Sorrindo pra Vida - 28/11/2011

O esforço em fazer o bem nos protege do mal

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 28 de novembro de 2011.

Ouça

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em I Pedro 3, 13-18.

“Sem Deus não podemos fazer nada de bom”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Louvado seja Deus por ouvirmos esta passagem bíblica, pois poderíamos começar a semana de outra maneira, mas escolhemos começar com a oração. A Palavra de Deus nos ensina que, quando nos esforçarmos em fazer o bem, não nos desviando do caminho certo, ninguém poderá nos fazer mal.

Não tenhamos medo de quem nos ameaça, intimida e perturba por fazermos o correto. Quando isso nos acontecer ou nos sentirmos tentados a nos desviar do caminho certo por medo, voltemos ao nosso coração e declaremos o nome do Senhor, pois é Ele quem nos guia e fortalece.

Estejamos prontos para testemunhar que somos diferentes porque somos de Jesus Cristo. Nossos lábios precisam proferir que somos diferentes porque escolhemos ser de Deus. Não para sermos melhores do que os outros, mas porque decidimos obedecer ao Senhor e “apostar as nossas fichas” no bem.

E a Palavra de Deus nos aconselha que, ao falarmos que somos pessoas de Deus, devemos fazê-lo com mansidão, respeito e com boa consciência, porque não temos o direito de agredir o próximo por este ter uma religião diferente ou não ter feito a mesma escolha nossa. Uma pessoa que não tem confiança no que acredita tem atitudes violentas ao tentar forçar o outro a ter a mesma crença.

Se alguém vier a se confrontar com as razões pelas quais acreditamos em Deus, devemos responder-lhe com mansidão e respeito e nos espelhar em Jesus, que sempre foi manso com aqueles que não tinham uma religião ou eram pecadores. A falta de educação não traz ninguém para Deus.

A salvação que professamos e que levamos ao outro – pelo anúncio da Boa Nova – não pode ser para o beneficio próprio e, sim, para o beneficio do próximo, para que este seja salvo por Jesus. Isso é fazer o bem ao próximo.

Nós temos a possibilidade de optar entre fazer o bem ou mal. O esforço de fazer o bem nos protege do mal. Essa é a mensagem de Deus para nós, o esforço em fazer o bem nos protege contra todos os males, mas precisamos nos esforçar. O nosso mérito está em nosso esforço de praticar o bem.

Sem Deus não podemos fazer nada de bom. Fazer o bem é divino, mas o esforço precisa ser humano, esta é a nossa parte e o que nos torna merecedores de alcançar a graça de Deus. Ousemos e arrisquemo-nos em fazer o bem, em ser bons porque quando tentamos, firmamos a nossa vontade de fazer o bem.

A nossa salvação está na luta contra os nossos vícios, e é nessa luta que Deus nos liberta. A Palavra de Deus nos diz que só existe um tipo de felicidade: aquela que vem da liberdade. E ser livre é não se deixar dominar pelo que é mau; isso nos traz felicidade.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone