Sorrindo pra Vida - 04/03/2010

Nosso Senhor Jesus não é do tipo que abandona o barco

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 4 de março de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em Lucas 8,22-25.

Luzia Santiago e Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

As tempestades, tanto no mar quanto na nossa vida, costumam aparecer de repente, nós somos surpreendidos por elas. As tempestades são as lutas que nós travamos, são os nossos conflitos interiores, muitas vezes, somos visitados por uma enfermidade. Muitas vezes, essa tempestade é a perda de alguém muito querido. E quando ela chega nós somos pegos de surpresa e começamos a lutar com as nossas próprias forças, tentando em vão “tirar a água”, mas para cada balde que tiramos, os ventos sopram as ondas para dentro da nossa vida e vamos perdendo a nossa paz, e o nosso coração fica mais agitado do que mar encapelado pelo vento.

Nessas horas, nós perdemos a paz, as forças, as energias e a vontade de lutar e, muitas vezes, nos sentimos cansados e sozinhos. Você já se sentiu assim?

Nessas horas difíceis e de dor é difícil evitar perguntas como: “Senhor, não te importas que pereçamos?”. Não foi isso que os discípulos perguntaram a Jesus, que estava dormindo, enquanto tudo isso acontecia? O Senhor estava dormindo o sono dos inocentes, de quem estava em paz.

O nosso coração clama diante de Deus: “Senhor, eu preciso de uma resposta, eu preciso de alívio para a minha dor” e rezamos entre lágrimas, porque o perigo na nossa vida é real. Às vezes, o que pensávamos que fosse pequeno acabou desencadeando uma verdadeira tempestade e o que parecia um perigo pequeno vemos se tornou uma verdadeira tempestade.

Eles eram pescadores experientes, mas entraram em pânico, e aí perderam a noção de quem estava com eles no barco. Eu e você não podemos entrar em pânico, não podemos nos desesperar diante das situações e esquecer quem está conosco no barco.Quem está comigo e com você é Jesus! A tempestade pode até nos castigar, mas o Senhor está conosco. Então não se desespere, porque o medo nos paralisa.

O medo nos tira das nossas responsabilidades, nos paralisa, faz com que os problemas cresçam e nos torna impotentes diante de situações para as quais temos forças para vencer. E qual é o problema do medo? Ele perturba a nossa fé. O medo e a fé não combinam. Fé não é só acreditar, é sobretudo confiar.

Quando o medo acampa dentro de nós, nem rezar conseguimos. Deus entende o que está acontecendo conosco, mas nós precisamos da oração e não podemos entrar em pânico. Não consegue rezar bem quem perdeu a confiança. Pode ser que hoje ventos fortes estejam soprando sobre a sua vida: quanto maior a força do vento, tanto maior deve ser a nossa confiança. “Coloque a mão no balde e comece a tirar a água”, mas de nada isso vai adiantar se você não confiar em Deus.

Nosso Senhor não é do tipo que “abandona o barco”. Talvez você tenha encontrado muitas pessoas, no decorrer da sua história, que “saltaram fora [do barco]” da sua vida, que na hora dos problemas abandonaram o barco. Jesus não é do tipo que “abandona o barco”, Ele está com você, até você poder abandonar o barco da sua vida, mas não Ele, porque Ele será fiel a você até o fim.

A resposta de Deus para nós não está em abandonarmos a situação, mas enfrentá-las com confiança. Nós temos de enfrentá-las! Quando as enfrentamos com confiança, nós costumamos vencer, porque vamos criando o bom hábito de acreditar até o fim, e porque acreditamos o impossível se torna realidade. E porque nós persistimos, tesouros maravilhosos nos são dados. Porque no baú, na arca da perseverança, belos e grandes tesouros nos esperam! Só experimenta quem persevera e só persevera quem confia.

Enfrentar, com confiança, os problemas que se põem contra nós é fazer tudo como se tudo dependesse de nós, mas sabendo que depende de Deus. Precisa pegar o “balde”? Sim, mais do que nunca, mas a vitória não está na “água que você joga”, mas está no Senhor, que pode ordenar a tempestade: “Silencia!”.

Jesus é o Senhor e tudo está em Suas mãos!

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Célia Grego

.: Confira outros programas Sorrindo pra Vida

.: Saiba mais sobre o Sacramento da Confissão

.: A Penitência da Quaresma

.: Conheça o significado da Quaresma

.: Saiba mais sobre o missionário Márcio Mendes

.: Blog do Márcio Mendes

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Revista Canção Nova de Março de 2010

.: Adquira a coleção “Dons do Espírito” escrita por Márcio Mendes