Sorrindo pra vida - 15/08/2011

O bom fruto nasce do bom coração

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 15 de agosto de 2011.

Ouça

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Lucas 6, 43 – 49:

43. Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons.
44. Cada árvore se reconhece pelo seu fruto. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de urtigas.
45. Quem é bom tira coisas boas do tesouro do seu coração, que é bom; mas quem é mau tira coisas más do seu tesouro, que é mau. Pois a boca fala daquilo de que o coração está cheio. “
46. Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que vos digo?
47. Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática.
48. É semelhante a alguém que, para construir uma casa, cavou fundo e firmou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a correnteza atingiu a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída.
49. Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a alguém que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A correnteza atingiu a casa, e ela, imediatamente, desabou e ficou totalmente destruída”.

“Precisamos ter pensamentos que nos façam ver o lado bom das coisas e da vida”, ensina Márcio
Foto: Wesley Almeida

Hoje a Palavra de Deus constata a verdade a respeito das leis da vida, pois, por intermédio do exemplo que Jesus usou, é possível entendermos como as coisas estão ligadas entre si. Seria possível uma árvore boa dar frutos ruins ou uma árvore ruim dar bons frutos? Não.

Assim como não é possível acontecer tais exemplos, não é possível dar bons frutos espirituais se o coração estiver cheio de coisas ruins, pois somente um coração cheio do Espírito Santo é capaz de produzir bons frutos.

Um coração bom é capaz de pronunciar palavras boas. Muitas vezes conhecemos os valores e a forma de pensar de uma pessoa quando ela se pronuncia a respeito de determinado assunto, pois é falando que a pessoa se revela nas parcerias, nos negócios, no momento novo que está vivendo e que envolve outras pessoas.

Nós conhecemos melhor uma pessoa quando a provocamos a falar sobre algo, pois dessa forma ela se compromete e fala daquilo que o coração está cheio. Ao passo que quando alguém está inquieto, impaciente, preocupado, nós já conseguimos imaginar o que vai sair de sua boca.

As palavras comunicam o espírito da pessoa, então, se você estiver inquieto transmitirá esse sentimento para as pessoas ao seu redor e o mesmo acontecerá com os sentimentos bons.

Quando você procura se abastecer em Deus devido aos inúmeros desafios, problemas e dificuldades vividos, não deixando esses sentimentos chegarem ao seu coração, você não perde sua paz, nem sua fé e a esperança.

Diante das tribulações ofereça sempre aquilo que tiver de melhor em você, mesmo que a vida tente esmagá-lo com problemas. Aprenda com a sabedoria da natureza da cana-de-açúcar, que, mesmo sendo esmagada, produz um caldo adocicado e bom.

Na Palavra de Deus meditada hoje, Jesus ensina que é preciso ter um coração bom para sair coisas boas dele, somente um coração assim possuirá uma árvore boa com bons frutos. As coisas ruins provocam cicatrizes que jamais deixarão de existir, por isso é preciso pedir que o Espírito Santo nos purifique todos os dias.

A maneira de encher seu coração de bondade é fazer o bem nas pequenas coisas, como uma jarra que se enche com uma goteira. A vida e o mundo podem se tornar um paraíso quando vivemos ao lado de Deus; com o Senhor até as dificuldades servirão para que experimentemos um bem maior.

Precisamos ter pensamentos que nos façam ver o lado bom das coisas e da vida, mas é preciso querer, pois a pessoa que quer o bem é cheia de bondade. Se cultivar o bem em seu interior, você será liberto de muitas coisas que o oprimem, como os vícios e os pecados.

Lute para o seu coração ser melhor; para isso una-se a Deus pela oração. É assim que você vai derrotar o mal, é pelo coração.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone