Sorrindo pra vida - 12/06/2014

O amor é a alegria do nosso coração

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 12 de junho de 2014.

Em virtude de problemas técnicos, hoje, excepcionalmente, não disponibilizaremos o áudio do “Sorrindo pra Vida”.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Eclesiástico 22,19-32:

“Quem tem alguém para amar, tem alegria para desfrutar”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

O coração que está firmado na verdade não se abala. Aquele que fere o olho faz correr lágrimas! Quem faz correr lágrimas daquele que ama só o afasta. Uma amizade é desfeita quando há grito, censura, raiva e dureza de coração.

Como festejar o Dia dos Namorados se você não estiver bem com a pessoa que ama? A Palavra de Deus vem nos dizer que ainda que lançada duras palavras sobre você, não se desespere, porque o retorno é possível. A reconciliação acontece se colocarmos Deus à frente. Mesmo que tenham sido proferidas palavras amargas, ainda há tempo de se reconciliar. Gritaria só expõe nossa intimidade aos outros. Ninguém precisa saber o que acontece dentro da casa da nossa casa.

Guarde a fidelidade. Um relacionamento se torna duradouro quando ela existe. Seja fiel; assim, na hora que você precisar, a pessoa que você ama e respeita estará ao seu lado.

Não amaldiçoe seu relacionamento, não se esconda daquele que você ama. O amor é a alegria do nosso coração. Quem ama é forte. A mãe que ama seu filho faz de tudo para protegê-lo. O homem que, de verdade, ama sua mulher, atravessa o mundo por ela. A mulher que ama o homem é capaz de fazer inúmeros sacrifícios por ele. O amor é a força da nossa alma e a alegria do nosso coração. Quem tem alguém para amar tem alegria para desfrutar.

Da mesma forma que uma boa amizade nos fortalece, a discórdia nos enfraquece. Adoecemos no físico, ainda mais quando isso ocorre com alguém que amamos. Quem fere o coração expulsa dele a amizade. Quando o relacionamento começa a ser pautado por ameaças, com desprezo e indiferenças, a amizade é expulsa.

Pensamos: “Por que o amor acabou?”. Muitas vezes, ele acaba por causa de nossos pequenos desvios, das pequenas situações que trazem desvios ao relacionamento como deslealdade, infidelidade e falta de carinho. Gritar com quem se ama só distancia o coração. Sempre explodimos com aquele com quem temos liberdade.

Ainda que você tenha ofendido e machucado seu amigo, esposa ou marido, não se desespere, é possível resgatar o coração dele (a). Existe um caminho de regresso. Coloque no coração da pessoa a esperança de que as coisas vão mudar. Você precisa mudar, porque senão a pessoa vai embora outra vez. É preciso trazer saúde ao seu relacionamento. Comece por suas palavras. A agressão psicológica machuca tanto ou até mais que a agressão física.

Se houver mudança, há esperança. Que Deus nos dê amigos nos tempos difíceis.

Devemos saber separar as coisas. Morremos de vergonha pelos atos de nossos amigos, filhos, marido e esposa. O erro daquele que amamos é dele, não seu. Não se guie pelo que as pessoas pensam ou acham que é certo ou errado.

Diferenças sempre vão existir, mas o amor supera as barreiras. Acolha aqueles que você ama mesmo quando eles erram. Nas coisas do amor, é preciso seguir o coração. Responda com o amor, ele faz com que não tenhamos medo de acolher nosso amigo. A amizade é para ser suporte para o outro quando estamos fracos.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva