Sorrindo pra vida - 23/05/2014

Nossa dedicação a Deus nos cumula de bênçãos

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 23 de maio de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Romanos 14,5-13:

“É o amor de Deus que nos salva!”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Devemos agradecer a Deus por nossas diferenças, porque são elas que nos enriquecem. Sabemos que o diferente incomoda, pois nos tira de nossa zona de conforto. Diversas vezes, pensamos que quem concorda conosco é nosso amigo, mas aquele que não tem pensamentos comuns aos nossos é considerado inimigo. Com essa mentalidade, em vez de formar um grupos de amigos, nosso vínculo é chamado de “panelinha”, e estas não são consideradas amizades, mas grupos fechados em si mesmos.

Se apenas cultivarmos relacionamentos com amigos que pensem como nós, eles se tornarão pragas em vez de bênçãos, porque até os vícios e os costumes serão semelhantes aos nossos. Não podemos ser resistentes ao diferente, pois este nos torna pessoas mais ricas interior e exteriormente. Muitas pessoas consideram que todos os dias são iguais, pelo seu grau de importância, e todos esses dias ela decide ser de Deus.

Quando decidimos ser do Senhor, progredindo na santidade ou caindo no pecado, passando por alegrias ou tribulações, assumimos que somos pertença d’Ele. Quanto mais nos unirmos a Jesus e sentirmos o cuidado d’Ele por nós, mais cuidaremos de nossos irmãos, sem condená-los ou julgá-los, pois o certo ou o errado só quem pode decidir é Deus. Não devemos julgar o outro com a intenção de condená-lo.

Tomemos cuidado com as nossas atitudes, para que elas não sejam ocasião de escândalo ou motivo para que o outro desista de Deus. Quem quer viver pelo Espírito Santo deixa de viver para si e passa a viver para o Senhor e para o bem do outro. Conseguimos enxergar os erros das pessoas, quando elas estão vivendo fechadas em si, mas como é difícil enxergar isso em nós!

Se deixarmos de viver para nós, viveremos para Deus e por Ele. E como é suave conviver com uma pessoa que viver para Deus! Se passarmos a viver pelo Espírito Santo, viveremos dos sacramentos, dos carismas. Ao vivermos pelo Espírito, mesmo que caiamos, Deus suscitará, em nosso meio, pessoas que nos ajudarão a levantar. Quem vive em Jesus é cheio da presença de Deus, é diferente, pois seus pensamentos e sentimentos são de Jesus. Viver para o Senhor e viver d’Ele é colocá-Lo como o centro da nossa vida. Quando Jesus é o centro, o centro já não somos nós.

Uma pessoa que vive para Deus faz da sua fé um suporte que transforma a morte em vida eterna em Cristo. Quando, no nosso dia a dia, morremos para nossos sofrimentos, é para Jesus que nós morremos. A morte é a passagem de uma vida para outra, a passagem para a vida eterna. Quem crê em Jesus sabe que a morte é apenas uma passagem, pois nem ela pode nos separar do amor de Deus. O que nos separará do amor de Cristo? Somente nossas escolhas.

Como foi que Jesus Cristo nos conquistou? Morrendo por nós. Alguém já morreu por você? Você se imagina dando a sua vida por alguém que só fez maldades? Cristo não pensou nisso e morreu por nós. Se somos de Deus, temos de viver para Ele. Mas como viver para o Senhor? Em nosso corpo e em nossa mente. Lembre-se sempre e traga consigo esta certeza: “Meu corpo é santo, é templo de Deus; não o posso usar como ocasião de queda para mim nem para os outros”. Se percebermos que a maneira com que nos vestimos é tentação para o outro, por amor a Jesus precisamos mudar. Não podemos usar nossa beleza como um artifício de sedução, de tentação para as pessoas ao nosso redor.

Se não permitirmos que Deus nos encoraje, dia a dia, para o bem, se não nos animarmos pela força do Espírito Santo, a tentação certamente nos jogará no chão. Entregar o coração ao Senhor é entregar a Ele nossas vontades. Isso não significa que não podemos ter vontade? Podemos, sim, mas se experimentarmos esse amor de Jesus, a nossa vontade ficará tão pequena que começaremos a viver segundo a vontade de Deus.

Jesus deu Seu coração pelo nosso coração. É o amor de Deus que nos salva! Quando estávamos perdidos, Ele nos achou; quando ninguém se preocupava conosco, Ele olhou por nós e despertou em nosso coração o desejo de vivermos uma vida nova.

Cristo é o nosso Senhor, para nosso bem e nossa salvação. Quanto mais nos dedicarmos a Deus, mais Ele nos cumulará de bênçãos. Se cuidarmos das coisas de Deus, Ele cuidará das nossas coisas, pois deixaremos de viver uma vida mesquinha para viver a eternidade. Se olharmos somente para os nossos sofrimentos, não seguiremos em frente. Temos de olhar para a eternidade, pois, assim, nossos sofrimentos ficarão tão pequenos que não viveremos em função deles.

Viver para o Senhor é viver para a Igreja, sem julgar os outros. Viver para Deus é viver os sacramentos, é estar unido aos irmãos. Em todas as escolhas de nossa vida, digamos: “Eu quero Deus, eu quero viver para Ele!”.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva