Façamos a experiência do amor e do perdão diariamente em nossos relacionamentos
Márcio Mendes, nesta sexta-feira, dia 20 de maio de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, medita sobre a convivência fraterna. Dobremos nosso mau humor e aspereza, para que haja ternura em nosso coração, em nossa maneira de falar e tratar aqueles que estão ao nosso lado.
.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida
A palavra para reflexão está em São Mateus 18, 19-20:
“Eu vos digo mais isto: se dois de vós estiverem de acordo, na terra, sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai que está nos céus o concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles.”
Quando os corações estão em harmonia, em comum acordo, o Senhor está em nosso meio. Se tivermos carinho e zelo pelas pessoas, uniremos nossos corações. Como é bom cuidar e sermos cuidados pelas pessoas!
Chega de aspereza!
Não tratemos as pessoas com rispidez. Como é triste vermos pessoas que querem “crescer” em cima do outro, rebaixando ou menosprezando nosso próximo. Às vezes não percebemos que agredimos o outro no modo de falar! Policiemos a forma com que temos tratado as pessoas.
Somos nós quem aproximamos ou afastamos as pessoas de nós! O que temos sido para as pessoas: atraentes ou repelentes? Atrair os outros é um aprendizado. Como temos tratado as pessoas? Como temos demonstrado nosso amor?
São nas pequenas coisas que expressamos amor
Talvez pela rotina não tenhamos o hábito de fazer pequenas coisas que fazem a diferença na vida do outro. Pra entrar no coração do outro é preciso criar um ambiente adequado, ou seja, é preciso dar amor para recebê-lo.
Como é bom termos ao nosso lado pessoas que nos amam. A ternura e misericórdia de Deus sempre são expressas por meio das pessoas. Como Deus nos socorre, nos abraça, nos acode, nos provê o necessário? Por meio das pessoas, movendo a generosidade em seus corações.
Conselho aos casais
Entendam que para se unir no corpo é preciso se unir no coração. E como nos unimos no coração? Pelo diálogo! O verdadeiro diálogo só acontece se colocamos Jesus no meio. Se quisermos entrar no coração de nosso (a) esposo (a), só o conseguimos por meio do diálogo. Homem e mulheres são diferentes, tanto fisicamente quanto na maneira de pensar. É preciso saber ouvir e compreender o pensamento do outro.
Leia também:
:. Seis passos para melhorar o diálogo no relacionamento
Por que é importante nos calarmos para o outro falar?
Não somente para que não haja barulho, mas sim para que a outra parte perceba que tem alguém que o escuta.
Quando conversamos e dialogamos, descobrimos o que o outro sente e pensa, e assim, conseguiremos entrar em comum acordo. Se tratarmos com carinho e amor, a aspereza acaba, pois ninguém consegue resistir à ternura.
Como é bom ter ao nosso lado pessoas que nos façam rir e nos tragam alegria. Casal que não sabe brincar é mestre em brigar. O sacramento do matrimônio tem de ser um sacramento de alegria!
Deus quer renovar os projetos matrimoniais, mas pra isso temos de pedir e dar perdão. Ele quer renovar laços de amizades. Ninguém nasceu para viver sozinho! Que entre irmãos, amigos, pais e filhos, casais, prevaleça o amor e o perdão!
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Ariele Silva