Sorrindo pra Vida - 01/09/2014

Nossa felicidade está no cumprimento da vontade de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 1º de setembro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 8,1-4:
“Quando Jesus desceu da montanha, grandes multidões o seguiram. Nisso, um leproso se aproximou e caiu de joelhos diante dele, dizendo: ‘Senhor, se queres, tens o poder de purificar- me’. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: ‘Eu quero, fica purificado’. No mesmo instante, o homem ficou purificado da lepra. Então Jesus lhe disse: ‘Olha, não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferenda prescrita por Moisés; isso lhes servirá de testemunho’.”

“A indisposição interior nos deixa fracos e permite que a doença entre em nossa vida”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida

A lepra era uma doença que atingia não somente o corpo, como também a dignidade da pessoa. As pessoas leprosas, na época de Jesus, eram retiradas da cidade, vestiam-se com roupas próprias para leprosos, usavam um sino para sinalizar quando se aproximassem de outras pessoas, as quais começavam a gritar: “leproso”. Por essa razão essa doença atingia tanto o corpo como o coração desses enfermos.

Devemos aprender a levar, à presença de Jesus, tudo o que ultrapassa as nossas forças. Trazemos em nosso coração muitas doenças emocionais, que nos fazem viver uma vida amargurada. Também há, em nós, muitas doenças espirituais, que se alojam em nosso coração por intermédio de nossos pecados. A indisposição interior nos deixa fracos e permite que a doença entre em nossa vida.

A fé é depender unicamente de Deus. A busca por nossa cura em falsas religiões e superstições traz o mal para nossa vida. O único que tem poder de curar nosso físico e espírito é Jesus Cristo. O Senhor devolveu a dignidade para aquele leproso.

Na Palavra de Deus vemos que Jesus havia descido da montanha. Todas as vezes em que o Senhor subia a montanha o fazia para rezar. Subir a montanha é levar nosso coração para perto de Deus. Jesus buscava, na oração, viver a vontade de Seu Pai.

Por que nós rezamos? O sentido de rezar é o de irmos ao encontro da vontade de Deus, porque nela está a nossa felicidade. Deus Pai nos colocou neste mundo para os outros e para vivermos em comunhão com Ele. Ao rompermos essa comunhão transformamos nossa vida numa grande pobreza.

Todas as vezes em que Jesus subia a montanha, ao retornar Ele voltava cheio do poder de Deus. O que Cristo oferecia às pessoas não era apenas por ser Filho de Deus, mas por estar em comunhão com o Pai por meio da oração. Quando rezamos ficamos cheios da graça de Deus. Só quem é íntimo do Todo-poderoso consegue transmiti-Lo a quem precisa d’Ele. O que o leproso viu em Jesus? Ele encontrou no Senhor um homem cheio da graça de Deus! Ao cair de joelhos aos pés do Senhor Jesus, o leproso se rende a Ele. Tenhamos a coragem e a inteligência de depositar diante de Jesus as nossas lepras e tudo o que tem nos machucado e paralisado. A fé do leproso era tão grande que ele não escondeu suas misérias; ao contrário, ele as expôs diante do Senhor e de todos os que estavam com Ele.

Cansado de se esconder, o leproso expõe sua vida diante de Deus e dos homens e suplica: “Senhor, se queres tu podes purificar-me”. Ao dizer “Senhor”, ele reconhece que Jesus é o enviado de Deus e ali coloca sua vida sob o senhorio de Jesus, porque neste ato é como se ele afirmasse: “És dono da minha vida, tudo aquilo que me disser eu assim o farei”. O leproso estava disposto a fazer aquilo que Jesus mandasse. E nós, estamos dispostos a viver esse caminho de reparação e cura que o Senhor tem para nós? Aquele que quer a cura tem de estar disposto a obedecer ao Senhor e a viver Seus mandamentos.

Após reconhecer que Jesus era seu Senhor, o leproso passa a responsabilidade a Ele ao dizer: “se tu queres”. A maior “fraqueza” de Deus é o grande amor que Ele tem por nós, e o leproso mexeu no coração de Jesus e em Sua compaixão por nós, e nisso foi curado.

A fé é o elemento indispensável para a cura de qualquer pessoa. Muitos médicos têm afirmado que a fé tem sido a ferramenta para a cura. Jesus sempre se comove com nossas orações. Após a cura o Senhor pediu que o leproso curado se apresentasse aos sacerdotes, para que as pessoas vissem o que Deus havia feito e, assim, também O procurassem. Da mesma forma, ao nos encontrarmos com o sacerdote no sacramento da confissão, ao apresentarmos nossos pecados a ele, pelo poder que Deus conferiu a ele, somos curados de nossos pecados.

Que a Palavra de hoje nos conceda a graça da libertação. Levemos diante da presença do Senhor nossas enfermidades e aprendamos a deixar tudo aos pés do Senhor, pois Ele deseja nos ouvir e nos curar.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva