Sorrindo pra vida - 04/06/2014

Ninguém foi feito para a solidão

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 4 de junho de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 22,39-46:

“O isolamento é a pior opção para quem está triste”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

A vida se torna pesada quando o coração está vazio de Deus. O vazio pode ser considerado leveza, mas, quando longe de Deus, é um fardo. Na Palavra de hoje, vemos a agonia de Jesus antes de viver a Sua Paixão. Cristo orou diante das tentações, e nos aconselha a fazer o mesmo quando estivermos passando também por esses momentos. Jesus, de joelhos, clamou a Deus que afastasse d’Ele o cálice, sendo este um dos momentos mais difíceis que Ele passou.

Quando o coração de Jesus ficou triste, deprimido e angustiado, Ele orou a Deus. Pensamos que Jesus, por ser Filho de Deus, não passaria sofrimento nenhum, mas Ele se fez Homem e, vivendo essa humanidade, dentro d’Ele gritou o ‘não’ à cruz e Ele clamou ao Pai.

Mesmo com o coração magoado e deprimido, Jesus aceitou a vontade do Senhor. Na hora da angústia, Deus ouviu o clamor de Seu Filho e enviou um anjo do céu para confortá-Lo. Diante do sofrimento e da angústia, Jesus precisou do auxílio de um anjo para reerguer-Se e ter forças para continuar. Em um determinado ponto de nossa vida, vamos precisar de ajuda, pois não há como trilharmos nossos caminhos sozinhos.

Precisamos, na nossa caminhada, de pessoas que nos acompanhem, que nos sustentem e nos apoiem na hora da fraqueza. A própria Palavra nos ensina que precisamos de alguém para nos ajudar. O mais interessante é que Jesus pediu ao Pai que afastasse d’Ele o cálice, mas Deus Lhe mandou o anjo. Isso também acontece conosco. Pedimos que o Senhor retire de nós a dor, a humilhação, os sofrimentos, porém Ele nos dá a força necessária para suportamos nossos problemas.

Deus mandou o anjo para consolar Jesus, porque Seus amigos estavam dormindo. Há momentos em que parece que todos os nossos amigos estão dormindo, e não veem os nossos problemas. Assim como os apóstolos, muitos não conseguem vigiar e caem num sono de profunda tristeza.

Quando estamos tristes, tentamos esconder nossas tristezas, mas Jesus nos ensina a expô-las aos nossos amigos. O consolo humano, no entanto, pode não suprir a nossa tristeza. Nessa hora, só Deus é a nossa força. Na hora do abatimento, trancamo-nos em nossa casa, isolamo-nos do mundo. Na verdade, o que precisamos fazer é exatamente o contrário, ou seja, temos de ficar próximos das pessoas.

Precisamos ter, em nossa vida, alguém com quem desabafar. Pode ser que, no passado, você tenha sofrido por confiar em alguém, mas você cresceu, amadureceu e sabe distinguir entre um bom e mau relacionamento, sabe quem escolher para abrir seu coração.

Se você não confia em ninguém para conversar, vá até um sacerdote e confesse, abra seu coração para ele, fale de suas angústias e de seus sofrimentos. Quando confessamos, existe sigilo entre a pessoa e o sacerdote. Quer alguém em que possa confiar? Reze e peça para Deus lhe mostrar quem será a pessoa que o ajudará com seus sofrimentos, com suas dores, que trará conforto à sua alma pelos simples fato de o ouvir.

Por que é importante desabafar? Porque 70% do nosso sofrimento vai embora quando falamos. Quando encontramos alguém que entende a complexidade dos nossos sofrimentos, encontramos conforto para o nosso coração. A tristeza e a depressão pode nos levar a não confiar nas pessoas, mas, no instante em que nos isolamos, agravamos ainda mais essa situação.

O isolamento é a pior opção para quem está triste. Quando você estiver triste e pedir a Deus que o livre do seu sofrer, lembre-se de que Jesus, ao ser ouvido por Deus, não lhe foi retirado o sofrimento, mas sim enviado um anjo para consolá-Lo. Deus disfarçou de amigos os anjos na sua vida.

Assim como Jesus, precisamos de momentos de intimidade com Deus e não de solidão. Não fomos criados para estar só, mas juntos, porque precisamos uns dos outros. Se está difícil sozinho, procure por alguém que seja de Deus.

Nesta manhã, pode ser que você não tenha nem forças para se levantar; então, recorra a Deus. Ele nos diz que precisamos de amigos. O Espírito Santo é o nosso grande amigo, por isso clamamos que Ele venha em nosso auxílio e revigore as nossas forças.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva