Sorrindo pra vida - 09/11/2012

O amor verdadeiro é traduzido em gestos concretos

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 9 de novembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em I São João 3, 18-24.

“O homem de bem e cheio de Deus é aquele que ama”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

“Filhinhos, não amemos só com palavras, mas com ações e de verdade!” De que adianta as suas palavras serem carinhosas se elas não geram vida? As palavras doces nem sempre são alimento e, às vezes, são piores quando, por trás delas, existe uma má intenção.

Não ame só de boca. Como é triste ver uma pessoa falar que ama, mas nunca ter tomado uma atitude que comprovasse isso! É verdadeiramente contraditório, pois se é para amar que seja com ações e de verdade.

Diz a Palavra: “Aí está o critério para saber que somos da verdade; e com isto tranquilizaremos na presença dele o nosso coração.” Devemos amar com ações e na verdade para termos a certeza de que somos de Deus. O que nos define, que nos faz ser da verdade e que nos tranquiliza é amar. O amor traz paz ao coração triste e define cada um de nós.

Quando dizemos que uma pessoa tem caráter, dizemos que ela tem boas qualidades, que é uma pessoa de bem e o seu coração está cheio de amor, demonstrado com palavras e gestos.

O amor é feito de gestos concretos, de amizade, de carinho. Às vezes, nós vemos o amor como atos de heroísmo, mas são nas delicadezas do dia a dia que descobrimos quem ama de verdade, e as separamos de quem não ama por meio das ações.

A pessoa que ama vai ao encontro do amado, pede perdão, toma a iniciativa, vence o orgulho e a fraqueza. E ele é o mais beneficiado da história, porque o seu coração se enche de coisas boas e de Deus. Se você quer agir sempre cheio do Espírito Santo, ponha amor em tudo o que for fazer.

O homem de bem e cheio de Deus é aquele que ama. A pessoa que não ama se fecha para o amor e se torna egoísta, porque se isola e tudo é só para ela. Ninguém consegue viver com uma pessoa assim.

Pior do que o isolamento é a pessoa se fechar para o amor, porque ela não consegue reconhecer e receber o amor dos outros. É um círculo vicioso, ela não ama, porque não se sente amada e, por não se sentir amada, ela não ama. E assim segue até a pessoa ficar totalmente abalada interiormente. O amor é vital na vida do ser humano, não é um luxo, é necessidade. É ele quem nos salva.

Quando a pessoa se fecha para o amor, logo percebemos as características do egoísmo, porque quem não se sente amada é possessiva. Se você quer um critério para saber se uma pessoa não é amada, basta reparar se ela é possessiva, quer tudo para si: pessoas e coisas. Tudo gira em torno dela, porque, uma vez que ela não se sente amada, existe um vazio dentro dela que precisa ser preenchido. No entanto, é uma armadilha, pois ela se torna escrava dos apegos e sofre muito com isso. Parece que o amor que ela recebe não é suficiente. Nada nesse mundo é nosso. O amor nos leva a possuir e ser possuídos, mas não do jeito que o egoísta quer.

A pessoa que perdeu a fé no amor vive em uma prisão afetiva. É muito comum ouvirmos uma pessoa dizer que nenhum homem ou nenhuma mulher prestam por causa das feridas do passado. O que acontece é que o coração dela já igualou todo mundo, a sua desconfiança não deixa que ela confie em mais ninguém e ela não acredita que outras possam amá-la. A pessoa sente-se até culpada por não saber amar. O amor é um exercício diário.

As palavras reforçam os gestos e os gestos reforçam as palavras. Se você não demonstra amor com medo de ser rejeitado, nunca vai saber se é amado.

O caminho para vencermos “a fome” de possuir o outro passa por aceitarmos que somos amados, principalmente por Deus. Quando aceitamos isso, paramos de querer o outro como propriedade e já não temos medo de perder as pessoas, porque o amor de Deus nos faz sentirmos dignos de amor.

Deus ama você e lhe quis nesse mundo desde sempre. Você é motivo de alegria para as pessoas, é um dom de Deus. Descubra o seu lado bom e os dons que você tem.

O homem sábio sabe que amar faz feliz e por isso ama. Eu sou da verdade e você também. Encha-se de amor e afaste de si tudo que é triste. Hoje é dia de alegria, viva o amor de Deus e todas as coisas lhe serão dadas.

Uma vez perguntaram a um sábio oriental o que era ciência e ele respondeu que a verdadeira ciência era conhecer as pessoas. Aí, perguntaram o que era virtude e ele respondeu que virtude era amar as pessoas.

A ciência que vale a pena é conhecer quem está do seu lado e a verdadeira virtude é amar as pessoas. Lute para que nada toque na certeza que Deus lhe ama e que, no seu coração, tem muito amor. Deus abençoe você!

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.