Sorrindo pra Vida 26/04/2010

O amor é o remédio para as nossas feridas

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta segunda-feira-feira, dia 26 de abril de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Romanos 13,8-14..

Paula Guimarães e Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Quando a Palavra de Deus fala da vida carnal, ela está dizendo de uma vida vivida na animalidade, sem inteligência, para separar o que é bom do que é mau; é a pessoa que se deixa levar pelos instintos. Desejos todos nós temos, desejos que passam pela nossa carne e que são bons, mas quando São Paulo fala de atender a paixões da vida carnal, é a pessoa que se entregou sem freios a uma vida na carne. E esta passagem bíblica fala também que quem é de Cristo não pode enganar, mentir e ficar devendo algo a alguém.

Deus está mais perto de nós hoje, porque Ele percebe que a nossa necessidade é ainda maior hoje do que ontem. O Senhor vem ao nosso encontro para nos socorrer e está mais perto do que quando começamos a nossa caminhada com Ele, também porque crescemos em intimidade com Ele. A Sagrada Escritura nos diz algo de que não podemos nos esquecer: “O meu povo se perde por falta de conhecimento”. Quantas vezes nós nos perdemos porque nos faltava conhecimento. Por essa razão nós que estamos na Igreja e que somos de Jesus temos a obrigação de partilhar com o próximo os tesouros descobertos por nós junto de Deus.

Nós somos, dia após dia, sustentados pela paciência divina, que quer a nossa salvação. Nós somos peregrinos neste mundo, pois estamos de passagem. O povo de Deus é um povo que está sempre a caminho e não se apega a nada, por isso os cristãos eram conhecidos como “aqueles que seguiam o caminho”. Eles sabiam e proclamavam que eram peregrinos, que tinham tomado a cruz e estavam no encalço de Jesus.

Quando nós estamos a caminho não levamos coisas em demasia, levamos apenas o necessário. Porque quem vai carregá-las somos nós. Nesta vida aquilo que você ajunta é você quem carrega, algumas responsabilidades são necessárias, por isso não podemos abrir mão delas. Mas o que fazemos, muitas vezes, é que assumimos responsabilidades que não são nossas e sofremos por isso. Como se pode ser feliz desse jeito?

É preciso nos despojarmos das obras das trevas; não tem nada pior que ser flagrado fazendo algo errado, mentido… Que coisa triste! E a Palavra nos exorta a nos livrarmos disso porque a noite está passando e a luz do novo dia já nos faz enxergar o que não éramos capazes de ver. Quando recebemos o Espírito Santo, uma das coisas que Ele faz conosco é abrir os nossos olhos.

Então vamos viver decentemente. Nada de gula, porque quem não controla a sua boca, não controla mais nada. É preciso fechar a boca para não comer e não falar o que não presta, é preciso um zíper na boca e nada de gulodice, bebedeira, orgia, imoralidades, contendas e rivalidades. Se você fizer isso, então você poderá obedecer ao que Deus lhe pede e, com a ajuda do Espírito Santo, reassumir o controle da sua vida.

Não podemos nos deixar governar pelo mal. Quantas coisas na nossa vida precisam ser curadas e a Palavra de Deus nos ensina como fazê-lo: O amor é o remédio para todos esses males. Como é que eu curo a gulodice? Amando. A pessoa é gulosa porque ainda não se ama e todos os nossos desequilíbrios no comer, e nas demais coisas, é a manifestação do pouco amor que temos por nós. É porque não aprendemos a nos amar e nos aceitar. A comida e a bebida não são remédios. A bebida nos põe num sono de morte.

Se nós não nos amamos como vamos amar o outro!? O amor é o remédio para todos os nossos vícios e maldades, pois quem ama está livre do pecado. Esse mal não tem força sobre aquele que fez de sua vida uma vida pautada no amor. Até os nossos pecados são sepultados pelo amor. A Palavra de Deus diz que o amor cobre uma multidão de pecados. Primeiro, porque o amor impede que o pecado aconteça, segundo porque o amor tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta. Quando eu amo uma pessoa eu sepulto os pecados dela e a ajudo a sair deles, porque o amor é mais forte do que a morte.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Célia Grego

.: Confira outros programas Sorrindo pra Vida

.: Saiba mais sobre o missionário Márcio Mendes

.: Blog do Márcio Mendes

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Adquira a coleção “Dons do Espírito” escrita por Márcio Mendes

.: Saiba mais sobre o DVD do Sorrindo pra Vida com o Eto

.: Revista Canção Nova de Abril de 2010