Sorrindo pra vida - 28/11/2013

No momento da dor, reconforte-se em Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 28 de novembro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em I Samuel 30,1-8.

“No momento da dor, você precisa recorrer a Deus”, ressalta Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Vamos entender o que aconteceu. O profeta Davi estava sendo perseguido por Saul e teve de se manter distante; então, fez um amigo entre os filisteus e foi com ele até o acampamento deste.

Os filisteus eram inimigos dos israelitas e, quando Davi chegou lá, os príncipes dos filisteus ficaram irritados e falaram ao seu amigo: “Arranca daqui esse israelita, esse matador. Como você traz para cá esse homem?”. O amigo de Davi respondeu: “Saul persegue Davi, por isso ele está aqui”.

Os filisteus concluíram que Davi estava ali para entregar a cabeça deles como forma de reconciliar-se com Saul, por isso ordenaram que ele fosse embora. O amigo pediu para Davi sair, mas este disse: “Eu estou aqui de boa fé, vim por amizade”. O amigo filisteu lhe respondeu: “Eu sei, Davi, que você veio em paz. Por isso mesmo, peço que vá embora, enquanto você está em paz, porque não o querem aqui.”

Davi foi expulso, julgado e rejeitado, por isso voltou triste para sua casa. Quando chegou lá, viu que a cidade havia sido invadida e tinham levado tudo, inclusive suas mulheres e filhos como escravos. O profeta e seus companheiros ficaram surpresos e sofridos por verem que as pessoas que eles mais amavam haviam sido levadas e eles não estavam ali para defendê-las. Eles ficaram tão tristes que choraram até não terem mais lágrimas.

Foi então que a atitude os dividiu. Seus companheiros estavam tão tristes, que precisavam encontrar um culpado. Então, começaram a discutir a possibilidade de apedrejar Davi pelo acontecido. Como se não bastasse ter sido expulso do acampamento do seu amigo e perdido tudo, agora seus amigos, em quem mais confiava, discutiam se iam ou não matá-lo.

Diante da frustração, os companheiros de Davi não souberam lidar com os sentimentos e tentaram encontrar um culpado. Mas o profeta, em face da sua amargura, foi reconfortar-se no Senhor, buscar forças em Deus para recobrar o ânimo diante de um golpe tão doloroso.

No momento da dor, uma das maiores tentações que enfrentamos é o desejo de encontrar culpados. Situações de grande sofrimento e perdas agressivas nos jogam na tristeza e na amargura. Se não forem curadas em Deus, fazem-nos querer achar culpados, arrancam a nossa vontade de reagir e de viver. Por isso, na hora da dor, não podemos tomar decisões precipitadas, porque sempre vamos em direção ao erro.

Culpar a si ou aos outros por uma coisa que aconteceu na sua vida e entregar-se ao sofrimento não vai diminuir o problema e a dor que você está vivendo.

A dor e a perda deixam marcas muito profundas no coração de uma pessoa. Quem nunca ficou triste por se sentir sozinho, isolado, esquecido? Isso fica registrado na vida da pessoa e a magoa.

Quando um pai ou uma mãe sai de casa, o filho, às vezes, sente-se culpado pelo que aconteceu e leva, para o resto da sua vida, o medo de ser deixado.

Como lidar com esse medo das perdas, com o sofrimento? Só existem dois caminhos: você se entrega à dor, chora, acusa alguém e morre ou reconforta-se no Senhor, consulta-O e segue em frente.

No momento da dor, você precisa recorrer a Deus. Primeiro, buscar n’Ele as forças para se levantar. Segundo, perguntar o que você deve fazer para seguir em frente. Davi chorou, amargamente, até as suas lágrimas secarem; depois, buscou o Senhor para se reconfortar, mandou trazer as vestes sagradas para colocar-se na presença do Pai e perguntou o que deveria fazer. Deus lhe deu a resposta.

O Senhor nunca deixa de responder a qualquer pessoa na hora do sofrimento.

Se buscarmos em Deus a nossa força e pedirmos a Ele uma direção, Ele não só a concederá a nós como também nos protegerá até chegarmos ao nosso objetivo. Está na hora de recorrermos ao Altíssimo para recuperarmos nossas forças.

Vamos colocar nossa alma na presença de Deus e pedir que Ele nos abençoe com Seu Espírito, curando nosso coração. O Senhor é a nossa força e é a Ele que devemos recorrer para vencer as nossas dores.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.