Sorrindo pra vida - 25/10/2012

O amor nos leva ao cuidado com o próximo

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 25 de outubro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Eclesiástico 5, 12-17.

“O verdadeiro conhecimento traz felicidade, é bondoso, generoso e constrói a paz”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Seja firme na sua convicção, para que o coração não tenha duplicidade. A Palavra nos ensina que devemos ter um coração reto, que não muda de acordo com a conveniência das circunstâncias.

Ter um coração reto significa ser íntegro inteiro naquilo que faz, é não ter duplicidade ou falsidade no coração. É difícil trabalhar com pessoas falsas, que tem duas posições a respeito de uma situação, até para Deus é difícil lidar com uma pessoa assim, por isso que Jesus nos diz “Seja quente, ou seja frio, porque o morno é vomitado.” A pessoa que é decididamente fria, quando é tocada por Deus pode viver uma conversão verdadeira. E a pessoa que está no calor do amor de Deus, a cada dia se alimenta mais desse amor, mas o coração morno é difícil de ser trabalhado, porque ele acha que já se converteu, mas não se converteu.

Por isso, seja firme na sua convicção, na sua fé. Seja verdadeiro, não aja contra os seus princípios, tenha caráter. Seja também disponível, zeloso ao escutar. Ouça a palavra para compreender, mas seja lento ao responder. Responda apenas se você tiver conhecimento da situação, se não tiver, ponha a mão na boca para não ser surpreendido por uma palavra que o envergonhe.

As palavras que entram pelo seu ouvido não podem lhe impressionar, pois elas não garantem uma verdade. E, ao mesmo tempo em que você não deve se impressionar, não deve caluniar o outro para não sofrer as conseqüências do que você disse.

A pessoa que se dispõe a roubar o dinheiro, a oportunidade, a boa fama, o tempo das pessoas, tem como herança dessa atitude a vergonha. Aquele que tem a língua dupla, que mente e calunia tem como recompensa a má fama. E, para o boateiro só resta o ódio, a inimizade e a injúria.

Mas, a Palavra de Deus aponta outra direção para sermos felizes e que só é possível na presença de Deus. Devemos ser compreensivos com aqueles que erram e sempre fazer o bem. Precisamos nos firmar na verdade e buscar conhecimentos que nos ajudem a ser justos.

O verdadeiro conhecimento traz felicidade, é bondoso, generoso e constrói a paz. Precisamos buscar esses conhecimentos verdadeiros para nos tornarmos pessoas melhores. Quantas pessoas podem, nesse momento, estar precisando de uma palavra amiga ou de um ouvido para desabafar? Como é bom ter com quem contar e estar junto das pessoas que nos ajudam.

Quando se fala em palavras, é preciso cuidado ao falar para não correr o risco de seguir os maus exemplos, pois onde há palavras boas também há palavras ruins. Quando você ouvir uma calunia, imediatamente faça-a desaparecer, pois quem tem Deus no coração não pode compactuar com isso. Deus o fez para promover o bem com a sua língua.

Se uma pessoa que convive com você fez algo de ruim, será uma caridade aconselhá-la. Se você não tem coragem, então também não tem o direito de julgá-la por suas atitudes. Em vez disso, peça ao Espírito Santo sabedoria para falar com a pessoa. A sua convicção é para promover o bem, a começar pelas palavras.

Peça a Deus a purificação dos seus ouvidos e lábios para palavras maledicentes. Não dê atenção a pessoas que falam mal dos outros e bem de você, porque a hora em que você não estiver presente, com certeza ela falará mal de você.

Mas, pede a Palavra de Deus: “Sê prestimoso para ouvir a palavra, a fim de entendê-la, e lento para dar a resposta.” Você deve se disponibilizar para ouvir e entender o que está acontecendo com o outro e ser calmo para dar-lhe resposta. Ouça com amor e atenção, e pense no que vai responder. Se compreender o que foi falado, responda com calma, caso contrário ponha a mão na boca para não ser surpreendido. Isso é cuidado para não pecar pela palavra.

A dica pra não cair na injustiça é ser pronto e paciente para ouvir. O maior presente que você pode dar a uma pessoa é uma atenção cheia de respeito e amor, porque dar atenção é fazer o outro se sentir importante na hora em que ele mais precisa.

Em uma amizade, as qualidades mais exigidas são, o ouvido que escuta atento para acolher o que é dito e a palavra que cura. Todos esperam que o amigo tenha um ouvido aberto para escutar e palavras bondosas para oferecer. O único jeito de se levar paz a um coração angustiado é com atenção. Se você quer ser feliz e quer que outras pessoas sejam felizes, então seja atencioso no ouvido e meigo ao falar.

A Sagrada Escritura diz que a língua pode nos levar à ruína, mas se tivermos os ouvidos atentos e palavras carinhosas até o mais frio coração se aquecerá. Que Deus possa nos dar essa graça, de termos atenção ao ouvir e bondade ao falar.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.