Sorrindo pra vida - 20/04/2011

O amor desperta dentro de nós forças que desconhecemos

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 20 de abril de 2011.

Ouça:

A Palavra meditada hoje está em João 20, 19-23, 30-31:

19 .Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos, com as portas fechadas por medo dos judeus. Jesus entrou e pôs-se no meio deles. Disse: “A paz esteja convosco”.

20. Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, se alegraram por verem o Senhor.

21. Jesus disse, de novo: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou também eu vos envio”.

22. Então, soprou sobre eles e falou: “Recebei o Espírito Santo.

23. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, ficarão retidos”.

30. Jesus fez diante dos discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro.

31. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

“Que a graça de Deus o conduza e que a paz esteja em seu coração”, ensina Márcio Mendes
Foto: Maria Andreia/CN

Todo este mistério que estamos celebrando nesta semana, esta Semana Santa, todo o mistério que estamos celebrando é o mistério de Jesus Cristo.

Celebramos a vida que Jesus deu por nós, mas que também dá a nós. Eu e você podemos viver uma vida inteirinha nova. O Espírito Santo está conosco, Ele está sobre nós.

No momento em que o Espírito Santo de Deus repousa sobre os nossos corações, nossos olhos se abrem para compreender o mistério de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por força do Espírito Santo, Tomé veio a experimentar essa força de Deus que convence. Os olhos dele se abriram por graça de Deus.

Deus Pai quer derramar o Espírito Santo nos nossos corações, é Ele quem move os nossos corações e nossas vidas. Quando Jesus pregava era o Espírito Santo quem agia n’Ele. Antes de Sua morte o Espírito Santo O levou ao deserto para vencer a tentação, não para ser tentado.

O demônio lançou contra o Filho de Deus a sua tentação na cruz, mas está foi derrotada. Tudo que Jesus fez, o fez pelo poder do Espírito Santo, venceu o mal pelo poder do Espírito Santo.

O amor de Deus desperta dentro de nós forças que nós desconhecemos, acrescentando-nos também novas forças. Sem o Espírito Santo ninguém pode chamar a Deus de “Pai”. Sem o Paráclito ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, mas com o nosso Defensor e Advogado podemos entrar no mistério de Deus.

Nós O recebemos para viver a vida de Jesus, isto é, para atuar como Ele, para entrar no mistério de Deus. O que fazer para nos revestirmos desta força do Alto? O que podemos fazer para que essa força de ressurreição entre em nosso interior?

Para enfrentar a Semana Santa Jesus precisou passar pela agonia, nesse momento, Cristo rezou dizendo: “Meu Pai, se possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que Eu quero, mas sim o que Tu queres” (Mt, 26, 39b). Onde Jesus buscou forças para fazer a vontade de Deus e para apagar o mal? Se nós queremos que nossos olhos se abram não existe outro caminho que não seja a oração.

A Semana Santa é uma fonte de onde brota todas as coisas em que acreditamos; nesse período precisamos nos dedicar de forma especial à oração.

À medida que você se abre, Deus realiza em você a obra que Ele deseja conforme a figura do Seu Filho amado.

Jesus sabia quando rezar e quando se retirar. Depois dos seus 30 anos de idade o ofício do Senhor era ser Mestre, era realizar o trabalho de Seu Pai: “Eu ainda faço o trabalho de meu Pai”. Esse trabalho era curar os enfermos, salvar, libertar os que estavam sob o peso da opressão do demônio.

As multidões cercavam Jesus, por isso, por vezes, Ele se retirava para orar. É preciso que eu e você tenhamos um coração retirado, até a natureza se recolhe, pois ela sabe quando é tempo para isso, por isso nosso coração precisa ser recolhido, como fez Nossa Senhora com os apóstolos no cenáculo.

Nós só podemos compreender a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo se o Espírito Santo encher o nosso coração. Deus quer fazer com que penetremos no seu mistério, mas para isso é preciso que peçamos o Espírito Santo para encher o nosso coração.

Você quer viver esta Semana Santa de maneira diferente? Peça a Deus esta graça, peça ao Senhor que derrame o Seu Espírito sobre você, que encha o seu coração para que você a viva de modo diferente.

Onde vamos fazer isso? Se existe um momento em que Igreja nos pede que nos unamos aos irmãos em fraterna oração é nesta semana. Nas celebrações vamos entregar nosso coração em comunhão com os irmãos. Quando entramos em comunhão com o próximo, não somos nós apenas rezando, mas é a Igreja que reza conosco. Não basta a oração pessoal nesta semana, é hora de rezarmos juntos.

Agora é hora de dizer a Jesus: “Senhor, me ajude a viver esta tentação da acomodação, eu quero sair de mim, não quero permanecer parado, quero entrar na dinâmica do Espírito Santo. Eu quero viver esta Semana Santa de maneira participativa”. Quando rezarmos, Aquele, que multiplicou o pão, multiplica as nossas forças. Quando tiramos um tempo para nos consagramos à oração, maior é a eficácia. Quando começamos o nosso dia rezando ele rende muito mais.

Lutamos contra a mentalidade de um mundo ativista. Como posso me dedicar à oração se as pessoas precisam da minha mão-de-obra e do meu trabalho? No entanto, não adianta nada se não buscamos em Deus a orientação para isso.

Queremos, de fato, acertar no caminho que Deus desenhou para nós? Perguntemo-nos: “Eu abro mão da minha vontade para fazer a Tua, Senhor”. Que se faça a a vontade do Senhor em nossa vida! A primeira coisa que devemos fazer se quisermos ser cheios do Espírito Santo é nos dedicarmos à oração e ter um coração reto. É preciso pedir a Deus um coração honesto diante de Deus Pai e fazer as coisas por Ele e não pelos nossos interesses. Nós pensamos em agradar a Deus e Ele realiza o bem em nossa vida.

É preciso querer ter uma vontade reta, ter sinceridade diante de Deus, ter um desejo puro de se unir a Ele. Quando nos aproximamos do Senhor com o coração sincero a tentação foge de nós.

Semana Santa foi uma semana de muitas tentações para Jesus e para nós também, pois o maligno faz de tudo para nos distrair e nos desviar, mas pela oração nós experimentaremos a força de Deus, que nos põe de pé e ressuscita o coração.

Que a graça de Deus o conduza e que a paz esteja em seu coração!

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Assista à primeira parte do programa: