SORRINDO PRA VIDA - 26/12/2016

Natal é tempo de seguir em frente

Jesus nos mostra que não devemos julgar o outro, mas acreditar na sua capacidade de se recuperar e seguir em frente.

Márcio Mendes, na manhã desta segunda-feira, dia 26 de dezembro de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, medita sobre o Natal e a esperança de um recomeço.

A Palavra meditada está em: João 8, 3-11

E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.”

Natal é tempo de seguir em frente

Foto: Arquivo/cancaonova.com

O trecho que vamos partilhar hoje é tão rico que se toda a bíblia fosse apenas esse trecho, já seria o suficiente para encontrarmos a salvação. Porém, além dele, a palavra de Deus grita de todas as maneiras possíveis que Jesus veio para nos salvar, para nos dar o perdão.

Nos tempos atuais, muita gente busca em religiões uma maneira de castigar e julgar o outro, quanta gente usou da própria fé como um instrumento de julgamento de descriminação com o outro? Entretanto, quem somos nós para dizer quem é e quem não é de Deus? Até o próprio Jesus disse que ladrões e prostitutas entrarão primeiro no céu que muitos religiosos.

O Natal é o tempo de celebrar o nascimento de Jesus, mas também de celebrarmos o céu, pois nos enviou Jesus, o salvador. Em muitos momentos de nossa vida, nos colocamos aos pés de Jesus, principalmente quando não aguentamos mais e assim pedimos socorro. Porém, em outros momentos somos arrastados até os pés de Jesus, arrastados pelas tribulações, enfermidades, somos arrastados até mesmo debaixo de acusações pesadas e ameaças de morte, mas ali, na presença do Senhor nós vamos sempre encontrar o perdão e a paz, pois o dom precioso do Natal é a paz e Cristo é a nossa paz.

Quando essa mulher é arrastada aos pés de Jesus, ela encontra paz, paz em si mesma, pois Jesus olha para ela e diz que não a condena, pede a ela para que não venha mais a pecar e deixa seguir em frente, em paz.

É preciso que entendamos que Deus não enviou seu filho amado para solucionar problemas, ou para nos fazer romper com o pecado. Jesus é enviado de forma especial para trazer vida, para dar a você nesse momento uma vida nova, pois o natal não é só o nascimento, pois Jesus nasceu, foi crucificado e ressuscitou. Natal não é aniversário, mas sim uma vida nova que acontece para todos nós, é nesse momento que Jesus nos traz uma nova chance, como ele trouxe a essa mulher.

Porém, só existe algo que nos impede de encontrar a salvação, essa vida nova, e é a falta de perdão. Jesus nos ensina que não devemos julgar para que não sejamos julgados, pois não é nosso papel julgar o próximo, nem a nós mesmos. O que realmente devemos buscar é o Pedrão, pois quando nós temos perdão e misericórdia, receberemos também de Deus, perdão e misericórdia.

Aqueles homens, ao levar a mulher até Jesus, não estavam interessados em que se fizesse cumprir a lei de Moises, mas queria também colocar Jesus em uma situação complicada. Ao ser questionado, eles colocam para Jesus duas opções, ou ele permite que a mulher seja apedrejada, fazendo cumprir a lei e assim indo contra a mensagem de paz e vida que vinha pregando aos povos, ou ele impede o apedrejamento mas vai contra a própria lei de Moises. Mas, Ele da aos homens a melhor resposta quando se é colocado em uma situação complicada, Jesus responde com o silêncio, pois existem perguntas que não merecem resposta, pois o objetivo daqueles homens não era uma solução mas sim causar mais desavença, assim o silêncio é a melhor resposta.

Quando estamos convencidos de que cometemos um erro, devemos ir até a pessoa que magoamos e pedir perdão, é algo justo, rever toda a situação e aprender com o erro, aprender também que jamais devemos agir com violência e se algum dia vierem com violência para cima de você, se ocupe de paz e tranqüilidade, pois a violência nada mais é que a falta de fé e de razão.

Jesus não acusou aquela mulher quando colocada diante dele, ele apenas acreditou nela, mas não em algo que ela disse, acreditou em uma vida nova. Ele acredita em você mesmo quando você não acredita, mesmo sendo infiel, o Senhor nos devolve toda a dignidade perdida, Ele nos da aquilo que foi perdido mesmo quando nos sentimos a pior das criaturas.

Natal é tempo de recomeçar, é tempo de se recuperar, se levantar e tomar as rédeas de nossa vida e fazer dela uma vida nova, pois para Jesus ninguém é causa perdida, e saiba, se você se sente culpado ou perdido, é para você que Jesus veio e se faz presente.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Lucas Mendes 

Saiba como ajudar a Canção Nova