Sorrindo pra vida - 04/05/2011

O Espírito Santo nos capacita para fazermos o que é exigente

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, nesta quarta, dia 4 de maio de 2011.

Ouça:

OBS.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Atos 9, 10-22.

“Quando alguém tem o Espírito Santo tem unção em tudo o que faz”, ensina Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida/CN

O que acontece com uma pessoa depois que ela tem um encontro pessoal com Jesus? Saulo era um homem bom, honesto, religioso, procurava em tudo fazer a vontade de Deus, mesmo perseguindo os cristãos; na verdade, ao fazer isso queria agradar a Deus. Mas o que mudou na vida de Paulo [depois de encontrar o Senhor]? Mudou sua forma de ver a vida. Seu encontro com Jesus aconteceu no momento em que falava com Ananias, foi um encontro que entrou no seu coração.

Diante das situações pensamos: “O que eu posso fazer diante dessa pessoa tão necessitada da graça de Deus?” Muitas vezes, desanimados por essa ideia ficamos à espera de um padre ou de alguém mais santo que nós. Mas a coisa não funciona assim, o foco não está no ser humano, quem faz a obra é Deus.

Quem era Ananias? Não sabemos. Ele era alguém que já tinha recebido o Evangelho, mas não era sacerdote, era somente um homem atento à voz de Deus e O obedecia. O que ele [Ananias] estava fazendo quando o Senhor lhe apareceu numa visão? Estava rezando. Paulo também estava rezando, a isso a Igreja chama de: “Comunhão dos santos”.

Saulo e Ananias eram pessoas que já buscavam viver a santidade na sua vida, por isso entraram em comunhão. A santidade é para todos nós. Olhemos para os santos que fizeram a vontade de Deus, que estão vivos diante de Deus, como João Paulo II, Francisco de Assis e tantos outros. Quando rezamos entramos em comunhão com Deus e, assim, vivemos a comunhão dos santos, com aqueles que já estão diante de Deus em eterna oração.

Deus enviou Ananias não somente com palavas, mas com Sua unção, com a força d’Ele. Ele foi curar Saulo de uma experiência traumática, pois este se sentiu perdido, não sabia mais para onde se encaminhar, pois acreditava que tudo o que fazia era bom, mas, de repente, ele viu que tudo que parecia bom não o era.

Mas Deus, que pôs os olhos sobre ele, enviou alguém, um leigo, para ajudá-lo, porém, cheio de Deus. Saulo faz a experiência de ter seu corpo curado, pois quando o Senhor nos toca até o nosso corpo muda. Quem viveu essa experiência de pedir a ação do Senhor, sabe que até o corpo muda, que com o Espírito Santo coisas que achávamos que antes não conseguíamos fazer já as fazemos. Nossa resistência em lutar pelo bem, em lutar pelas pessoas, em nos esmerar até por uma causa social, tudo por Jesus. De onde essa pessoa tira essa força? O Espírito Santo. Ele transforma as pessoas.

No nosso batismo nos tornamos templos de Deus. O que aconteceria, então, na efusão do Espírito Santo, que é patrimônio da Igreja e que acontece com todos os cristãos? Começamos a estar de um modo novo dentro de nós. É uma mudança tão radical, que Saulo até muda de nome: torna-se Paulo. Deus lhe deu uma força, uma santidade, a ponto de Paulo dizer: “Posso tudo naquele que me fortalece!” Não agia mais pela força da carne, abandonou a violência, lutava pela força do Espírito Santo, seus valores haviam mudado, sua maneira de falar, de agir, a forma como enfrentava as dificuldades.

Quando o Espírito Santo vem sobre alguém, a graça é posta sobre a vida dessa pessoa. Para fazer as coisas de Deus não basta uma simples inspiração humana, é preciso haver unção; e só Deus pode ungir alguém.

O Espírito Santo nos capacita para fazer coisas exigentes, para que cumpramos a vontade de Deus. O Altíssimo nos capacita para enfrentar aquilo que é dificil e exigente. Há um jeito de tornar seu fardo leve: clame a Deus, mergulhe na Sua presença. Entregue-se inteiramente ao Senhor. Mergulhar em Deus, no mar da Sua Misericórdia, que se chama Espírito Santo. Sua maneira de rezar vai mudar. Mesmo que venham as tribulações e as dificuldades, com o coração cheio do Espírito Santo, as tribulações não podem derrubá-lo, pois o Espírito Santo o consola e lhe dá a Sua força.

Por fim é algo a receber, mas é algo também a levar. Assumamos a nossa responsabilidade como filhos de Deus. Somos frutos da evangelização de Paulo, comuniquemos nós também o Espírito Santo.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no Youtube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone