Sorrindo pra vida - 18/03/2013

Nunca se canse de pedir perdão a Deus

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 18 de março de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 15,11-32.

“Quando você se curva diante de Deus e se confessa, o Senhor lava sua alma por meio da bênção do padre”, afirma Alexandre.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Meus irmãos, essa é uma das passagens mais lindas da Sagrada Escritura. Nós estamos diante da parábola do filho pródigo, também conhecida como a parábola do pai misericordioso, porque a figura central dessa história é o pai que recebe de volta o seu filho.

Essa parábola tem um tema central: a alegria do reencontro. A alegria do céu diante do filho rebelde que se arrependeu e voltou para casa do pai.

O interessante é ver que, Jesus contava essa história aos fariseus, os quais ficavam indignados com o convívio do Senhor com os pecadores. Vendo que eles estavam inquietos, Jesus começa a contar a eles a parábola da ovelha perdida, depois a parábola da moeda e, por fim, a alegria do pai ao reencontrar seu filho que estava perdido.

Imaginem o que se passava na cabeça dos fariseus enquanto escutavam essa narrativa de Jesus. Naquele tempo, se um filho desonrasse sua família, era repreendido e castigado, porque a honra era uma coisa muito séria.

Na concepção dos fariseus e conforme o costume da época, o filho rebelde não merecia voltar para casa e, se voltasse, tinha de ser castigado. O pai deveria deixar seu filho no tempo, tomando sol e chuva por ter desonrado o nome do pai, e depois, o máximo que esse pai poderia fazer, era tratá-lo com indiferença, como se fosse um empregado.

Mas, Jesus surpreende a todos dizendo que o filho se arrepende e, no caminho de volta, seu pai lhe vê e sai correndo em sua direção. Isso era inadmissível para os fariseus, mas aquele pai, tomado de compaixão, sai correndo em direção ao seu filho para abraçá-lo.

Nessa reta final da Quaresma, ouça, escute os passos do Pai que vai ao seu encontro. Ele corre na sua direção para abraçá-lo.

Para você, que está em uma cama de hospital, está com depressão ou tem o coração apertado por uma notícia ruim ou que chora os seus pecados, arrependido, o Pai está indo ao seu encontro para abraçá-lo. E esse abraço maravilhoso acontece por iniciativa d’Ele. E quando você diz que não é digno de Seu perdão, o Senhor diz: “Tragam a melhor túnica para vestir meu filho e coloquem um anel no seu dedo e sandálias nos pés. Peguem o novilho gordo e o matem. Vamos fazer um banquete, porque este meu filho estava morto, mas tornou a viver; estava perdido e foi encontrado.”

São os presentes que Deus nos dá. A roupa e as sandálias são sinal de dignidade, liberdade e autoridade. Só o Senhor pode nos dar essa dignidade de filho novamente.

O abraço do Pai é para todos. Basta a sua decisão de voltar para a casa d’Ele. Arrependa-se! Há quanto tempo você não se confessa? Para que continuar como esse filho, matando sua fome com a comida dos porcos? Saiba que o pecado desse mundo não alimenta, e você que tem fome de amor, perdão e alegria. Venha matar sua fome na casa do Pai, volte para casa do Senhor.

Quando você se curva diante de Deus e se confessa, o Senhor lava sua alma por meio da bênção do padre. Com essa absolvição, você se reconcilia com Deus e com a Igreja. Você volta para a casa do Pai e uma grande festa acontece no céu. Você faz a alegria de Deus, o faz sorrir e vibrar com o seu retorno.

O filho mais velho, vendo tudo isso, enche-se de raiva: “Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua; e nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. Quando chegou esse teu filho, que devorou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho gordo!” E o pai responde: “Filho, você está sempre comigo, e tudo o que é meu é seu.”

Às vezes, nós voltamos para a casa do Pai cheios de rancor e sofremos por ver tantas pessoas ruins prosperarem, enquanto nós continuamos na luta e na dor, mas, a cruz de Jesus tem poucos amigos e nós temos a oportunidade de carregá-la tendo Deus ao nosso lado.

Peço a Deus que a conversão recaia sobre seu coração. Quero terminar com as palavras do Papa Francisco nesse domingo. Ele disse para não esquecermos que Deus nunca se cansa de nos perdoar, que somos nós que nos cansamos de pedir perdão. Então, não façamos isso, pois o Pai é amoroso e misericordioso, Ele nos perdoa sempre.

Se hoje você é o filho mais novo e decidiu confessar-se e voltar para casa, não se canse, receba o perdão do Pai. Agora, se você é o filho mais velho, que está sempre a serviço da Igreja e acha que Deus não escuta seu clamor, pare e escute o Pai que corre e diz: “Vem para a festa, o que é meu é seu.”

Não se canse de pedir perdão, porque o Pai sempre age com misericórdia. Há uma festa no céu, arrependa-se diante de Deus e receba o abraço de Jesus.

Que, hoje, o Espírito Santo visite a todos e que ninguém fique fora dessa festa, porque é a festa da misericórdia. Faz a sua Obra em nós, Senhor. Mata a nossa fome com a Sua misericórdia.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.