pelo coração e é concluído com uma ação pecaminosa. Tomemos cuidado para não cair nessa armadilha do diabo, para não passar por nenhum desses estágios do pecado. Quando percebermos que pecamos, devemos buscar socorro em Deus.

A primeira coisa que o Senhor fez pela humanidade foi estabelecer uma aliança, um compromisso com ela. Nós não temos objeto nenhum que mostre essa aliança com Deus, porque o que nos une ao Senhor é o Espírito Santo presente no meio de nós.

Você tem que fazer a aliança dia a dia com o Espírito Santo, que mora em seu interior, para não cair nas armadilhas do pecado. A nossa defesa contra o inimigo de Deus é o Espírito Santo, que habita em nós.

Nós não podemos pensar no que fizemos ontem e no que faremos amanhã, pois a luta contra o pecado ocorre no presente, no hoje. Devemos viver concretamente o “PHN”, o “Por hoje Não” ao pecado.

O pecado precisa ser destruído dentro de nós, pois somente a vontade de Deus deve prevalecer em nossa vida e em nossas atitudes.

Eto

Cofundador da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone